A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão dispõe de autarquias que fiscalizam e orientam o exercício profissional e defendem os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo Assistente Social. SERVIÇO SOCIAL

3 Quem é o Profissional? O Assistente Social atua diretamente em diversos campos e instituições da sociedade, estando habilitado para desenvolver as suas atividades nos âmbitos governamental, não governamental e privado. O profissional está habilitado para trabalhar em áreas como educação, família, saúde, habitação, gênero, trabalho, lazer, assistência, sistemas penitenciários, reabilitação e previdência social. O Assistente Social atua diretamente em diversos campos e instituições da sociedade, estando habilitado para desenvolver as suas atividades nos âmbitos governamental, não governamental e privado. O profissional está habilitado para trabalhar em áreas como educação, família, saúde, habitação, gênero, trabalho, lazer, assistência, sistemas penitenciários, reabilitação e previdência social. Além da intervenção direta nas diversas expressões da questão social, o Assistente Social formula e implementa propostas para o seu enfrentamento e encontra-se capacitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais. Além da intervenção direta nas diversas expressões da questão social, o Assistente Social formula e implementa propostas para o seu enfrentamento e encontra-se capacitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais. A defesa dos direitos sociais e construção de uma sociedade justa e igualitária conduzem as ações empreendidas por esse profissional. A defesa dos direitos sociais e construção de uma sociedade justa e igualitária conduzem as ações empreendidas por esse profissional.

4 Garantir Direitos: Uma luta do Profissional de Serviço Social O que faz um Assistente Social? Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade, emitir parecer social e propor medidas sociais; Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade, emitir parecer social e propor medidas sociais; Planeja elabora e executa plano, programas e projetos sociais; Planeja elabora e executa plano, programas e projetos sociais; Presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais; Presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais; Orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos; Orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos; Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais; Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais; Atua no magistério de Serviço Social e na direção de Unidade de ensino e Centros de estudos. Atua no magistério de Serviço Social e na direção de Unidade de ensino e Centros de estudos.

5 Interdisciplinariedade Trabalho de Equipe com outros Profissionais A intervenção na questão social caracteriza a profissão do Serviço Social, mas nós sabemos que essa questão é muito mais abrangente, e para que a intervenção aconteça de maneira mais eficaz é importante envolver outros profissionais como pedagogos, sociólogos, psicólogos, professores, na luta pela garantia dos direitos. A intervenção na questão social caracteriza a profissão do Serviço Social, mas nós sabemos que essa questão é muito mais abrangente, e para que a intervenção aconteça de maneira mais eficaz é importante envolver outros profissionais como pedagogos, sociólogos, psicólogos, professores, na luta pela garantia dos direitos. Nesse sentido o Serviço Social busca proporcionar ao aluno universitário uma formação que abrange três núcleos (Básica, Geral e Cultural e Profissional), são oferecidos ao aluno elementos para compreensão das necessidades humanas e sociais. Nesse sentido o Serviço Social busca proporcionar ao aluno universitário uma formação que abrange três núcleos (Básica, Geral e Cultural e Profissional), são oferecidos ao aluno elementos para compreensão das necessidades humanas e sociais. Através dos núcleos de formação básica e de formação geral e cultural, os estudantes têm, também, a oportunidade de interagir com alunos de outros cursos, como os de Psicologia, Sociologia, Geografia, Economia, Pedagogia, História, entre outras, o que permite o intercâmbio de experiências e promove a elaboração de um conhecimento interdisciplinar, bem como a capacidade de articular, liderar e trabalhar em equipes multidisciplinares. Através dos núcleos de formação básica e de formação geral e cultural, os estudantes têm, também, a oportunidade de interagir com alunos de outros cursos, como os de Psicologia, Sociologia, Geografia, Economia, Pedagogia, História, entre outras, o que permite o intercâmbio de experiências e promove a elaboração de um conhecimento interdisciplinar, bem como a capacidade de articular, liderar e trabalhar em equipes multidisciplinares.

