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Lavratti.com Comércio eletrônico a)Logística tradicional e comércio eletrônico; b)Conhecimento humano e conhecimento artificial; c)Tipos de logística para.

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1 lavratti.com Comércio eletrônico a)Logística tradicional e comércio eletrônico; b)Conhecimento humano e conhecimento artificial; c)Tipos de logística para o comércio eletrônico; d)Terceirização no comércio eletrônico; e)Estudos de caso.

2 lavratti.com Slide 2/42 Comércio eletrônico Logística tradicional e comércio eletrônico

3 lavratti.com Slide 3/42 Comércio eletrônico Conhecimento humano e conhecimento artificial

4 lavratti.com Slide 4/42 Comércio eletrônico Tipos de soluções logísticas para o comércio eletrônico a)Apenas internet - Pure-Play In-House; b)Terceirizadas – Outsourced; c)Entrega direta – Drop-ship; d)Internet e lojas – Click-and-mortar; e)Processamento local – Local fulfillment; f)Processamento na loja – In-store fulfillment; g)Quiosque de vendas – Kiosk order.

5 lavratti.com Slide 5/42 Comércio eletrônico Apenas internet - Pure-Play In-House O que é:Os produtos são adquiridos dos fornecedores, passam por um centro de distribuição e então são enviados aos consumidores. Vantagens:Proporciona um grande índice de controle sobre todas as operações. Chances reduzidas de alterações nos pedidos (backorders). Desvantagens:Exige conhecimento, trabalho, instalações e equipamentos e sistemas específicos. Geralmente se trabalha com somente um centro de distribuição, impossibilitando as entregas no mesmo dia e tornando as entregas no dia seguinte mais caras. Exemplo:www.SmarterKids.com com um centro de distribuição de m 2. Submarino.com.br em um depósito de 8.000m 2 e 12 Km de comprimento disponibiliza produtos.

6 lavratti.com Slide 6/42 Comércio eletrônico Apenas internet - Pure-Play In-House

7 lavratti.com Slide 7/42 Comércio eletrônico Apenas internet - Pure-Play In-House

8 lavratti.com Slide 8/42 Comércio eletrônico Terceirizadas - Outsourced O que é:Empresas terceirizadas que prestam todo o serviço de gestão dos materiais: retiram os produtos das prateleiras, embalam, entregam ao transportador e ainda se comunicam com os consumidores. Vantagens:Quando a empresa não tem tamanho suficiente para operar um centro de distribuição. Utiliza instalações de terceiros dispersas pelo país inteiro. É possível aproveitar-se das economias de escala de empresas de Logística. Maior concentração nas atividades principais. Desvantagens:Só vale a pena se a empresa tiver mais dinheiro do que tempo. Muitas empresas não estão preparadas para trabalhar em períodos com picos de demanda. Exemplo:Gap, Office Depot, Target, Borders Provedor:amazon.com

9 lavratti.com Slide 9/42 Comércio eletrônico Terceirizadas - Outsourced

10 lavratti.com Slide 10/42 Comércio eletrônico Terceirizadas - Outsourced

11 lavratti.com Slide 11/42 Comércio eletrônico Terceirizadas - Outsourced

12 lavratti.com Slide 12/42 Comércio eletrônico Entrega direta – Drop-ship O que é:O fornecedor envia os produtos diretamente aos consumidores do vendedor, com a embalagem do vendedor. Vantagens:Não há custos relativos à Logística. Desvantagens:Pouco ou até mesmo nenhum controle sobre as operações de embalagem e envio. Os fornecedores nem sempre aceitam o uso de embalagens diferenciadas. Exemplo:CDNow.com Provedor:netship.com, dotcomdist.com, amazon.com

13 lavratti.com Slide 13/42 Comércio eletrônico Entrega direta – Drop-ship

14 lavratti.com Slide 14/42 Comércio eletrônico Internet e lojas – Click-and-mortar O que é:Empresas que vendem tradicionalmente utilizam suas estruturas para comercializar produtos também pela Internet. Vantagens:Experiência de anos nas vendas tradicional pode ser transferida. Desvantagens:Muitas vezes as empresas não têm a estrutura adequada para atender a pequenos pedidos. Exemplo:nordstrom.com, saksfifthavenue.com, sears.com, barnesandnoble.com

15 lavratti.com Slide 15/42 Comércio eletrônico Internet e lojas – Click-and-mortar

16 lavratti.com Slide 16/42 Comércio eletrônico Internet e lojas – Click-and-mortar

17 lavratti.com Slide 17/42 Comércio eletrônico Internet e lojas – Click-and-mortar

18 lavratti.com Slide 18/42 Comércio eletrônico Processamento local – Local fulfillment O que é:Empresas estimulam seus clientes a comprar pela Internet e buscar nas suas lojas físicas. Vantagens:Custo de entrega reduzido. Facilidade para o cliente devolver produtos. Pouco contato com vendedores. Desvantagens:Falta de produto para ser entregue. Tratamento inadequado ao comprador on line. Exemplo:Toys R Us Provedor:Amazon

