A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VÍRGULA Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VÍRGULA Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno."— Transcrição da apresentação:

1 A VÍRGULA Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno

2 COORDENAR

3 ORAÇÕES COORDENADAS: verbos e mais verbos! Olhou as árvores, não viu as folhagens. Apita o árbitro, abrem-se as cortinas, começa o espetáculo. Saia, deixe-me em paz! Seu pai esteve aqui, deixou um abraço para você.

4 ORAÇÕES COORDENADAS: verbos e conjunções

5 ADITIVAS Quando a conjunção e e o nem vierem, várias vezes, repetidos, constituindo aquilo que, em figura de linguagem, chama-se polissíndeto: Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! Ela não era bela, nem elegante, nem culta.

6 CONJUNÇÃO E" 1. Quando as orações ligadas pela conjunção e tiverem os sujeitos diferentes: O menino não se mexeu, e Paulo desejou matá-lo. À noite não acabava, e às vezes a miséria se reproduzia. 2. Quando se deseja como recurso estilístico, realçar a oração iniciada pela conjunção e, ocasião em que a pausa é mais forte: Deitara-se cedo, e sonhou. Em todo caso repugnava-lhe a idéia de recuar, e foi andando.

7 A CONJUNÇÃO E" Usa-se a vírgula para separar orações coordenadas (aditivas) iniciadas pela conjunção e com valor adversativo, ou seja, igual a mas: Tivera a felicidade entre as mãos, e (mas) a deixara fugir.

8 QUESTÃO 1 Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta: A) Deu uma, última entrevista ocasião, em que pôde expor melhor suas intenções. B) Deu uma última entrevista, ocasião em que pôde expor melhor suas intenções. C) Deu uma última entrevista ocasião em que, pôde expor melhor, suas intenções. D) Deu uma última, entrevista, ocasião em que pôde, expor melhor suas intenções.

9 QUESTÃO 2 Em qual alternativa está correto o uso da vírgula antes da conjunção e: A) João é querido por todos, e seu irmão se mostra muito simpático com as pessoas com quem convive. B) Beatriz é bonita, e educada. C) Sorri, e bate palmas, e cumprimenta a todos ali presentes.

10 QUESTÃO 3 Escolha a alternativa que justifica o uso da vírgula no período abaixo: O rapaz nem se preocupou em se explicar, e seu pai também não fez questão de saber. A) vários verbos, várias orações. B) conjunção ecom valor adversativo. C) orações com sujeitos diferentes. D) conjunção repetida várias vezes.

11 ADVERSATIVAS Use a vírgula para separar as adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, senão: Tudo isso é simpático, mas tem seus inconvenientes. Sofri muito, porém espero uma recompensa.

12 ALTERNATIVAS Use a vírgula para separar as alternativas: ou, ou... ou, ora...ora, já...já, quer...quer, seja... seja: Façam mais gols, ou perderemos o jogo. O professor ora brinca, ora fala sério.

13 QUESTÃO 4 O uso da vírgula na frase: Não tenha pressa, mas não perca tempo. (José Saramago) está: A) Certo. B) Errado.

14 QUESTÃO 5 O uso da vírgula em Ou afundar, ou nadar." (W. Shakespeare) justifica-se por: A) separar orações coordenadas aditivas. B) separar orações coordenadas adversativas. C) separar orações coordenadas conclusivas. D) separar orações coordenadas alternativas.

15 CONCLUSIVAS use a vírgula para separar as conclusivas: logo, pois, portanto, por conseguinte, por consequência, por isso: Sônia estudou bastante, portanto fará uma boa prova. Pois (introduzindo uma conclusão) vem sempre posposto a um termo da oração a que pertence e, portanto, isolado por vírgulas: Não obedece à ordem, é, pois, um rebelde.

16 EXPLICATIVAS use a vírgula para separar as explicativas: que, porque, pois, porquanto: Vamos logo, que o trem vai partir. Não falemos alto, porque as crianças estão dormindo.

17 QUESTÃO 6 Na frase "O moço pediu comida, pois tinha fome. o uso da vírgula antes de pois está A) Certo. B) Errado.


Carregar ppt "A VÍRGULA Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google