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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Continuação Modelagem Orientada a Objetos Técnico Subsequente.

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1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Continuação Modelagem Orientada a Objetos Técnico Subsequente

2 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ROTEIRO Técnico Subsequente Conceitos: Eventos Mensagens Estados Encapsulamento Herança Polimorfismo

3 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína RELEMBRANDO... Técnico Subsequente  Objeto?  Classe?  Atributo?  Método?

4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Objeto Um objeto pode ser real ou abstrato. Os objetos possuem informações (contém dados) e desempenham ações (possuem funcionalidade). Exemplo:  Uma fatura;  Uma organização;  Um vôo de avião;  Uma pessoa;  Um lugar.

5 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Classes Uma classe é uma implementação de um tipo de objeto. As classes de programação são projetos de um objeto, aonde têm características e comportamentos, ou seja, permite armazenar propriedades e métodos dentro dela.

6 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Atributos da Classe Atributos identificam características da classe, ou seja, “o que a classe tem”, por exemplo, todo animal possui uma idade e peso. São os elementos que definem a estrutura de uma classe, ou seja suas características. Idade e Peso são atributos da classe Animal public $valor1; public $valor2;

7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Métodos da Classe Métodos são as ações que a classe será capaz de realizar, podemos relacionar os métodos ao “o que o objeto da classe pode fazer”. Por exemplo, um animal pode andar, grunir, etc... Os métodos determinam o comportamento dos objetos de uma classe. Os métodos são similares às funções e procedures do universo da programação estruturada. Registrar() e Matricular() são métodos da classe function registrar(){ echo 'Soma:'.$this- >valor1 += $this->valor2. " "; }

8 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Eventos ou gatilhos Eventos causam mudança no estado dos objetos. Disparando mensagens entre os objetos. Técnico Subsequente

9 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Exemplos de Eventos na computação Técnico Subsequente Evento que muda o status do skype de online para ausente após 5 minutos sem usá-lo... Evento que muda a proteção de tela do computador após 5 segundos parado...

10 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Mensagens Mecanismo de invocação de uma operação. É a forma de conseguir executar um método; Um evento ao ser disparado, envia uma mensagem a uma operação do objeto. Técnico Subsequente Evento Abrir

11 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Exemplos de Mensagens na computação Técnico Subsequente Objeto A – Cliente Cadastrado Objeto B – Representação de uma nota fiscal

12 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Estados É a forma com que um objeto de uma classe se encontra em um determinado momento. Estado Fechado  Estado Aberto Exemplo: Estado Pendente, matriculado, aprovado, reprovado. Técnico Subsequente

13 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Exercícios em sala Qual o conceito de orientação a objeto você aplicaria para esta imagem, onde tem uma pessoa parada e depois passou a caminhar? a)Mensagem; b)Evento; c)Objeto; d)Estado; Técnico Subsequente

14 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Herança Uma das características mais poderosas e importantes da Orientação a Objetos; Permite o reaproveitamento de atributos e de métodos otimizando, assim, o tempo de construção do código; Trabalha com os conceitos de superclasse e subclasse: Superclasse – também chamada de “classe mãe”, possui classes derivadas dela que são chamadas de subclasses; Subclasse – também chamada de “classe filha”, herda os métodos e os atributos da sua “classe mãe”. Técnico Subsequente

15 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Exemplo de Herança Técnico Subsequente Utilizando a herança, em vez de criamos uma estrutura totalmente nova (uma classe), podemos reaproveitar uma estrutura já existente que nos forneça uma base abstrata para desenvolvimento provendo recursos básicos e comuns.

16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Encapsulamento Técnico Subsequente É um mecanismo que provê proteção de acesso aos membros internos de um objeto. Lembre-se que uma classe possui responsabilidade sobre os atributos que contém. Dessa forma, existem certas propriedades de uma classe que devem ser tratadas exclusivamente por métodos dela mesma, que são implementações projetadas para manipular essas propriedades sobre eles.

17 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Exemplo Classe Funcionário Privado Pública Protegido

18 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Visibilidades Public: Qualquer classe e qualquer arquivo tem acesso a membros(atributos). No exemplo, dois objetos são criados, alterando suas propriedades à vontade, as quais poderiam ser alteradas por métodos internos e por classes descendentes também.

19 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Visibilidades Private: somente podem ser acessados dentro da própria classe em que foram declarados.

20 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Visibilidades Protected: somente podem ser acessados dentro da própria classe em que foram declarados atraves de herança.

21 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Polimorfismo Seu conceito está associado ao de Herança; Trabalha com a redeclaração de métodos previamente herdados por uma classe; Os métodos, apesar de semelhantes, diferem de alguma forma da implementação utilizada na superclasse. Assim, é necessário a implementação na subclasse: Técnico Subsequente

22 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Atividade em sala Observando as imagens abaixo, qual classe é possível abstrair? a.Engenheiro; b.Profissão; c.Esporte; d.Paciente; Técnico Subsequente

23 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Atividade em sala Qual(is) classe(s) você consegue abstrair observando a imagem abaixo? Técnico Subsequente

24 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA SILVA, Ricardo P. e. UML 2 em modelagem orientada a objetos. Florianópolis, SC: Visual Books, 2007. 232p. Técnico Subsequente


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