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Tecnologias da Informação e Comunicação

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Apresentação em tema: "Tecnologias da Informação e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Informação e Comunicação
Rúben Nóbrega | 2011

2 Estrutura e funcionamento de um sistema informático
Hardware Parte física do computador (disco rígido, monitor, modem, impressora, etc.) Software Parte lógica ou programas (Windows XP, MS Word, Jogos, etc.)

3 Hardware É o responsável pelas quatro funções seguintes:
Entrada de dados (input) – comunicação dos dados e dos programas a serem processados Processamento – Manipulação dos dados para obter informação Armazenamento – Armazenamento de informação para posterior reutilização e transporte Saída de dados(output) – Visualização e obtenção da informação produzida

4 Hardware Assim: A entrada e saída dos dados e de informação são efectuadas a partir dos dispositivos de entrada e saída O armazenamento de informação para posterior reutilização e transporte fica a cargo da memória primária ou central No processador: a unidade de controlo (UC) e a unidade aritmética e lógica (UAL) efectuam o processamento

5 Hardware - esquema geral de um computador
Entrada de dados Processamento Saída de informação Dispositivos de entrada Unidade Central de Processamento Dispositivos de saída

6 Hardware - Esquema básico de um sistema informático
Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de armazenamento Entrada de dados (Dispositivos de entrada) Processamento (Unidade Central de Processamento) Saída de informação (Dispositivos de saída)

7 CPU O Central Process Unit (Unidade Central de Processamento) é o “cérebro” do computador É um circuito integrado constituído por milhares de componentes electrónicos Responsável por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores

8 Componentes da CPU Componentes principais do CPU
Unidade de Controlo (UC) Registos Unidade Aritmética e Lógica (UAL ou ALU) Unidade de comunicação interna Componentes principais do CPU

9 Componentes da CPU Unidade de Controlo (UC) – determina e controla as operações a efectuar Unidade Aritmética e lógica (UAL) – responsável pela execução de todas as operações aritméticas e lógicas Registos – componentes que, temporariamente, armazenam dados com que a UAL efectua as operações Unidade de Comunicação Interna – permite ligar os diferentes componentes internos do microprocessador aos componentes externos

10 Como circulam os dados no processador?
Para que todos estes componentes funcionem adequadamente, é necessário que comuniquem entre si, permitindo a circulação dos dados a processar Assim existe um sistema de comunicação interno, designado por barramento ou bus

11 Dispositivos de entrada e saída
BUS ou Barramento Caminhos por onde a informação circula entre os diversos componentes do processador e entre o processador e o computador (memória e periféricos) CPU Memória principal Dispositivos de entrada e saída Barramento local Barra- mento E/S

12 Tipos de barramentos Barramento local – interliga a CPU à memória
Barramento de entrada e saída – interliga todos os dispositivos externos ao barramento local

13 Memórias Permitem guardar/armazenar: Dados que vão ser processados
Dados intermédios Resultados finais Programas que estão a ser executados Memória Principal (central ou primária) Dois tipos de memória Memória Secundária (auxiliar ou de massa)

14 Capacidade de armazenamento da memória
Mede-se em bytes ou múltiplos de bytes Bit (BInary digiT): unidade mínima de informação

15 Capacidade de armazenamento da memória
1 Byte = 8 Bits 1 KiloByte = 1024 Bytes 1 MegaByte = 1024 KB (KiloBytes) 1 GigaByte = 1024 MB (MegaBytes) 1 TeraByte = 1024 GB (GigaBytes) 1 PetaByte = 1024 TB (TeraBytes) Para representar uma letra (caracter) internamente num computador, são necessários 8 bits (1 byte).

