A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição para o dia 4 de janeiro de 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição para o dia 4 de janeiro de 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Lição para o dia 4 de janeiro de 2009
O DOM PROFÉTICO E A IGREJA REMANESCENT DE DEUS Lição para o dia 4 de janeiro de 2009

2 Esta semana estudaremos a visão de Apocalipse 12 e sua relação com a igreja remanescente.
Para isso devemos interpretar e esclarecer os símbolos desta visão (a mulher, o dragão, o filho varão etc.)

3 O capítulo se divide como veremos em três partes bem diferenciadas:
Primeira parte: os versículos 1-6 descrevem a visão da mulher que dá a luz ao filho varão e é atacada pelo dragão. Segunda parte: Os versículos 7-14 descrevem os mesmos eventos, centrando-se especialmente na ação do dragão. Esta parte acaba com o mesmo período profético que a primeira. Apêndice: os versículos vão mais além das duas partes, descrevem a ação do dragão depois dos dias ou tempo e tempos e a metade de um tempo. Aparece o remanescente.

4 PRIMEIRA PARTE SEGUNDA PARTE APÊNDICE
Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida de sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormento para dar a luz. Viu-se. Também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua acuda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E os eu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias (vs. 1-6). Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos; todavia.não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar. Pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. E quando viu o dragão que havia sido arrojado á terra, perseguiu a mulher que havia dado a luz a um filho varão. E foi dado a mulher duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente. (vs. 7-14) APÊNDICE Então, a serpente arrojou de sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus (Apocalipse 12: 15-17)

5 OS SÍMBOLOS DA VISÃO A mulher
É a IGREJA DE DEUS composta por verdadeiros cristãos nas diversas etapas de sua história (Isaías, 54: 5-6; II Coríntios, 11: 2) Está vestida de sol, que é Cristo (Malaquías, 4: 2; Apocalipse, 1: 16) Leva um diadema de vitória (Apocalipse, 2: 10) Tem doze estrelas que podem representar tanto ao povo de deus no Antigo Pacto (as 12 tribos) como no Novo (os 12 apóstolos)

6 OS SÍMBOLOS DA VISÃO A mulher
No verso 1 representa ao povo de Deus que esperava ansioso a vinda do messias, com seus pés cimentados sobre o sistema de sacrifícios do Santuário que era sombra e reflexo da obra de Cristo, assim como a lua reflete a luz do sol (Hebreus, 8: 5) Nos versos 6 e 14 representa a igreja perseguida.

7 OS SÍMBOLOS DA VISÃO O filho varão
Evidentemente, é Jesus o Messias prometido, que subiu aos céus (vs 5) e foi glorificado (vs 10)

8 OS SÍMBOLOS DA VISÃO O dragão
Como se explica no próprio capítulo, foi Satanás (vs. 9) que arrastou a terceira parte dos anjos em sua rebelião (vs. 4), que foi expulso do céu (vs. 8) e, depois da glorificação de Cristo, foi exilado definitivamente na terra (vs )

9 OS SÍMBOLOS DA VISÃO O deserto e a água
A água representa “povos, multidões, nações e línguas” (Apocalipse, 17: 15) e uma inundação de águas representa uma invasão de gente (Daniel, 9: 26) Satanás “inundou” a igreja verdadeira com gente não convertida, corrompendo e provocando uma perseguição contra os que abraçavama  verdade. Os verdadeiros cristãos tiveram que esconder-se no deserto (lugares com pouca gente), como ocorreu com os Valdenses e a outros grupos de cristãos.

10 UNAMOS AS DAUS PARTES 1 Há uma guerra no céu de onde foram expulsos Satanás e seus anjos. “A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas de céu, as quais lançou para a terra” (vs. 4) “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles” (vs. 7-8)

11 UNAMOS AS DAUS PARTES 2 Jesus nasce no seio da igreja e é arrebatado por Deus ao céu, onde é glorificado. Nesse momento, Satanás é exilado definitivamente a Terra e já não tem o acesso ao céu que tinha antes (Jó, 1: 6) “E o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar a luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono” (vs. 4-5) “E foi  expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos,  o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.  Por isso. Festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (vs. 9-10, 12)

12 UNAMOS AS DAUS PARTES 3 Satanás tenta destruir a igreja de Deus por um período de anos. O deserto ajudou a mulher. “E a mulher, porém fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que a sustentasse durante mil duzentos e sessenta dias” (vs. 6) “E quando viu o dragão que havia sido arrojado á terra, perseguiu a mulher que havia dado a luz a um filho varão. E foi dado a mulher duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente” (vs )

13 OS 1.260 DIAS Mil duzentos sessenta dias:
Este período de perseguição aparece em Daniel e Apocalipse com distintas expressões: Mil duzentos sessenta dias: Apocalipse, 11: 3; Apocalipse, 12: 6. Tempo, tempos, e a metade de um tempo: Daniel, 7: 25; Daniel, 12: 7; Apocalipse, 12: 14. Quarenta e dois meses: Apocalipse, 11: 2; Apocalipse, 13: 5.

