A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!. Esta história passou-se há muitos anos: No tempo em que uma menina ajuizada não namorava sem a licença do papá...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!. Esta história passou-se há muitos anos: No tempo em que uma menina ajuizada não namorava sem a licença do papá..."— Transcrição da apresentação:

1 Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!

2 Esta história passou-se há muitos anos: No tempo em que uma menina ajuizada não namorava sem a licença do papá... Vamos começar: A história da família Pontuação

3 E ra uma vez Uma menina muito ajuizada que se chamava Menina Vírgula. A Menina Vírgula gostava de passear, devagarinho, e... Parar de vez em quando (- para ver as montras...).

4 Ora um dia, num dos seus passeios, apareceu uma cavalheiro, muito simpático e elegante no seu chapéu de côco. O seu nome era Ponto- e-Vírgula. Sempre que a Menina Vírgula parava, ele parava também, tirava o chapéu e ficava a olhá-la demoradamente.

5 Foi numa dessas pausas que acabou por meter conversa e......(imaginem só!) pedir ali mesmo a mão da Menina Vírgula! Claro que esta disse logo: «Não resolvo nada sem primeiro falar com o meu pai, o Sr.Travessão».

6 O pai da Menina Vírgula era um senhor muito respeitável e, como guarda que era do «Jardim das Palavras», fez uma cara de poucos amigos.

7 No entanto, quando ouviu o nome do cavalheiro disse: - Ponto-e-Vírgula? É como se chama? Hum... Bem... Parece que foi feito para a minha filha! Realmente deve ser o marido ideal para ela!

8 ... E de facto, o Sr. Ponto-e-Vírgula acabou mesmo por casar com a, agora, Srª. D. Vírgula.

9 Tiveram então o seu primeiro filho, um menino rabino e muito curioso. - Imaginem que tinha o hábito de se pôr de pernas para o ar, para espreitar o que estava por baixo dos móveis. E então, puseram-lhe o nome de Ponto-de- Interrogação.

10 O segundo filho, tal como o primeiro, tinha um nome bastante aristocrático! Chamava-se Ponto-de- Exclamação! Era muito mais sossegado que o seu irmão e ficava tão admirado com as coisas que o irmão fazia, que levava o dia a soltar «ohs» e «ahs» de espanto.

11 E foi então que a D.Vírgula deu à luz um lindo par de gémeos. Andavam sempre a lutar um contra o outro (-ambos queriam sempre ficar por cima!...) mas eram tão cómicos que toda a gente partilhava da mesma opinião: «Aquilo são mesmo Dois-Pontos...».

12 Mas, a D.Vírgula estava a ficar cansada com a turbulência dos seus rapazes: «Se tivesse ao menos uma rapariga, sempre poderia ajudar-me na lida da casa...»

13 E, se bem o pensou, melhor o conseguiu. Teve logo três gémeas de uma vez. Eram iguais como gotinhas de água, e muito sossegadinhas! Como não se distinguiam umas das outras, receberam o nome de «Manas Reticências»

14 Como eram tímidas, e um pouco indecisas, só sabiam andar juntas. Mas, toda a gente gostava delas e, quando partiam, não eram facilmente esquecidas: deixavam sempre um rasto na memória de todos...

15 Foi então que o Sr. Ponto-e-Vírgula disse para a mulher: «Com a vida sempre a subir -(pois já naquele tempo ela subia!)- não se podem ter muitos filhos. Agora, ponto final!».

16 E foi assim que nasceu o menino mais novo, o último da família pontuação, o Ponto Final ! Este menino recebeu tanto mimo dos pais e dos irmãos mais velhos, que se tornou um pouco antipático, guloso (sempre a comer guloseimas), tornou-se redondo que nem uma bola, e um pouco egoísta.

17 Assim, no meio dos amigos acabava sempre por ficar sozinho: os outros afastavam-se. -Pena que uma família tão simpática tenha educado tão mal o seu último filho! Mas enfim... Nós não temos nada com isso. E também não queremos ser más- línguas... Portanto, ponto final no assunto!

18 ... A família pontuação, é muito grande, não acharam?? Mas, mesmo assim, ainda faltam dois sinais, que são as Aspas e os Parêntesis. Estes dois sinais servem para tu, nesta história, leres as frases ditas pela simpática família e para acrescentar uma informação/comentário que aches necessário.

19 ... Vamos fazer uma síntese das funções de cada sinal: O ponto final serve para acabar uma frase; A vírgula faz uma pequena pausa na leitura; O ponto de interrogação acaba uma pergunta; O ponto de exclamação exprime uma admiração ou uma ordem; S í n t e s e

20 Os dois pontos indicam uma fala, uma explicação; As reticências indicam que a frase foi interrompida; O ponto-e-vírgula indica uma pausa um pouco maior que na vírgula; O travessão indica a fala das personagens; Os parêntesis servem para separar palavras que não pertencem ao discurso; As aspas servem para indicar a transcrição de um texto ou de uma fala de personagens

21 F I M Espero que tenham gostado. Até à próxima !!!


Carregar ppt "Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!. Esta história passou-se há muitos anos: No tempo em que uma menina ajuizada não namorava sem a licença do papá..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google