A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DA FRASE EM PORTUGUÊS. A entoação é um elemento muito importante da frase falada. Amplia a possibilidade de expressão Na língua escrita, os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DA FRASE EM PORTUGUÊS. A entoação é um elemento muito importante da frase falada. Amplia a possibilidade de expressão Na língua escrita, os."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DA FRASE EM PORTUGUÊS

2 A entoação é um elemento muito importante da frase falada. Amplia a possibilidade de expressão Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases.

3 Frase É a expressão verbal de um pensamento. Às vezes, pode ser muito breve, constituída de uma única palavra. Por exemplo, a palavra "Silêncio!", escrita num cartaz na parede de um hospital, é uma frase. Entretanto, na maioria das vezes, a frase se constitui de mais de uma palavra, como em Ana comeu a maçã.

4 Classificação das frases 1) Quanto à entonação, podem ser classificadas como: Frases interrogativas: O que vamos fazer? Para obter alguma informação – Direta/Indireta Frases imperativas: Saia agora. Verbo imperativo Para dar uma ordem, um conselho ou fazer um pedido Afirmativas ou negativas Frases exclamativas: Que dia difícil! Exterioriza um estado afetivo Frases declarativas: Ele já chegou. Afirmativas/Negativas 2) Quanto à estrutura, as frases podem ser assim classificadas: Frase verbal: A menina estuda muito. Frase nominal: Que chuva!, Fogo!, Cuidado!

5 A frase verbal em foco

6 Estrutura canônica da frase verbal A ordem canônica das frases é a ordem na qual aparecem os constituintes básicos das frases de uma língua: sujeito, verbo, complementos. No português, a ordem básica é SVO (sujeito, verbo, objeto), como se pode ver nesta frase: Carlos / comeu / a pizza. Sujeito / Verbo / Complemento - objeto

7 Agora, veja algumas outras possibilidades de estruturas frasais:

8 A governanta dá a seguinte informação à mãe de Alice: A) Ela comeu couve no almoço. Mas, poderia ter dito, também, assim: B) No almoço, ela comeu couve. ou assim: C) Couve, ela comeu no almoço.

9 ANÁLISE Note-se que em A, B e C temos as mesmas informações, organizadas em estruturas diferentes. A) Ela comeu couve no almoço. B) No almoço, ela comeu couve. C) Couve, ela comeu no almoço. Na A, temos a estrutura canônica da língua, SVO; na B, a expressão adverbial de tempo é alocada no início, enfatizando essa informação temporal; na C, o alimento comido é que está iniciando a frase, dando a essa informação mais relevância. B e C são estruturas muito comuns no uso diário da língua, sobretudo na fala, e comprovam que a estrutura canônica da língua (SVO), em A, pode ser alterada, conforme situação e objetivos comunicativos do falante.

10 ORAÇÃO: frase ou parte de uma frase que se estrutura em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Geralmente, é composta de dois elementos básicos: o sujeito e o predicado PT cobra mudanças na economia. (Folha de São Paulo – 06/03/04) Marte teve água e foi habitável, diz Nasa. (Folha de São Paulo – 03/03/04 ) PERÍODO: é a frase que se estrutura em torno de uma ou mais orações. Pode ser simples ou composto. Cresce a demanda por seguros que cobrem processos contra executivos. (Exame – 17/03/04) Avião de Lula consome 75% dos investimentos da União. No ano da virada, governo gasta R$ 46,9 milhões com parcela de Airbus (Folha de São Paulo – 14/03/04)

11 A oração precisa de verbo ou de locução verbal, mas, mesmo assim, nem sempre tem sentido completo. Por isso, nem toda oração é uma frase. A frase não precisa ter verbo, mas precisa ter sentido completo. Por isso, nem toda frase é uma oração. Há frases com duas ou mais orações, visto que, separadas, não possuem sentido completo. Um período é composto de uma ou mais orações

12 Período simples é aquele que contém apenas uma oração, isto é, contém apenas um núcleo verbal. Período composto é aquele que contém mais de uma oração, isto é, contém mais de um núcleo verbal. O número de núcleos verbais é igual ao número de orações.

