A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha. Agrupamento Escolas Visconde de Juromenha E.B.2-3 Visconde de Juromenha E.B.1 J.I. Tapada das Mercês E.B.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha. Agrupamento Escolas Visconde de Juromenha E.B.2-3 Visconde de Juromenha E.B.1 J.I. Tapada das Mercês E.B.1."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha

2 Agrupamento Escolas Visconde de Juromenha E.B.2-3 Visconde de Juromenha E.B.1 J.I. Tapada das Mercês E.B.1 J.I. Tapada das Mercês nº2

3 1ºCiclo E.B.1 J.I. Tapada das Mercês 21 Turmas 461 Alunos 6 Professores no P.N.E.P. E.B.1 J.I. Tapada das Mercês nº2 17 Turmas 360 Alunos 2 Professores no P.N.E.P.

4 P.N.E.P. no Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha 8 Turmas (4 do 4ºano e 4 do 3ºano ) 80 Alunos do 3ºano 85 Alunos do 4ºano

5 Texto Descritivo No texto descritivo apresenta-se algo ou alguém, num primeiro momento, seguindo-se a descrição pormenorizada do que anteriormente se apresentou. Para fechar o texto, inclui-se um comentário final que pode assumir a forma de uma opinião ou comentário. Quando se descrevem cenários, os marcadores espaciais são importantes para a organização do texto pois ajudam a localizar os elementos no espaço e também uns relativamente aos outros. Seja qual for o objecto da descrição os adjectivos constituem-se como um recurso linguístico indispensável neste tipo de texto para uma adequada caracterização dos diferentes elementos a descrever. Maria Encarnação Silva in Desenvolver Competências em Língua Portuguesa

6 Texto Descritivo – Um percurso de escrita 1. Leitura de vários textos envolvendo descrições 2. Reflexão e análise orientada para compreender a forma como o texto está organizado (a sua superestrutura) 3. Construir uma referência Bilhete de Identidade do Texto a ser mobilizada nas situações de produção textual

7 Texto Descritivo – Um percurso de escrita(Continuação) 4. Produção textual 5. Revisão e aperfeiçoamento de texto 6. Ateliê de escrita 7. Edição e divulgação dos produtos

8 A Quinta Era uma quinta toda cercada de muros. Tinha arvoredos maravilhosos e antigos, lagos, fontes, jardins, pomares, bosques, campos e um grande parque seguido por um pinhal que avançava quase até ao mar. A quinta ficava nos arredores de uma cidade. O seu pesado portão era de ferro forjado pintado de verde. Quem entrava via logo uma grande casa rodeada por tílias altíssimas cujas folhas, dum lados verdes e do outro quase brancas, palpitavam na brisa. Sophia Mello de Breyner AndresenSophia Mello de Breyner Andresen- A Floresta, Figueirinhas Sophia Mello de Breyner Andresen Descrição da paisagem

9 O Ribeiro Mas o sítio preferido do rapaz era o ribeiro. O ribeiro era um braço do rio que passava lá ao longe, na aldeia, e de repente se separava dele e serpenteava pelo meio dos campos, entre os arrozais e os campos de milho do Verão, até voltar a encontrar-se outra vez com o rio principal, já depois de passada a casa. O ribeiro fazia uma curva e depois mergulhava numa pequena cascata de pedras, antes de se alargar e formar um lago, mesmo em frente da casa. O chão era de areia e pequenas pedras, que se chamam seixos, e a água era transparente e óptima para beber. Miguel de Sousa Tavares - O Segredo do Rio, Relógio de Água Descrição da paisagem

10 O Jardim Havia um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos. Havia nele roseirais, jardins de buxo e pomares. E ruas muito compridas, entre muros de camélias talhadas. E havia nele uma estufa cheia de avencas onde cresciam plantas extraordinárias que tinham, atada ao pé, uma placa de metal onde o seu nome estava escrito em latim. E havia um grande parque com plátanos altíssimos, lagos, grutas e morangos selvagens. E havia um campo com trigo e papoilas, e um pinhal onde entre mimosas e pinheiros cresciam urzes e fetos. Ora num dos jardins de buxo havia um canteiro com gladíolos. Os gladíolos são flores muito mundanas. E aqueles gladíolos achavam que o lugar mais chique do jardim era esse jardim de buxo onde eles moravam... Sophia Mello de Breyner AndresenSophia Mello de Breyner AndresenO Rapaz de Bronze, Figueirinhas Sophia Mello de Breyner Andresen Descrição da paisagem

