A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações Coordenadas Tipos e Conectores. Orações Coordenadas As orações coordenadas estão ligadas por conectores chamados conjunções coordenativas, que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações Coordenadas Tipos e Conectores. Orações Coordenadas As orações coordenadas estão ligadas por conectores chamados conjunções coordenativas, que."— Transcrição da apresentação:

1 Orações Coordenadas Tipos e Conectores

2 Orações Coordenadas As orações coordenadas estão ligadas por conectores chamados conjunções coordenativas, que apenas marcam o tipo de relação semântica que o falante manifesta entre os conteúdos de pensamento designado em cada uma das orações sintaticamente independentes.

3 Aditivas Adiciona ou enlaça duas ou mais orações, sem nenhuma ideia subsidiária. As conjunções aditivas são: e, nem (esta para os conteúdos negativos) e pode vir na 2ª ou em ambas)

4 Aditiva - Exemplos Pedro estuda e Maria trabalha. Pedro não estuda nem trabalha. Nem Pedro estuda nem Maria trabalha.

5 Adversativa Contrapõe o conteúdo de uma oração ao de outra expressa anteriormente. As conjunções adversativas são: mas, porém, senão (depois do conteúdo negativo).

6 Adversativa - Exemplos João veio visitar o primo, mas não o encontrou. Não saía senão com os primos.

7 Alternativas Contrapõe o conteúdo de uma oração ao de outra e manifesta exclusão de um deles, isto é, se um se realizar, o outro não se cumprirá.

8 Alternativas - Exemplo Estudas ou brincas.

9 Enlace adverbiais em grupos de orações Certas unidades de natureza adverbial e que manifestam valores de concessão, conclusão, continuação, explicação, causa, que fazem referência ao que anteriormente se expressou, podem aparecer como aparentes conectores de orações em grupos oracionais:

10 Aparentes conectores Logo, pois, portanto, por conseguinte, entretanto, contudo, todavia, por isso, por isto, também, daí, então, pelo contrário, etc.

11 Valores Semânticos Partindo desses valores semânticos, a gramática tradicional estabeleceu, entre os conectores coordenativos, as conjunções conclusivas e explicativas.

12 Justaposição Algumas orações podem encadear-se, como ocorre com os termos sintáticos dentro da oração, sem que venham entrelaçadas por unidades especiais (conectores), basta-lhes apenas a sequência, em geral proferidas com contorno melódico e com pausa demarcadora, assinalada, quase sempre, na escrita, por vírgulas, ponto e vírgula e ainda por dois pontos.

13 Coordenação Distributiva Podemos incluir nas orações justapostas aquelas que a gramática tradicional arrola sob o rótulo de coordenadas distributivas, caracterizadas por virem enlaçadas pelas unidades que manifestam uma reiteração, que assumem valores alternativos. Ora...ora, já...já, quer...quer


Carregar ppt "Orações Coordenadas Tipos e Conectores. Orações Coordenadas As orações coordenadas estão ligadas por conectores chamados conjunções coordenativas, que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google