A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Lúcia Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Lúcia Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Lúcia Brasil
Vírgula Professora Lúcia Brasil

2 O emprego da vírgula está condicionado a razões de ordem sintática
O emprego da vírgula está condicionado a razões de ordem sintática. Dessa forma, a presença ou não desse sinal de pontuação, além de ser fundamental para determinar a função sintática dos termos na oração, é imprescindível no sentido da frase. Observe os exemplos: O advogado do cantor, Sérgio Silva, requereu no Supremo Tribunal de Justiça a anulação da prisão temporária de seu cliente. 2. O advogado do cantor Sérgio Silva requereu ontem no Supremo Tribunal de Justiça a anulação da prisão temporária de seu cliente..

3 Os candidatos, que não levarem a identidade, não poderão fazer a prova.
João quer almoçar. João, quer almoçar?

4 13 REGRAS PARA EMPREGO CORRETO DA VÍRGULA
1. Separar os termos da mesma função “Vim, vi, venci.” 2. Isolar o vocativo João, onde está o livro? E agora, Senhor? 3. Isolar o aposto explicativo Dilma, presidente do Brasil, mantém o hábito de viajar muito.

5 4. Assinalar a inversão dos adjuntos adverbiais
Por impulso instantâneo, toda a equipe comemorou. Diante de todos os convidados, o casal disse sim. 5. Marcar a elipse do verbo Ele comeu churrasco e eu, peixe. 6. Nas datas: Recife, 23 de novembro de 2000.

6 7. Nas construções onde o complemento verbal, por vir anteposto, é repetido por um pronome enfático (objeto direto / indireto =>pleonástico) A mim, ninguém me engana. Ao pobre, não lhe devo. Ao rico, não lhe peço. 8. Isolar certas palavras ou expressões explicativas, corretivas, continuativas, conclusivas, tais como “por exemplo, além disso, isto é, aliás, então… Ele não quis estudar, ou melhor, fazer os exercícios.

7 9. Separar as orações coordenadas ligadas pela conjunção “e”, quando os sujeitos forem diferentes
Veio a noite da feijoada, e João não havia se preparado. 10. Separar as orações coordenadas ligadas pelas conjunções mas, senão, nem, que, pois, porque, ou pelas alternativas: ou…ou; ora…ora; quer…quer… Alguns são muito ricos, mas não vivem felizes. Ou o conhece, ou não. 8. Isolar certas palavras

8 11. Isolar as conjunções adversativas porém, todavia, contudo, no entanto; e as conjunções conclusivas logo, pois, portanto. Desceu do ônibus, contudo teve alguns problemas. Não teve tempo de estudar, logo não há chances de aprovação. 12. Separar as orações adverbiais, principalmente quando antepostas à principal Como estudou direito para o vestibular, passou para o curso de Direito. Quando você vier, sairei de casa. 13. Separar os adjetivos e as orações adjetivas de sentido explicativo O jardim, que está florido, será protegido durante a chuva.


Carregar ppt "Professora Lúcia Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google