A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática - 3º Bimestre Grupo: Ana Carolina, Gabriela, Milena e Pedro Turma: 21EM – Téc. Informática Profª.: Carla Teixeira FABEL - 2015 Gerenciamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática - 3º Bimestre Grupo: Ana Carolina, Gabriela, Milena e Pedro Turma: 21EM – Téc. Informática Profª.: Carla Teixeira FABEL - 2015 Gerenciamento."— Transcrição da apresentação:

1 Informática - 3º Bimestre Grupo: Ana Carolina, Gabriela, Milena e Pedro Turma: 21EM – Téc. Informática Profª.: Carla Teixeira FABEL - 2015 Gerenciamento de Memória Gerenciamento de Dispositivos Discos Rígidos: Sistemas de Arquivos

2 Gerenciamento de Memória

3 Não basta ter muita memória RAM disponível. O que a torna útil é o uso que o SO faz dela. Não basta ter muita memória RAM disponível. O que a torna útil é o uso que o SO faz dela. MS Windows – Controle de Memória Física x Virtual MS Windows – Controle de Memória Física x Virtual GNU/Linux – Segmentação com paginação + Memory Arbiter + Proteção aos processos do Kernel GNU/Linux – Segmentação com paginação + Memory Arbiter + Proteção aos processos do Kernel

4 Discos Rígidos: Sistemas de Arquivos

5 É um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido; É um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido; Diferentes SO usam diferentes sistemas de arquivos; Diferentes SO usam diferentes sistemas de arquivos; Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam diversos recursos muito mais avançados. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam diversos recursos muito mais avançados.

6 Discos Rígidos: Sistemas de Arquivos MS Windows: FAT16 / FAT32 / NTFS; MS Windows: FAT16 / FAT32 / NTFS; GNU/Linux (Unix): EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS, XFS, JFS GNU/Linux (Unix): EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS, XFS, JFS Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exóticos, mas eles são velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, já que neles o GNU/Linux é que é o sistema mais popular. Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exóticos, mas eles são velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, já que neles o GNU/Linux é que é o sistema mais popular.

7 Gerenciamento de Dispositivos

8 Cabe ao Gerenciador de Dispositivos: Cabe ao Gerenciador de Dispositivos: - Monitorar os dispositivos, canais e unidades de controle; - Trabalhar em harmonia com os outros gerenciadores; - Alocar, iniciar a operação e “desalocar” cada dispositivo; - Fornecer informações sobre como o hardware do computador é instalado e configurado e como o hardware interage com os programas de seu computador.

9 Gerenciamento de Dispositivos MS Windows MS Windows - Usa Drivers de dispositivos tanto monolíticos como universais. O SO é responsável por toda a gerência de entrada e saída, de dados, acesso direto a dispositivos e memória; - Uma particularidade das plataformas XP/2000 em diante é a distinção entre os drivers de rede dos demais drivers de dispositivos do sistema; Os drivers de rede são responsáveis por todas as funcionalidades de rede do S.O., não sendo apenas responsável pelo envio de pacotes.

10 Gerenciamento de Dispositivos GNU/Linux GNU/Linux - Tem por objetivo de criar uma interface única que mascare os detalhes específicos de cada dispositivo para o usuário; - Sempre que o GNU/Linux inicia, o sistema configura o hardware automaticamente caso seja possível. Se não for possível, a distribuição pode não ter suporte à configuração automática ou o dispositivo deve ser configurado manualmente, ou mesmo não é suportado.

11 Gerenciamento de Dispositivos GNU/Linux GNU/Linux - Cada dispositivo tem um controlador para realizar sua função específica; Exemplo: teclado, mouse e portas seriais Controladores PS/2, USB, RS-232 respectivamente. - Existem muitos drivers de dispositivos para GNU/Linux, mesmo para equipamentos que não são mais suportados pelo Windows (em vista da antiguidade) podem ser suportados no GNU/Linux.

12 Informática - 3º Bimestre FABEL - 2015 Muito Obrigado.


Carregar ppt "Informática - 3º Bimestre Grupo: Ana Carolina, Gabriela, Milena e Pedro Turma: 21EM – Téc. Informática Profª.: Carla Teixeira FABEL - 2015 Gerenciamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google