11 A mesa de Natal Joana deu uma volta à roda da mesa. Os copos já lá estavam, tão frios e luminosos que pareciam vindos do interior de uma fonte de montanha do que do fundo de um armário. As velas estavam acesas e a sua luz atravessava o cristal. Em cima da mesa havia coisas maravilhosas e extraordinárias: bolas de vidro, pinhas douradas e aquela planta que tem folhas com picos e bolas encarnadas. Era uma festa. Era o Natal. Sophia Mello de Breyner AndresenSophia Mello de Breyner Andresen- A Noite de Natal, Figueirinhas Sophia Mello de Breyner Andresen Descrição

12 Textos Descritivos Nome _______________________________ Data ___/___/___ DescriçãoA QuintaO ribeiroO JardimA Mesa de Natal Nomes Cor Forma Tamanho Adjectivos Comparações Sentidos Como começa e acaba

13 Menina do Mar Data: ____/____/____ Onde se desenrola a acção Na Praia No Fundo do mar NomesAdjectivosNomesAdjectivos

14 Descrição de Paisagens Do todo para a parte Do geral para o particular Da esquerda para a direita Do longe para o perto… Cor (azul, verde…) Forma (redonda, quadrada, comprida, estreita, curta…) Tamanho (grande, pequeno, alto baixo…) Aspecto (agradável, desagradável…) Sensações (alegria, tristeza, bem-estar, calma…) Sentidos (visão, audição, cheiro, gosto, tacto) Comparações Muitos adjectivos

15 Descrição de Paisagens Quando descreveres uma imagem não te esqueças de: Começar o texto dizendo o que representa globalmente a imagem. Descrever os elementos. Localizar os diferentes elementos da imagem. Para isso podes usar as expressões: à esquerda de, à direita de, à frente de, atrás de, em cima de, em baixo de, … pelo meio de… entre… junto de… ao longe… Acaba sempre o texto com uma opinião pessoal.

16 Nome: ____________________________ Data:___/___/___ Observa esta imagem com muita atenção. Descreve a imagem. Não te esqueças de: Começar o texto dizendo o que representa globalmente a imagem. Descrever os elementos. Localizar os diferentes elementos da imagem. Para isso podes usar as expressões: à esquerda de, à direita de, à frente de, atrás de, em cima de, em baixo de, dentro de, fora de, ao longe, ao perto de … Acaba com uma opinião pessoal

17

18 Menina do Mar Data: ____/____/____ Caracterização das personagens Menino Menina do Mar Caranguejo Polvo Peixe Raia Grande Gaivota Golfinho

19 D. Florinda Tem setenta anos a D. Florinda. E num dia de cada mês há correspondência na sua caixa de correio. - Vem na hora certa - diz a D. Florinda, sorrindo para o gato que anda sempre atrás dela. D. Florinda veste roupa nova, penteia melhor o cabelo ralo, branco e curto. Calça os sapatos de pano e borracha, fecha a porta com muito cuidado, e mete a chave num saco bastante coçado. Truc, truc, truc... lá vai ela muito direita. Já vai ela a caminho do banco. Quando entra, entrega a carta ao empregado, e diz baixinho: - É a minha reforma! Recebe o dinheiro e, truc, truc, truc... lá vai ela muito direita. Lá vai ela a caminho da livraria Zé. Depois de entrar percorre as estantes com o olhar. Demora-se, indecisa na escolha. E acaba por descobrir o livro, que paga e manda embrulhar. Outra vez na rua, truc, truc, truc... lá vai ela a caminho da casa onde mora o Rodrigo, seu neto. Toca·à campainha, aparece o Rodrigo, e ela estende o embrulho e diz: -É para ti, rapaz. Mais um livro para a tua biblioteca! António Mota - Segredos

