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GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 04, 12/11/2004 > Multimédia: conceitos fundamentais.

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1 GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 04, 12/11/2004 > Multimédia: conceitos fundamentais ESTAL, Nuno Correia

2 GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Multimédia:conceitos e plataformas [1/5] Multimédia: conceitos e plataformas [1/5] Segundo Nicholas Negroponte, fundador do Media Lab do MIT (em 1983, p. 189) e um dos impulsionadores do uso do termo, multimédia é a mistura de áudio, vídeo e dados (Negroponte 1996, p. 18). Bob Hughes define Mutimédia como sendo a integração de texto, gráficos e som numa aplicação informática (Hughes, p. 69). De acordo com Tony Feldman, citado por England e Finney (1999, p. 1), multimédia é a integração escorreita de texto, som e imagens de todo o tipo, em conjunto com software de controlo, num ambiente de informação digital. Todas estas definições apontam para a interligação de diferentes média com um controle informático.

3 GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Multimédia:conceitos e plataformas [2/5] Multimédia: conceitos e plataformas [2/5] Uma das principais características do multimédia é a interactividade, característica que lhe é conferida pela sua componente de tecnologia informática e reforçada pela progressiva digitalização dos média e dos seus canais de difusão. De acordo com Negroponte, A interactividade é implícita em todo o multimédia. Se a experiência pretendida fosse passiva, então televisão e cinema com legendas caberiam na definição de vídeo, áudio e texto combinados. Produtos multimédia incluem televisão interactiva e computadores com capacidades vídeo. A diferença entre os dois é pequena e está a diminuir (Negroponte 1996, p. 70).

4 GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Multimédia:conceitos e plataformas [3/5] Multimédia: conceitos e plataformas [3/5] Recentemente, tem vindo a ser utilizada a sigla TMT, qual significa Telecomunicações, Media e Tecnologias de Informação (Ribeiro 2002), para descrever um conjunto de actividades associadas a estes três sectores. Certamente que o multimédia será uma dessas actividades, mas o conceito TMT é muito mais vasto do que multimédia – engloba a totalidade de actividades destes sectores, podendo ser considerada como a adição do sector dos Média ao sector das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Poder-se-ia, por outro lado, dizer que a intersecção do sector dos Média com o sector das TIC resultaria no Multimédia Online e que a intersecção dos Média com as TI (Tecnologias de Informação) resultaria no Multimédia Offline.

5 GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Multimédia:conceitos e plataformas [4/5] Multimédia: conceitos e plataformas [4/5] Em termos de conteúdos multimédia online, o principal meio de difusão tem sido a Internet. No entanto, outras tecnologias emergentes estão ou estarão aptas a difundir conteúdos multimédia. Destas, destacam-se três – o UMTS (Universal Mobile Telecommunications System, a terceira geração de comunicações móveis), a TDI (Televisão Digital Interactiva) e a TDT (Televisão Digital Terrestre) – pela largura de banda que oferecem e pela elevada taxa de penetração das plataformas que irão servir (telemóveis e televisão, respectivamente). No que respeita a conteúdos multimédia offline, o formato dominante de difusão tem sido o CD-ROM (Read-Only Memory), começando actualmente a afirmar-se o formato DVD- ROM (DVD-Digital Versatile Disk).

6 GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Multimédia:conceitos e plataformas [5/5] Multimédia: conceitos e plataformas [5/5] Em termos de plataformas para acesso a conteúdos multimédia, estas são tão variadas quanto as diferentes possíveis combinações de ecrãs (e meios de output de som) com microchips e interfaces com o utilizador (geralmente botões ou ecrãs tácteis): desde as mais usuais, como o computador, o telemóvel (os conteúdos multimédia para telemóveis começaram a surgir a partir da actual geração GPRS, a geração 2.5), a televisão, complementada pelas capacidades interactivas fornecidas por uma set top box ou consola de jogos, e o quiosque multimédia informativo/publicitário; até novas plataformas como os PDA (Personal Digital Assistants), computadores de bordo de automóveis e até relógios de pulso espertos.


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