14 OS 1.260 DIAS 3½ anos = 42 meses = 1.260 dias/anos
Já que são períodos proféticos, devemos aplicar a contagem profética: Um dia = 1 ano (Números, 14: 34; Ezequiel, 4: 6) Um mês = 30 dias = 30 anos Um ano = 360 dias = 360 anos Mil duzentos sessenta dias  anos 1.260 dias = anos Tempo, tempos, y a metade de um tempo  anos ½ = 3 ½ tempos = 3 ½ anos Tempo = ano, do aramaico ‘iddan, cuja versão dos LXX traduz diretamente como ano (Daniel, 4: 16) Tempos = 2 anos. A palavra em aramaico para “tempos” significa “dois tempos”. 3 ½ anos x 360 dias = dias = anos Quarenta e dois meses  anos 42 meses x 30 dias = dias = anos 3½ anos = 42 meses = dias/anos

15 OS DIAS Ano 538 Ano 1798 Período de dominação da Igreja apóstata que perseguiu duramente a todo aquele que se opunha a seus ensinos, usando para isso o poder civil.

16 APÉNDICE: EL REMANESCENTE
“Então, a serpente arrojou de sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Apocalipse, 12: 15-17) APÉNDICE: EL REMANESCENTE

17 APÉNDICE: EL REMANESCENTE
A mulher (A igreja de Deus) é ajudada pela terra (no deserto) que impediu que a torrente de falsos cristãos e a perseguição a destruísse. Isto ocorreu apartir de 1620 quando os “Pais Pioneiros” chegaram a América  no navio Mayflower onde puderam adorar a Deus em liberdade de consciência em um novo mundo. APÉNDICE: EL REMANESCENTE

18 APÉNDICE: EL REMANESCENTE
Assim, 178 anos antes de cumprir-se o fim da perseguição, esta foi cortada. “A perseguição contra a igreja não continuou durante todos os 1260 anos. Deus, usando de misericórdia com o seu povo, cortou o tempo de tão terríveis provas. Ao predizer a “grande tribulação” que havia de vim sobre a igreja, o Salvador havia dito: “Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma alma se salvaria, mas por causa dos escolhidos, aqueles dias foram abreviados." (S. Mateus 24: 22). Devido a influência dos acontecimentos relacionados com a Reforma, as perseguições cessaram antes do ano 1798” E.G.W. (O Conflito dos Séculos, cap. 16, pg )

19 APÉNDICE: EL REMANESCENTE Surgem a partir de 1798.
Satanás manifesta sua ira contra uma parte da igreja de Deus: “o resto da descendência da mulher” (vs. 17) Quem são? Que características têm? APÉNDICE: EL REMANESCENTE Surgem a partir de 1798. Na “terra” que ajudou a mulher: América. Guardam os mandamentos de Deus. Têm o testemunho de Jesus Cristo que “é o espírito de profecia” (Apocalipse, 19: 10)

20 APÉNDICE: EL REMANESCENTE
1 A Igreja Adventista aparece na história na primeira metade do século XIX, poucos anos depois de 1798. 2 A Igreja Adventista nasce em Norte América , desde onde se estende a todo o mundo. 3 A Igreja Adventista ensina  a guardar todos os mandamentos da lei de Deus. 4 A igreja Adventista reconhece o dom de profecia na irmã Ellen G. White. Igualmente, reconhece que há de manifestar um amplo dom de profecia no seio da igreja como um dos sinais do tempo do fim (Joel, 2: 28)

21 “O povo remanescente de Deus, os que se destacam diante do mundo como reformadores, devem demonstrar que a lei de Deus é o fundamento de toda reforma permanente, e que o sábado do quarto mandamento deve substituir como monumento da criação uma lembrança constante do poder de Deus. Com argumentos claros devem apresentar a necessidade de obedecer todos os preceitos do Decálogo. Constrangidos pelo amor de Cristo, cooperarão com Ele para a edificação dos ligares desérticos. Serão reparadores de brechas, restauradores de lugares para habitar” E.G.W. (Conflito e Valor, 20 de Setembro)

22


Carregar ppt "Lição para o dia 4 de janeiro de 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google