20 Procura na sopa de letras palavras para completares as frases que descrevem as características físicas da avó Florinda: D. Florinda tem _________anos e vestia uma roupa ________. O seu cabelo já era ________ e _________. Calça sapatos de ________ e ___________. O seu saco era bastante ___________. Truc..truc...truc... lá vai ela muito ___________. DE IS GCN R CD IBREAO O EOI GOETNÇV FÇR CRIEILA OAE BRANCOE RDI FACTIVI MOT LCMAVBT AEA OHRINPA NOW NATOCUR T OZ Com os grafemas da palavra reforma pode-se inventar mais palavras, experimenta REFORMA ROMA, ______________, ____________________, ______________, ______________, ________________. Características Físicas

21 Características Psicológicas Completa as frases de acordo com o texto e completa o quadro com as características psicológicas da D. Florinda:... diz D. Florinda, ________ para o gato... D. Florinda era ________________...fecha a porta com muito _________,... D. Florinda era _________________ mete a chave no _________D. Florinda era _________________..Truc…truc…truc…lá vai ela muito ____________... D. Florinda tinha uma boa __________________...entrega a carta ao empregado, e diz _____________... D. Florinda era __________________...Depois de entrar, __________ as estantes com o olhar. D. Florinda era ______________ Demora-se __________na escolha. D. Florinda estava ___________________ E acaba por ____________ o livro livro. D. Florinda era ___________________________

22 Retrato da D.Florinda Vamos caracterizar a D. Florinda! Características Físicas Características Psicológicas

23 Retrato A GRALHA E OS PAVÕES Era uma gralha muito orgulhosa e vaidosa que, como estava descontente com a vida, apanhou umas penas de pavão que tinham caído no chão. Espetou-as no meio das suas próprias penas e foi ter com os pavões. Mas, em breve, as penas começaram a cair, e os pavões atacaram-na com os seus bicos aguçados. Muito triste a gralha procurou as suas antigas companheiras, desejosa de tornar a viver com elas. Mas as outras gralhas, lembrando-se do modo como ela se comportara, ignoraram- na. - Amiga – disseram-lhe - podias ter ficado connosco e estar contente, mas prefe­riste trocar-nos por uma companhia mais brilhante. Nessa altura não precisaste de nós, agora somos nós que não precisamos de ti. Fábula de Esopo Desenha a gralha com as penas de pavão! EB1/ JI Tapada das Mercês Nº2 Nome:_________________________________________

24 vaidosa fingida Amiga solidária insatisfeita dedicada bonita alegre triste Simples contente boa descontente orgulhosa Já leste o texto com muita atenção responde agora às perguntas: 1 – Escreve o nome dos animais de que fala o Texto. __________________________________________________ 2 – O que fez a gralha com as penas de pavão ? ___________________________________________________ 3 – Por que motivo teria ela feito isso? Assinala a resposta que te parece correcta; Porque as penas eram suas. Porque as penas eram brilhantes e bonitas. Porque a gralha vaidosa estava descontente com a vida. 4 – Vamos caracterizar psicologicamente a gralha: ( Escolhe os adjectivos que achares mais adequados e regista-os )

25 5 – O que aconteceu à gralha quando as penas de pavão começaram a cair? 6 – O que fez a gralha quando se sentiu atacada? 7 – As outras gralhas compreenderam-na e aceitaram-na? (Assinala a resposta que te parece mais correcta) Sim e até fizeram uma grande festa e convidaram os pavões. Não, as outras gralhas fugiram com medo dela. Sim, aceitaram-na embora zangadas. Não, as outras gralhas ignoraram-na e rejeitaram-na por ela as ter trocado por outras companheiras. 8 – Assinala a frase que te parece mostrar a conclusão desta fábula: É sempre bom sermos orgulhosos e vaidosos. O orgulho, a vaidade e o querermos parecer aquilo que não somos só nos prejudica.

26 O pavão é bonito, vistoso, colorido, imponente, majestoso, deslumbrante e grandioso. O Pavão Tem penas azuis, verdes, cor de laranja e pretas, muito compridas. Tem um bico aguçado e um pescoço emproado. Emite sons para cortejar a fêmea.

