A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Array e ArrayList LPOO – 01/09/14."— Transcrição da apresentação:

1 Array e ArrayList LPOO – 01/09/14

2 Arrays Estruturas de dados consistindo em itens de dados relacionados do mesmo tipo. Permanecem com o mesmo tamanho depois de criados. (DECLARAÇÃO)

3 Grupo de variáveis(chamados elementos) contém valores do mesmo tipo.
Arrays são objetos, portanto, são tipos por referência. Os elementos podem ser tipos primitivos ou tipos por referência.

4 Referencia um determinado elemento em um array.
Use o índice dos elementos. Expressão de acesso a array —o nome do array seguido pelo índice do elemento particular entre colchetes, [ ].

5 O primeiro elemento em cada array tem índice zero.
O índice mais alto em array é um a menos que o número de elementos no array. Nomes de array seguem as mesmas convenções que outros nomes de variável.

6

7 Declaração e expressão de criação de arrays de 12 elementos int
Objetos array Criados com palavra-chave• new. Especifica o tipo de elemento e o número de elementos em uma expressão de criaçãode array, que retorna uma referência que pode ser armazenada em uma variável de array. Declaração e expressão de criação de arrays de 12 elementos int int[] c =new int[ 12]; Pode ser realizado em duas etapas como segue: int[] c; // declara a variável de array c = new int[ 12]; // cria o array

8 Importante! Quando um array é criado, cada elemento do array recebe um valor padrão. Zero para os elementos numéricos de tipo primitivo, falsepara elementos booleane nullpara referências

9

10 Cada elemento de um array do tipo primitivo contém um valor do tipo de elemento declarado do array.
Cada elemento de um array inté um valor int. Cada elemento de um array de tipo por referência é uma referência a um objeto do tipo de elemento declarado no array. Cada elemento de um array Stringé uma referência a um objeto String.

11 Exercício Criar um array de 10 elementos int, que são inicialmente zero (o padrão para variáveis int).

12 Inicializador de array.
Uma lista de expressões separadas por vírgulas (chamadas lista de inicializadores) entre chaves. Utilizado para criar um array e inicializar seus elementos. O comprimento, ou tamanho, do array é determinado pelo número de elementos na lista inicializadora. int[] n = { 10, 20, 30, 40, 50}; Cria um array de ? elementos com valores de índice ?–?.

13 Exercício Faça um programa que peça 3 números inteiros ao usuário, armazene em um Array, depois mostre o valor de cada elemento do array, assim como seu índice.

14 Exercicio 2 Faça um aplicativo Java que peça o nome de 5 alunos, receba as duas notas e depois retorne todas essas informações junto com a média dele.

15 ArrayList

16 A Java API fornece várias estruturas de dados predefinidas, chamadas coleções, utilizadas para armazenar grupos de objetos relacionados. Fornecem métodos eficientes que organizam, armazenam e recuperam seus dados sem que seja necessário conhecer como os dados são armazenados.

17 Arrays não mudam automaticamente de tamanho em tempo de execução para acomodar elementos adicionais.
ArrayList<T>(pacote java.util) pode alterar dinamicamente seu tamanho para acomodar mais elementos.

18 ArrayList<T> - T é um espaço reservador para o tipo de elemento armazenado na coleção.
Isso é semelhante a especificar o tipo ao declarar um array, exceto que apenas tipos não primitivos podem ser utilizados com essas classes de coleção.

19

20 Como declarar e usar ArrayList em Java
Vamos usar um ArrayList de String para trabalhar com o nome de várias bandas de música: ArrayList<String> bandas = new ArrayList<String> ();

21 Após declarar a ArrayList 'bandas' que armazenará Strings, vamos adicionar alguns nomes.
Primeiro adicionamos a banda "Rush": bandas.add("Rush");

22 Existe um método do ArrayList chamado 'toArray()' que coloca todos os elementos de um ArrayList em um Array. Ou seja: bandas.toArray() é um Array! Existe um método 'toString' da classe Arrays que retorna uma String com os elementos de um Array. Vamos usar esse método parar exibir todos os elementos do ArrayList, que transformamos em Array através do método 'toArray()': Arrays.toString( bandas.toArray() );

23 Vamos pegar o primeiro elemento, o elemento '0', através do método 'get':
bandas.get(0); Vamos adicionar o "Tiririca" na posição do "Rush", ou seja, na posição '0': bandas.add(0,"Tiririca"); ou bandas.add( bandas.indexOf("Rush"), "Tiririca");

24 Para saber o tamanho que tem seu ArrayList, basta usar o método 'size()':
bandas.size(); Remova "Tiririca bandas.remove("Tiririca"); Remova tudo bandas.clear();

25 ArrayList de Objetos

26 Ele permite fazer uma coleção de valores e/ou objetos, ou seja, ele aceita valores primitivos e objetos. É extremamente fácil de utilizar, pois não é necessário inicializar ele com um tamanho fixo, ele trabalha com um tamanho variável. Sendo que em qualquer momento você pode adicionar elementos e remover elementos.

27 Iniciando...

28 Criar classe “Usuario”
Atributos: id, nome, sobrenome; Criar classe “Main” Instanciar Classe Usuario Declarar ArrayList < Usuario > Adicionar Elementos. Remover Elementos Exibir Alementos – toString Alterar Elementos


Carregar ppt "Array e ArrayList LPOO – 01/09/14."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google