6 Princípios de Atuação: - INTEGRALIDADE: olhar para o sujeito em sua complexidade; - INTERSETORIALIDADE: estratégias que perpassem vários setores sociais; - Construção de uma Rede Assistencial: envolvimento da Educação, na Assistência Social, na Saúde, na Habitação, na Cultura e demais instâncias sociais; - Criação de vínculo; - perfil do alunado; - intervenção junto ao alunado e a sua família. O Serviço Social e a experiência do Pré-Técnico Perfeita Alegria

7 Estratégias de Ações O Serviço Social propôs algumas estratégias de mapeamento do perfil do alunado do Pré-Técnico Perfeita Alegria. Pensou-se em uma ficha ampliada de inscrição, em que já no primeiro momento durante a inscrição pudesse se levantar o perfil do alunado matriculado, ocorrendo no primeiro semestre um mapeamento onde analisamos os dados gerais e os dados específicos de cada turma, dividindo-se em turma específica e turma geral. Avaliou-se também o índice de abandono nos respectivos meses, o que nos alertou acerca da necessidade de um estudo e acompanhamento dos respectivos casos. O Serviço Social propôs algumas estratégias de mapeamento do perfil do alunado do Pré-Técnico Perfeita Alegria. Pensou-se em uma ficha ampliada de inscrição, em que já no primeiro momento durante a inscrição pudesse se levantar o perfil do alunado matriculado, ocorrendo no primeiro semestre um mapeamento onde analisamos os dados gerais e os dados específicos de cada turma, dividindo-se em turma específica e turma geral. Avaliou-se também o índice de abandono nos respectivos meses, o que nos alertou acerca da necessidade de um estudo e acompanhamento dos respectivos casos. Logo, para o segundo semestre será aplicado um questionário sócio- econômico junto aos alunos e a família com a proposta de conhecer este sujeito e sua relação com a sua família e a relação da família com este aluno. Realizar-se-á visitas domiciliares sempre que for necessário. Busca-se conhecer a realidade social desta família e assim, se for necessário construir a interlocução da rede assistencial junto a essa família. Logo, para o segundo semestre será aplicado um questionário sócio- econômico junto aos alunos e a família com a proposta de conhecer este sujeito e sua relação com a sua família e a relação da família com este aluno. Realizar-se-á visitas domiciliares sempre que for necessário. Busca-se conhecer a realidade social desta família e assim, se for necessário construir a interlocução da rede assistencial junto a essa família.

8 Rede Assistencial

9 Inscritos/Vagas

10 Inscritos por turma

11 Turma Específica(inscritos/abandonos)

12 Turma Geral(inscritos/abandonos)

13 Percentual de abandono

14 Sexo

15 Sexo feminino por turma

16 Sexo masculino por turma

17 Naturalidade Naturalidade

18 Localidade

19 Escolaridade

20 Escolaridade Turma Específica

21 Escolaridade Turma Geral

22 Faixa Etária

23 A Rede do Serviço Social nas Classes Comunitárias Propostas e desafios: - Interlocução com outras experiências na rede dos pré-técnicos; - Construção da rede do Serviço Social dos pré- técnicos; - Abertura de campo de estágio; - Ampliação de profissionais nos pré-técnicos.