27 As penas de pavão são muito coloridas e desenhadas. Parece que têm um olho escuro a observar-nos. As penas do pavão chamam a atenção! O Pavão

28 A gralha é um pássaro simples, pequeno, com penas pretas e brancas e um pequeno bico. Emite sons desagradáveis e ruidosos frequentemente. A Gralha É um pássaro pouco vistoso, só com duas cores, passa despercebido e facilmente se confunde com a paisagem.

29 Características psicológicas

30 Alana e a Lontra Lutra

31 Junto ao lago, alguém a observava. Era a lontra Lutra, que, seguida das suas duas crias, se preparava para se recolher na sua toca. Lutra tinha o pêlo espesso e macio, castanho-escuro com uma mancha mais clara na zona do ventre. As patas eram curtas e os dedos estavam unidos por uma membrana. A cauda afunilava até à ponta.

32 Alana sabia que a membrana dos dedos a fazia nadar com mais rapidez e que a cauda a impulsionava para a frente quando ela se movimentava na água. Lutra era uma excelente nadadora!

33 A lontra tem um pescoço reduzido, largo, uns olhos pequenos e vivos ladeados por duas pequenas orelhas. O focinho apresenta longos pêlos. A cauda é longa, espessa sendo achatada na base e a afunilar suavemente até à ponta, ajudando-a quando se movimenta dentro de água. As patas são curtas e vigorosas, com cinco dedos unidos O pêlo é de cor castanha escura em quase todo o corpo, à excepção da região do ventre, que é mais clara. Possui por vezes uma mancha clara (creme ou mesmo branca), por debaixo do queixo e que se pode estender até à garganta. A pelagem, espessa e sedosa, é constituída por duas camadas de pêlos. Vive na margem dos rios e alimenta-se, sobretudo de peixe, embora também possa consumir anfíbios, répteis, aves aquáticas, mamíferos, insectos e crustáceos A Lontra

34 Características físicas e psicológicas

35 Descobrir um personagem a partir das características físicas e psicológicas Palhaço NarigãoPalhaço NarizéPalhaço NarizotePalhaço Narigudo Olá amiguinhos, sei que vêem quatro palhaços bem catitas de grande nariz bem vermelho... mas agora só vos vou falar de mim: Na cabeça tenho um chapéu todo em tons de azul e com uma bela flor vermelha. Para não ter frio e estar todo a condizer, por cima da camisola da mesma cor da aba do chapéu, vesti um casaco azul. O meu casaco, que é bonito, elegante e fino, aperta com dois botões amarelos de cada lado. As minhas calças, grandes e largas, têm um padrão em xadrez roxo e amarelo escuro. E para não destoar, calço uns sapatos belos, compridos e azuis escuros. Sou muito gentil, simpático, alegre e endiabrado. Também tenho alguns defeitos, sou preguiçoso, não gosto de me levantar cedo, refilão e muito falador. Só me calo quando me berram aos ouvidos. Sou tão sedutor que até levo para a minha amada um lindo ramo de flores cor-de-rosa, amarelo e roxo. Quem sou eu? Sou o Palhaço _______________! Nome_________Data___/___/___

36 Descobrir um personagem a partir das características físicas e psicológicas (continuação)

37 Suportes para o retrato orientado de um animal Cor do pêlo: Escuro Claro Castanho Preto Branco e preto Amarelo e castanho Cinzento Cor do focinho: Preto Castanho Branco Características do pêlo: Macio Fofo Rígido Mole Encaracolado Características do focinho: Redondo Comprido Achatado Curto

38 Suportes para o retrato orientado de um animal (Continuação) Características das orelhas: Compridas Bicudas Caídas Redondas Espetadas Grandes Pequenas Cor dos olhos: Azuis Verdes Pretos Vermelhos Castanhos Características das patas: Cinco dedos Compridas Curtas Gordas Magras Fortes Características dos olhos: Pequenos Grandes Redondos Oblíquos

39 Comportamento: Selvagem Doméstico Esperto Rápido Carinhoso Lento Feroz Veloz Amável Manso Vagaroso Suportes para o retrato orientado de um animal (Continuação)