19 lavratti.com Slide 19/42 Comércio eletrônico Processamento local – Local fulfillment

20 lavratti.com Slide 20/42 Comércio eletrônico Processamento na loja – In-store fulfillment O que é:As compras feitas pela Internet são atendidas através das lojas da rede ao invés de um centro de distribuição Vantagens:Redução de custos de transporte e estoque. Aumento da velocidade de atendimento. Fácil de implementar. Desvantagens:Aumento nos custos de embalagem e picking. Exemplo:Supermercados Provedor:symbol.com

21 lavratti.com Slide 21/42 Comércio eletrônico Processamento na loja – In-store fulfillment

22 lavratti.com Slide 22/42 Comércio eletrônico Processamento na loja – In-store fulfillment

23 lavratti.com Slide 23/42 Comércio eletrônico Processamento na loja – In-store fulfillment Symbol CS2000: Equipamento usado para encontrar o itens nas lojas e montar o pedido para o cliente.

24 lavratti.com Slide 24/42 Comércio eletrônico Quiosque de vendas – Kiosk order O que é:Os clientes podem utilizar quiosques dentro das lojas para efetuar as compras. Vantagens:Pagamento em dinheiro. Retirada feita em outra visita à loja. Conveniente para quem não dispõe de computador ligado à rede. Interação com funcionários da loja Uma gama maior de produtos pode ser apanhada próximo de casa. Desvantagens: Exemplo:rei.com possui 160 quiosques em suas 60 lojas para ajudas na comercialização de bluelight.com (Kmart) Provedor:kiosk.com, dell.com

25 lavratti.com Slide 25/42 Comércio eletrônico Quiosque de vendas – Kiosk order

26 lavratti.com Slide 26/42 Comércio eletrônico Loja de testes – Click-to-bricks O que é:O cliente escolhe os produtos pela Internet e descobre qual loja os tem disponíveis e onde. Algumas Pure-Play também oferecem lojas físicas exclusivamente para test drive. Vantagens:Ao efetuar a busca o cliente já sabe se o produto está em estoque nas lojas. Alguns clientes gostam de tocar nos produtos antes de comprar. Desvantagens:Instalação de sistemas de vendas físicas com controle de estoques e ponto de venda integrados com as vendas pela Internet. Frustração do cliente se algo der errado na loja. Exemplo:food.com, circuitcity.com, webhealthcenter.com,apple.com

27 lavratti.com Slide 27/42 Comércio eletrônico Loja de testes – Click-to-bricks

28 lavratti.com Slide 28/42 Comércio eletrônico Terceirização A favor: a)Velocidade no lançamento do site; b)Rápido crescimento; c)Foco; d)Baixos custos; e)Maior tempo para atender o cliente; f)Aproveitamento das capacidades dos parceiros. Contra: a)Nem todos os parceiros logísticos estão preparados para trabalhar com e-Commerce; b)Os parceiros não fazem os investimentos adequados; c)Falta de estrutura de TI para prestar os serviços; d)Pouca visibilidade de toda a cadeia de distribuição física.

29 lavratti.com Slide 29/42 Comércio eletrônico Terceirização destinos 220 países escritórios e postos de atendimento 140 países como despachante aduaneiro 250 aeronaves

30 lavratti.com Slide 30/42 Comércio eletrônico Terceirização 215 países atendidos 5.3 milhões de entregas por dia veículos terrestres 638 aeronaves: 43 Airbus A s 51 Airbus A /300s 10 ATR 42s 25 Boeing s 94 Boeing s 45 Boeing DC10-10s 17 Boeing DC10-30s 22 Boeing MD10-10s 5 Boeing MD10-30s 42 Boeing MD11s 10 Cessna 208As 247 Cessna 208Bs 27 Fokker F-27s

31 lavratti.com Slide 31/42 Comércio eletrônico TNT 200 países atendidos 3.7 milhões de entregas por dia veículos terrestres 61 aeronaves 6.3 milhões de m 2 em depósitos

32 lavratti.com Slide 32/42 Comércio eletrônico United parcel Service - UPS 200 países atendidos 13.3 milhões de entregas de pacotes e documentos por dia veículos terrestres 265 aeronaves próprias: DC DC AirbusA300F4-622R - 30 MD aeronaves agregadas 115 milhões de consultas diárias ao site

33 lavratti.com Slide 33/42 Comércio eletrônico Correios 34 milhões de correspondências diárias veículos rodoviários motocicletas bicicletas

34 lavratti.com Slide 34/42 Comércio eletrônico Sedex a)Sedex: Serviço de encomenda expressa de âmbito nacional. É utilizado para o envio de encomendas e documentos urgentes. Até 30 Kg; b)Sedex 10: É o Serviço de Encomenda Expressa com garantia de entrega até às 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem; c)Sedex Hoje: É a modalidade super urgente do SEDEX: Você posta até às 12:00 horas e os Correios efetuam a entrega no mesmo dia. Até 5 Kg; d)Sedex Vip: É a modalidade de encomenda expressa prestada entre as seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Permite a entrega de objetos entre as capitais citadas, no mesmo dia de postagem.