16 Memórias principais RAM (Random Access Memory):
Guarda temporariamente várias informações do sistema: Instruções Dados Resultados O seu tamanho condiciona o tamanho e o número de programas que podem ser executados ao mesmo tempo Características Leitura/Escrita Acesso Aleatório Volátil

17 Memórias principais ROM (Read Only Memory):
Guarda programas e informações responsáveis pelo funcionamento interno do computador. Características: Apenas pode ser lida Não é volátil

18 Memórias principais Cache:
Guarda os dados mais requisitados pelo processador Características: Capacidade reduzida Acesso bastante rápdo Localiza-se entra a RAM e o processador

19 Memórias secundárias Guardam programas e informação com carácter permanente Exemplos: Bandas Magnéticas Discos Ópticos Discos Rígidos Discos Sólidos Disquetes

20 Memórias secundárias DISCOS RÍGIDOS
Ler e guardar mais informação a velocidades mais elevadas do que os outros dispositivos de armazenamento Capacidade de armazenamento – na ordem dos Gigabytes Características Superfície magnetizável Estrutura composta por cilindros, pistas e sectores

21 Memórias secundárias DISQUETES
Capacidade de armazenamento mais usual – 1,44 MB Características Superfície magnetizável

22 Memórias secundárias DISCOS ÓPTICOS Tecnologia óptica
Dois tipos principais CD (Compact Disk) Variantes: CD-R e CD-RW DVD (Digital Versatile Disk) Vantagens: Armazenamento de grandes quantidades de informação CD: ≈700 MB/80 minutos DVD: 4,7 GB a 8,5 GB (camada dupla) Facilidade de manuseamento e transporte Durabilidade e fiabilidade

23 Memórias secundárias DISCOS SÓLIDOS MEMÓRIAS SÓLIDAS
Compostos por circuitos integrados Principais características Rápidos Muito mais pequenos Capacidade variada: de 32 MB a 256 GB Pode ligar-se a qualquer computador, desde que tenha uma porta USB (Universal Serial Bus) Exemplo: Pen Drive USB MEMÓRIAS SÓLIDAS Exemplo: cartões de memória Compact flash Memory Stick Secure Digital XD-Picture Card

24 Memórias secundárias BANDAS MAGNÉTICAS
Fitas ou bandas: bobinas e cassetes Leitura e escrita em suporte magnético Cópias de segurança da informação (backups) Grande capacidade de armazenamento

25 Memórias secundárias SUPORTES DE ARMAZENAMENTO E DRIVES
Exemplo de suporte de armazenamento: CD Exemplo de drive: Drive de CD/DVD

26 Memórias secundárias DRIVES – dispositivos de entrada e saída de dados que permitem a comunicação entre o processador e os suportes de armazenamento Classificação dos suportes de armazenamento quanto à tecnologia de gravação e leitura da informação Suportes magnéticos Suportes ópticos Discos rígidos Disquetes Banda magnética CD DVD

27 Memória RAM

28 Memória ROM

29 Quadro comparativo das memórias

30 Placa-mãe ou Motherboard
Também chamada placa principal Placa rectangular de circuito impresso FUNÇÃO: Permitir que o processador comunique com todos os periféricos (monitor, impressora, etc.) Componentes: Processador Memória principal Placa de som Relógio interno Ranhuras para ligar aos periféricos Etc.

31 Dispositivos ou Periféricos
Entrada (input) - convertem a informação introduzida pelo utilizador em sequências de bits; Saída (output) - os dados processados são transmitidos para o exterior; Entrada/Saída (input/output) – permitem efectuar a entrada e a saída de dados.

32 Dispositivos de Entrada
Teclado Scanner Rato Webcam Joystick

33 Dispositivos de Saída Monitor Projector de vídeo Impressora

34 Dispositivos de entrada/saída
Placa de rede Drives (ex: Drive de DVD) Placa de som Modem

35 Tipos de monitores Monitores do tipo CRT (Cathod Ray Tube) ou tubo de raios catódicos Monitores do tipo LCD (Liquid Cristal Display)

36 Monitores do tipo CRT

37 Monitores do tipo LCD

38 Impressoras Impressoras matriciais ou de agulhas
Impressoras a jactos de tinta Impressoras laser Plotters

39 Impressoras matriciais ou de agulhas
Cabeça de impressão composta por 9 ou 24 agulhas Matriz de impressão rectangular Desvantagens: Barulhentas, lentas, baixa qualidade

40 Impressoras matriciais ou de agulhas

41 Impressoras a jactos de tinta
Contém recipientes de tinta O jacto de tinta é projectado sobre o papel através da acção de um circuito electrónico Policromáticas/Cores

42 Impressoras a jactos de tinta

43 Impressoras a laser Funciona através da tecnologia laser Vantagens
Rápidas Boa qualidade de impressão Desvantagem Preço elevado

44 Impressoras a laser

45 Impressoras – principais conexões
USB Paralela

46 Plotter Impressoras especiais
Usadas para trabalhos que exigem grande superfície e qualidade: Ex.: Arquitectura, Engenharia, etc.