40 Produção escrita – O meu animal preferido/Melhoramento de texto

41 Retrato Orientado A partir das características Físicas e psicológicas apresentadas escolhe aquelas que achas que estão de acordo com o teu amigo(a) e descreve-o (a). Características Físicas Cabeça achatada grande pequena ____________ Testa Alta Baixa Lisa Enrugada _________ Cabelos farto penteados ralo ondulados castanho curtos louros encaracolados pretos compridos __________ Rosto branco redondo pálido oval anguloso ________ Nariz Curto Comprido Delgado arrebitado Achatado Abatatado ________ Aspecto da pele morena pálida sardento Bronzeado ____________ Olhos azuis Pequenos Brilhantes pretos Grandes Expressivos castanhos Redondos Vivos verdes Rasgados ___________ negros

42 Retrato Orientado Sorriso meigo rasgada doce aberto malicioso _________ Boca pequena rasgada grande ________ Lábios finos carnudos vermelhos grossos ___________ Corpo Alto Baixo Gordo Magro ________ Pernas Gordas Magras Esguias Curtas Compridas ________ Braços Compridos Musculados Finos Gordos _________ Características Psicológicas Trabalhador amigo Falador estudioso Calado preguiçoso Brincalhão bondoso Tímido amável Extrovertido observador Introvertido cauteloso ___________ __________

43 Ateliê de escrita

44 Ateliê de escrita (continuação) Nos envelopes de cores vais encontrar animais que pertenceram à Arca de Não É mas que não chegaram a ser descritos no livro. Vais olhar bem para eles e vais descrever esses animais como se fosses tu o autor do livro. Nos envelopes de cores vais encontrar animais que pertenceram à Arca de Não É mas que não chegaram a ser descritos no livro. Vais olhar bem para eles e vais descrever esses animais como se fosses tu o autor do livro. Agora que já ouviste a história da Arca de Não É, vais criar o teu animal que podia ter existido. Tiras um envelope branco, com os dois animais que lá estão e transforma-o. Não te esqueças de lhe dar um nome, descrevê-lo fisicamente, o que come, onde vive e mais alguma coisa que consideres importante nós sabermos. Agora que já ouviste a história da Arca de Não É, vais criar o teu animal que podia ter existido. Tiras um envelope branco, com os dois animais que lá estão e transforma-o. Não te esqueças de lhe dar um nome, descrevê-lo fisicamente, o que come, onde vive e mais alguma coisa que consideres importante nós sabermos.

45 Ateliê de escrita (Continuação) Agora que já ouviste a história da Arca de Não É, vais criar o teu animal que podia ter existido. Tiras um envelope branco, com os dois animais que lá estão e transforma-o. Não te esqueças de lhe dar um nome, descrevê-lo fisicamente, o que come, onde vive e mais alguma coisa que consideres importante nós sabermos _____________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ______________________________________________________ Nome______________________________Data___/___/___

46 O Tucovaca O tucovaca tem aspecto de vaca e de tucano. Este animal é : cor -de- laranja e preto no bico, branco no pesco ç o, azul nos olhos e preto e branco no resto do corpo. É gordo e forte, por isso s ó consegue voar três metros de cada vez. O tucovaca é muito invejado pelos tucanos porque d á leite. Quando se zanga canta e muge toda a noite. Descansa quase todo o dia porque é dorminhoco e pregui ç oso. O tucovaca passa metade do tempo,durante o dia, nas á rvores e a outra metade no campo a comer. Ele come erva fresquinha do campo arrancando-a com o seu bico e bebe á gua do rio enchendo o seu bico de á gua e inclinando a cabe ç a para cima. Os pastores costumam tirar-lhe o leite mas ele não deixa e voa para as á rvores mas à s vezes ele é muito pesado, cai e os pastores apanham-no e tiram-lhe o leite, que é muito famoso. O leite do tucovaca é famoso em todo o mundo para fazer produtos de beleza. João Francisco e do Andr é O Tucovaca

47

48 Responsáveis por este trabalho Responsáveis por este trabalho: Anabela Filipe Correia Ana Maria de Figueiredo Alves Augusta Andrade Cristina Maria Maia Lurdes Cara dAnjo Maria José Furtado Maria José Santos Manuela Afonso Manuela Andrade


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha. Agrupamento Escolas Visconde de Juromenha E.B.2-3 Visconde de Juromenha E.B.1 J.I. Tapada das Mercês E.B.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google