35 lavratti.com Slide 35/42 Comércio eletrônico e-Sedex Toda a eficiência, rapidez e segurança do SEDEX, agora também na velocidade da Internet. Através dele, as empresas de comércio eletrônico podem contar com serviços sob medida para suas necessidades.

36 lavratti.com Slide 36/42 Comércio eletrônico e-Sedex CARACTERÍSTICASBENEFÍCIOS - Preços exclusivos para o comércio eletrônico.- Redução do custo da remessa - Maior competitividade nos preços de venda dos produtos - Entrega até o dia seguinte ou no mesmo dia de acordo com a modalidade do serviço: Standard - entrega no dia seguinte Prioritário - entrega no mesmo dia (para objetos coletados até 12:00h) Express - entrega no mesmo dia (para objeto coletado até 17:00h) - Rapidez e segurança na entrega - Cumprimento dos prazos - Alternativas de prazos de acordo com a necessidade de cada cliente - Coleta domiciliária gratuita programada e não programada. - Isenção do custo adicional de coleta - Flexibilidade na coleta das remessas - Rapidez no atendimento ao cliente final - Entrega porta a porta: entregas de segunda a sábado, de manhã, à tarde e inclusive à noite, em três tentativas de entrega, até duas no mesmo dia. - Amplia as opções de horários de entrega - Reduz as devoluções por motivo de ausência - Agilidade no atendimento ao cliente final

37 lavratti.com Slide 37/42 Comércio eletrônico e-Sedex CARACTERÍSTICASBENEFÍCIOS - Entrega vertical: efetuada no domicílio do destinatário, inclusive em prédios comerciais e residenciais - Comodidade para o cliente final - Segurança na entrega - Confirmação da entrega garantida - Aviso de não entrega: após a segunda tentativa de entrega o remetente é contactado sobre a não entrega e a possibilidade de devolução, reendereçamento, ou nova tentativa de entrega. - Redirecionamento para efetivação da entrega - Controle e acompanhamento das remessas não entregues - Rastreamento (tracking and tracing) informações on-line para acompanhamento das remessas via Internet. - Acompanhamento da entrega - Maior rapidez no tempo de resposta às demandas de informações - Acompanhamento pela Internet - Seguro automático: até o valor de R$ 100,00 por encomenda podendo ser ampliado com a declaração de valor. - Indenização em casos de extravios ou danos - segurança - Valor declarado: seguro com cobertura acima do valor do seguro automático de R$ 100,00, equivalente à 0,3% do que exceder a R$ 100,00 no valor da mercadoria expressa na nota fiscal. - Ampliação da cobertura do seguro - indenização em casos de extravios ou danos no valor da mercadoria

38 lavratti.com Slide 38/42 Comércio eletrônico e-Sedex CARACTERÍSTICASBENEFÍCIOS - Logística reversa: postagem de devolução ou troca com coleta domiciliária. - Oferece ao cliente final a opção de devolução ou troca de mercadorias - Maior comodidade para o cliente final - Atendimento ao Código de Defesa do Consumidor - Agendamento de entrega- Entrega em datas especiais - Comodidade para o cliente final - Garantia de entrega em data combinada - Possibilita programação da preparação das remessas - Possibilita antecipação de receita - Pagamento na entrega (cash on delivery)- Agrega uma opção a mais para pagamento - Permite o recebimento do valor da mercadoria no ato da entrega - Facilidades para o cliente final, que efetua o pagamento em seu próprio domicílio - Faturamento mensal- Possibilita a programação financeira - Permite conceder prazos de pagamento para o cliente final

39 lavratti.com Slide 39/42 Comércio eletrônico Sistema de localização de material A Figleaves da Inglaterra melhorou sua forma de separar pedidos pela Internet sem alterar seu CD. O WMS organiza 24 pedidos dentro de um só carrinho. O operador obedece a sequência que é a mais curta dentro do depósito. São 3 caixas com 8 compartimentos cada uma. O display e o scanner auxiliam na localização dos produtos. As embalagens ficam prontas automaticamente. São itens diferentes. De um total de entregas mensais, o erro é menor do que 0,1%. Isso graças ao RFID – Identificação por radiofrequência.

40 lavratti.com Slide 40/42 Comércio eletrônico Sistema de localização de material O tempo de retirada ficou 70% mais rápido O tempo de empacotamento foi reduzido para 40%

41 lavratti.com Slide 41/42 Comércio eletrônico Sistema de localização de material Itautec – vendas pela Internet São montados 500 computadores diariamente Cerca de 100 modelos diferentes disponíveis Built-to-Order – Fabricados somente depois de confirmado o pedido A separação das peças era manual, agora é Pick-to-Light Pegar uma peça levava 1 minuto, agora são 20 segundos A velocidade da esteira é regulável: trabalham de 2 até 5 pessoas As falhas baixaram de 0,5% a 1,0% para 0,01%

42 lavratti.com Slide 42/42 Comércio eletrônico Etapas do processamento de venda e entrega


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