47 Plotter

48 Compra de um computador
A compra de um computador envolve uma série de decisões. Por isso, convém primeiro: Definir objectivos: para que queremos o computador? Elaborar, em função dos objectivos, uma lista do material a adquirir e das respectivas características (tipo de processador, a velocidade de processamento, a “quantidade” de memória, capacidade do disco rígido) Pesquisar os produtos disponíveis no mercado – na Internet, em revistas de Informática e em lojas de computadores Seleccionar produtos com a melhor relação qualidade/preço Assistência técnica

49 Compra de um computador
Aspectos do hardware a ter em conta: Motherboard Processador RAM Capacidade e velocidade do disco Placa gráfica Placa de som Características do monitor (tamanho maior)

50 Decisões fundamentais na compra de um computador
A velocidade do processador determina a rapidez com que as aplicações funcionam A qualidade da placa gráfica determina a capacidade e o desempenho do computador em aplicações gráficas (jogos, multimédia, etc.) A memória RAM influencia a quantidade de aplicações abertas em simultâneo sem que o desempenho piore drasticamente A rapidez do disco rígido determina a velocidade com que as aplicações se iniciam e gravam dados

51 Compra de um computador Exemplos

52 Exercício Identificar os componentes nesta descrição de um computador:
Intel Core 2 Duo T9300 a 2.6 GHz, 4096 MB RAM, HDD 360 GB 7200 rpm, AMD Radeon HD3650 com 512 MB VRAM, Gravador DVD dual 12x, Monitor LCD 22’’

53 Software São programas ou conjuntos de instruções escritos em diversos linguagens de programação, que determinam a actividade e o comportamento de um sistema informático, desde os dados a serem processados até ao funcionamento de um periférico

54 Software Tipos de Software: Software de Sistema Software de Aplicação

55 Software de Sistema Conjunto de programas fundamentais para o funcionamento do computador Exemplo: Sistema Operativo

56 Sistema Operativo (SO)
O computador é uma máquina complexa É portanto essencial que haja um conjunto de programas fundamentais para o funcionamento do computador (Sistema Operativo) O Sistema Operativo: Serve de “intermediário” entre o utilizador e o sistema Controla todos os dispositivos segundo as ordens do utilizador Fornece serviços para permitir ao utilizador desempenhar as suas tarefas

57 Sistema Operativo – qualidades esperadas
Um sistema operativo deve ser: Seguro Fácil de utilizar Completo Útil Rápido Estável

58 Sistema Operativo Exemplos: Sistemas Operativos
MS-DOS, Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 Linux Mac OS Programas para gestão do hardware (software da ROM da motherboard)

59 Sistemas Operativos – principais empresas

60 Sistema Operativo MS-DOS

61 Sistema Operativo MS Windows 1.01

62 Sistema Operativo MS Windows 2.1

63 Sistema Operativo MS Windows 3.1

64 Sistema Operativo MS Windows 95

65 Sistema Operativo MS Windows 98

66 Sistema Operativo Windows 2000

67 Sistema Operativo Windows XP

68 Sistema Operativo Windows Vista

69 Sistema Operativo Windows 7

70 Sistema Operativo Linux

71 Sistema Operativo Mac OS X

72 Software de aplicação Engloba todos os programas de âmbito específico usado pelos utilizadores para a realização de tarefas Estes programas são designados por aplicações Exemplos: Processadores de texto (MS Word) Apresentações gráficas (MS Powerpoint) Desenho e Tratamento de imagem (CorelDraw, Adobe Photoshop) Programas de navegação na Internet e de correio electrónico (Firefox, Safari, Internet Explorer) Jogos Enciclopédias interactivas (Diciopédia) Antivírus (Norton, Kaspersky, Mcafee)


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