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Tópicos Tipos de Dados Variáveis por Valor Variáveis por Referência Operadores Console: Entrada e Saída Estruturas de Seleção Estruturas de Repetição.

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2 Tópicos Tipos de Dados Variáveis por Valor Variáveis por Referência Operadores Console: Entrada e Saída Estruturas de Seleção Estruturas de Repetição Arrays Structs

3 Tipos de Dados

4 Variáveis por Valor Variáveis dos tipos por valor contêm seus dados de forma direta e são armazenadas na memória Stack*, cada uma dessas variáveis tem sua própria cópia dos dados e as operações de uma não podem afetar as outras. Exemplos: –Inteiros; –Decimais; –Booleanos; –Estruturas; –Enumeradores. *Pesquisar qual é a diferença entre memória Stack, ou automática, e memória Heap, ou estática.

5 Variáveis por Referência Variáveis dos tipos por referência armazenam as referências aos objetos*. Com essas variáveis, é possível que duas variáveis referenciem o mesmo objeto e, assim, é possível que as operações de uma variável afetem o objeto referenciado pela outra variável. Exemplos: –Vetores; –Texto (String); –Instâncias de Classes; *Fazer pesquisa sobre o que é um Objeto em programação Orientada a Objetos.

6 Operadores

7 Console: Entrada e Saída O namespace* System de.NET nos traz a classe Console para podermos escrever na tela de comando e receber informações do teclado. Os seguintes métodos da classe console podem ser usados para interagir com o usuário: Console.Write() : Escreve na tela sem passar à próxima linha. Pode receber 18 diferentes tipos de argumentos Console.WriteLine() : Escreve na tela passando o cursos para a próxima linha. Pode receber até 19 diferentes tipos de argumentos. Console.ReadLine() : Espera o usuário digitar algo e apertar a tecla, devolvendo o valor digitado como uma string. Console.Read() : Lê apenas um caractere do teclado o devolve em formato de número inteiro (int), sendo necessário converter para caractere o valor inteiro caso seja necessário utilizá-lo. *Fazer pesquisa sobre o que é uma namespace em C#.

8 Estruturas de Seleção Estrutura IF... ELSE IF... ELSE: A estrutura IF seleciona uma expressão ou bloco de código com base no valor de uma expressão booleana. if (idade >= 18) // Expressão Booleana { Console.WriteLine("Autorizado."); Console.WriteLine(Sua idade é: + idade); } else if(idade > 15 && idade < 18) // Expressão Booleana { Console.WriteLine("Somente com os pais."); Console.WriteLine(Menor de 18 anos.); } else { Console.WriteLine("Não autorizado."); Console.WriteLine(Menor de 15 anos.);

9 Estruturas de Seleção Estrutura SWITCH... CASE: A estrutura SWITCH executa expressões ou blocos de código que estão associadas ao valor da expressão de controle. switch (sexo) // Expressão de Controle { case "masculino": // Valor Console.WriteLine("Homem"); break; case "feminino": // Valor Console.WriteLine("Mulher"); break; default: // Valor Padrão Console.WriteLine("Não informado"); }

10 Estruturas de Repetição Estrutura WHILE: A estrutura WHILE executa expressões ou blocos de código condicionalmente zero ou mais vezes. int i = 0; while(i != 10) // Expressão Condicional { Console.WriteLine(i); Console.WriteLine(\n"); i++; }

11 Estruturas de Repetição Estrutura DO... WHILE: A estrutura DO executa expressões ou blocos de código condicionalmente uma ou mais vezes. int i = 0; do { Console.WriteLine(i); Console.WriteLine(\n"); i++; } while (i != 10);

12 Estruturas de Repetição Estrutura FOR: A estrutura FOR avalia uma seqüência de expressões de inicialização e, em seguida, enquanto uma condição é verdadeira, executa repetidamente expressões ou blocos de código e avalia uma seqüência de expressões de iteração. for (int i = 0; i < 10; i++) { Console.WriteLine(i); Console.WriteLine(\n); }

13 Estruturas de Repetição Estrutura FOREACH: A estrutura FOREACH enumera os elementos de uma coleção*, executando expressões ou blocos de código, para cada elemento da coleção, ou seja, a variável de iteração representa o elemento da coleção no momento atual da execução. int[] vetor = new int[] {0, 1, 2, 3}; foreach (int i in vetor) { Console.WriteLine(i); Console.WriteLine(\n); } *Fazer pesquisa sobre o que é uma Coleção em programação Orientada a Objetos.

14 Arrays Um array é uma estrutura de dados que contém diversas variáveis de um mesmo tipo e que são acessados por meio de um índice. // Declarando um Array int[] vetor = new int[10]; int[] vetor2 = new int[] {0, 1, 2, 3}; // Acessando cada posição for (int i = 0; i < 10; i++) { vetor[i] = i; }

15 Arrays Um array tem uma classificação (ou dimensão), que determina o número de índices associados a cada elemento. Um array com uma classificação é chamado unidimensional, e um array com mais de uma classificação é chamado de multidimensional. // Declarando um Array Multidimensional int[3,3] matriz; // Array Multidimensional // Jagged: Array de Array int[][] matriz2 = { new int[]{0, 1}, new int[]{2, 3} }; // Acessando cada posição for (int i = 0; i < 3; i++) { for (int j = 0; j < 3; j++) { matriz[i][j] = i+j; }

16 Structs Uma struct é uma estrutura de dados que é utilizada para guardar pequenos grupos de variáveis relacionadas. // Criando uma Struct (Fora da main) public struct coordenadas { public int x, y; } // Declarando uma Struct (Dentro da main) coordenadas ponto; // Inicializando as variáveis de uma Struct (Dentro da main) ponto.x = 3; ponto.y = 2; // Acessando as variáveis de uma Struct (Dentro da main) ponto.x = int.Parse(Console.ReadLine()); Console.WriteLine(o valor da ordenada y = +ponto.y);

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