24 Proposta Político-pedagógica de construir uma rede de parcerias em apoio às CCPTs, consolidando, tanto processos de aprendizagem de uma escolaridade de qualidade em bases construtivistas, quanto processos de aprendizagem de base sociogenética referidas aos grupos sociais e comunitários das CCPTs, conforme ressaltam as referências do INEP especialista em SAEB e de relatório do Ministério do Trabalho. (Carvalho, 2009: 20). Proposta Político-pedagógica de construir uma rede de parcerias em apoio às CCPTs, consolidando, tanto processos de aprendizagem de uma escolaridade de qualidade em bases construtivistas, quanto processos de aprendizagem de base sociogenética referidas aos grupos sociais e comunitários das CCPTs, conforme ressaltam as referências do INEP especialista em SAEB e de relatório do Ministério do Trabalho. (Carvalho, 2009: 20). Operacionar uma proposta de garantias de direitos da Cidadania Educacional, observando e respeitando a diversidade sociocultural articulando a qualidade pedagógica com a qualidade social nos projetos políticos pedagógicos das CCPTs. (Carvalho, 2009: 21). Operacionar uma proposta de garantias de direitos da Cidadania Educacional, observando e respeitando a diversidade sociocultural articulando a qualidade pedagógica com a qualidade social nos projetos políticos pedagógicos das CCPTs. (Carvalho, 2009: 21).

25 De maneira objetiva e operacional, portanto, a Proposta Político- Pedagógica das CCPTs deve considerar as alternativas concretas de inclusão socioprodutiva e mobilidade socioprofissinal dos adolescentes das camadas populares, como sendo possíveis de dar-se em diversos contextos e modelos de processos produtivos: desde as alternativas de Economia de Subsistência, Solidária, Informal, Manufatureira, Autônoma, até os segmentos da Economia de Base Flexível já globalizada. (Carvalho;2009:29) De maneira objetiva e operacional, portanto, a Proposta Político- Pedagógica das CCPTs deve considerar as alternativas concretas de inclusão socioprodutiva e mobilidade socioprofissinal dos adolescentes das camadas populares, como sendo possíveis de dar-se em diversos contextos e modelos de processos produtivos: desde as alternativas de Economia de Subsistência, Solidária, Informal, Manufatureira, Autônoma, até os segmentos da Economia de Base Flexível já globalizada. (Carvalho;2009:29) Essa base fundante da cidadania educacional e da trabalhabilidade, estão resumidos nos sete itens do conjunto de saberes, competências e valores, que José Bernardo Toro – educador colombiano e presidente da Confederação Colombiana de ONGs, nas quais destacamos as que mais se convergem com as funções do Assistente Social. (Carvalho; 2009: 29). Essa base fundante da cidadania educacional e da trabalhabilidade, estão resumidos nos sete itens do conjunto de saberes, competências e valores, que José Bernardo Toro – educador colombiano e presidente da Confederação Colombiana de ONGs, nas quais destacamos as que mais se convergem com as funções do Assistente Social. (Carvalho; 2009: 29).

26 Capacidade para analisar o ambiente social e criar governabilidade, ou seja, formação política para solucionar seus próprios problemas, através da análise crítica e da comparação dos ambientes sociais. Capacidade para analisar o ambiente social e criar governabilidade, ou seja, formação política para solucionar seus próprios problemas, através da análise crítica e da comparação dos ambientes sociais. Capacidade para recepção crítica dos meios de comunicação de massa, desenvolvendo-se procedimentos para capacitar o espírito crítico infantil. Capacidade para recepção crítica dos meios de comunicação de massa, desenvolvendo-se procedimentos para capacitar o espírito crítico infantil. Capacidade para planejar, trabalhar e decidir em grupo, através de uma aprendizagem cooperativa em equipe. Capacidade para planejar, trabalhar e decidir em grupo, através de uma aprendizagem cooperativa em equipe. Capacidade para localizar, acionar e usar a informação acumulada nas fontes de dados e bancos de informações. Capacidade para localizar, acionar e usar a informação acumulada nas fontes de dados e bancos de informações.

27 “E o conhecimento sobre todas estas dimensões e aspectos são fundamentais para uma prática libertária e transformadora” (Paulo Amarante)

28 CASA PERFEITA ALEGRIA CASA PERFEITA ALEGRIA Rua Mário de Araújo,2013 – sobrado / Nilópolis Contato: 2792- 0598 Nosso blog http://perfeitalegria.blogspot.com/ http://perfeitalegria.blogspot.com/ Banco Real Conta 3726025-7 Agência 0212


Carregar ppt "O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google