13 Um período pode ser composto por coordenação e/ou por subordinação. O período composto por coordenação contém orações independentes, que podem, com freqüência, ser separadas em períodos simples. O período composto por subordinação contém orações interdependentes, que dificilmente podem ser separadas em períodos simples.

14 PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Atleta obtém prata inédita no salto, ganha por 0,025 ponto no solo e coroa melhor participação do Brasil na Copa. (Folha de São Paulo – 15/03/04) Atleta obtém prata inédita no salto, (Atleta) ganha por 0,025 ponto no solo e (atleta) coroa melhor participação do Brasil na Copa

15 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Em depoimento, empresário do jogo afirma que ex-assessor de Dirceu usou telefone do Palácio para convocar reunião com GTech. Em depoimento, empresário do jogo afirma que ex-assessor de Dirceu usou telefone do Palácio para convocar reunião com GTech. (Folha de São Paulo – 15/03/04) (Folha de São Paulo – 15/03/04) Em depoimento, empresário do jogo afirma que ex-assessor de Dirceu usou telefone do Palácio para convocar reunião com GTech.

16 Lula afirma que vai mexer e fazer ajustes no governo.Lula afirma que vai mexer e fazer ajustes no governo. (Folha de São Paulo – 15/03/04) (Folha de São Paulo – 15/03/04) PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO E POR SUBORDINAÇÃO Lula afirma que (Lula) vai mexer (no governo) e (Lula) (vai) fazer ajustes no governo

17 O EMPREGO DAS CONJUNÇÕES Conjunção uma classe de palavras invariável interligar elementos de uma frase estabelece entre eles relações de sentido. Quando interligam duas ou mais orações, classificam-se em conjunções coordenativas e/ou subordinativas

18 Conjunção Coordenativa Elo coesivo por meio do qual se estabelece a organização da informação e a estrutura da argumentação Podem ser: Aditivas de adição, soma ou seqüência de ações e, nem, não só... mas também, não só... como também. Os gerentes devem delegar poderes e estabelecer relações democráticas. Os gerentes não só devem delegar poder como também estabelecer relações democráticas.

19 Adversativas oposição, adversidade, contraste mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, mas é preciso conhecer a capacidade deles. É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, contudo é preciso conhecer a capacidade deles. Explicativas exprimem motivo, razão, explicação que, pois (antes do verbo), porque. A empresa teve bons resultados porque (pois) possui um time com talentos diferenciados. Organize um time com talentos diferenciados, que (pois) isso garantirá o sucesso da empresa

20 Conclusivas conclusão, hipótese, dedução portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), dessa forma. Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, logo (por isso) alcançará boa produtividade. Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, alcançará, pois, boa produtividade. Alternativas alternância, escolha, exclusão ou... ou; ora...ora quer... quer, seja... seja. Os profissionais devem estimular a própria criatividade ora convivendo com pessoas criativas, ora lendo bons livros. Seja no momento de lazer, seja na execução de uma tarefa, os profissionais devem procurar desenvolver o seu potencial criativo.

21 Conjunção Subordinativa Elo coesivo Introduzem novas informações / argumentos possibilitam a progressão textual. Expressam as seguintes idéias:

22 Conjunções Subordinativas Circunstância Conjunções Comparação Que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tanto quanto, como. Condição Se, caso, contanto que, desde que, a menos que, anão ser que. ConformidadeConforme, segundo, como. Tempo Quando, antes que, depois que, logo que, assim que, desde que. ProporçãoÀ medida que, à proporção que. Causa Porque, como, já que, uma vez que, visto que. Consequência Que (tal...que, tanto...que, tão...que,), de forma que, de maneira que. FimPara que, a fim de que. Concessão Embora, ainda que, mesmo que, por mais que, por menos que, se bem que..


Carregar ppt "ESTRUTURA DA FRASE EM PORTUGUÊS. A entoação é um elemento muito importante da frase falada. Amplia a possibilidade de expressão Na língua escrita, os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google