A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS."— Transcrição da apresentação:

1 Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS

2 As perguntas... O que é a tão falada Computação em Nuvem? Como surgiu a Computação em Nuvem?

3 Vamos voltar no tempo... Há décadas atrás existiam nas empresas uma forma centralizada e exclusiva, ou seja, era uma rede apenas interna usada para tráfego de dados e de informações, com o passar dos anos foi percebido a necessidade de se comunicar com outras organizações, sendo essa tarefa muito complexa e cara.

4 Vamos voltar no tempo... Eis que surge a chamada.... INTERNET Uma rede baseada em arranjos horizontais

5 Vamos voltar no tempo... Que nos trouxe uma série de mudanças tecnológicas e consequentemente a redução dos custos de interligação das organizações, padronização dos protocolos de comunicação e a disponibilidade de banda. Daí em diante pode-se evoluir a Computação em Nuvem. Tecnologia de Informação - TI

6

7 Finalmente... O que é a Computação em Nuvem?

8 Também conhecido por...

9 Computação em Nuvem É um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizáveis e acessíveis tais como hardware, software, plataformas de desenvolvimento e serviços.

10 Computação em Nuvem A ideia foi sair do custo capital (capex) para o custo da operação (opex). Os recursos podem serem ajustados de acordo com a necessidade de cada cliente, fazendo com que através deste modelo o cliente pague-pelo-uso.

11 Computação em Nuvem O foco da TI era diminuir os ativos de rede e através de novas tecnologias como a Virtualização, arquiteturas de aplicação, infraestruturas orientadas a redes e tecnologias baseadas na internet, reduzissem os custos do uso de recursos de hardware e software usados para processamento, armazenamento e rede.

12

13 Computação em Nuvem Características essenciais da Computação em Nuvem

14 Computação em Nuvem Serviço sob demanda Funcionalidades computacionais são providas automaticamente sem a interação humana com o provedor de serviço.

15 Computação em Nuvem Amplo acesso aos serviços de rede Os recursos computacionais estarão disponíveis através da internet e são acessados e utilizados por dispositivos móveis, portáteis e computadores, etc.

16 Computação em Nuvem Pooling de recursos Os recursos computacionais (físicos ou virtuais) do provedor do serviço, é utilizados para múltiplos usuários, sendo alocados ou realocados dinamicamente conforme a demanda do cliente.

17 Computação em Nuvem Elasticidade rápida As funcionalidades computacionais devem ser rápidas e elásticas, assim como rapidamente liberadas, o usuário deve ter a impressão de que possui recursos ilimitados, que podem ser adquiridos (comprados) em qualquer quantidade e a qualquer momento.

18 Computação em Nuvem Medição de serviços Os sistemas de gerenciamentos usados, controlam e monitoram os recursos de cada tipo de serviço (armazenamento, processamento e banda). Esse acompanhamento deve ser transparente para o provedor do serviços, assim como para o cliente.

19 Modelos de Serviços Existem três principais modelos de serviços para a Computação em Nuvem:

20 Modelos de Serviços Infraestrutura como um serviço – IaaS O provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente. Nesse caso o usuário não tem o controle da infraestrutura física, através da virtualização o usuário controla os S.O, armazenamento, aplicações instaladas a alguns recursos de rede.

21 Modelos de Serviços Software com um seviço – SaaS As aplicações usadas pelos usuários são hospedadas na nuvem, mas oferecidas pelos provedores de serviços como um serviço local através do Browser. Todo o controle, gerenciamento da rede, S.O., servidores e armazenamento é feito pelo provedor do serviço.

22 Modelos de Serviços Plataforma com um serviço – PaaS O provedor oferece para o desenvolvedor de aplicações uma plataforma para a execução de aplicativos que serão disponibilizados na nuvem. A plataforma oferece um modelo de computação, armazenamento e comunicação para as aplicações.

23 Entendendo melhor... Do ponto de vista da interação entre os três modelos de serviços, a IaaS fornece recursos computacionais, seja hardware ou software, para a PaaS que, por sua vez, fornece recursos, tecnologias, ferramentas para o desenvolvimento e execução dos serviços implementados a serem disponibilizados como SaaS.

24

25 Modelos de Implantação Existem três principais modelos de implantação da Computação em Nuvem que são: Nuvem Privada; Nuvem Pública; Nuvem Híbrida.

26 Nuvem Privada É uma infraestrutura de nuvem operada pela organização do cliente. Os serviços são disponibilizados internamente, ou seja, pela própria organização, não sendo publicamente disponíveis para uso geral

27 Nuvem Pública É um tipo de nuvem que é disponibilizada publicamente através do modelo pague- por-uso. Esses serviços são oferecidos por organizações públicas ou privadas com grande capacidade de processamento e armazenamento de dados.

28 Nuvem Híbrida A infraestrutura da nuvem Híbrida é uma composição das duas nuvens (Privada e Pública) que continuam sendo entidades únicas, porém conectadas através de tecnologias proprietárias ou padronizadas que propiciam a portabilidade de dados e aplicações.

29

30 Benefícios Os possíveis benefícios do uso de um modelo de Computação em Nuvem por organizações são:

31 Benefícios Menores custos de infraestrutura A ideia é pagar pelo uso e a eliminação dos custos capital induz a obter menores custos com infraestrutura.

32 Benefícios Aumento da utilização da infraestrutura A infraestrutura compartilhada e sob demanda passa a ser mais utilizada e permite a redução de custos por parte do provedor.

33 Benefícios Aumento da segurança A infraestrutura centralizada pode melhorar a segurança incluindo as rotinas de backup otimizadas e testadas. (há controvérsias).

34 Benefícios Acesso a aplicações sofisticadas Aplicações consideradas caras podem ser utilizadas no modelo sob demanda

35 Benefícios Economia de energia Redução de custos de energia e refrigeração é possível em uma estrutura centralizada.

36 Benefícios Aumento da produtividade por usuário Os usuários podem utilizar as aplicações de qualquer lugar, o que pode impactar positivamente na produtividade.

37 Benefícios Aumento da confiabilidade A existência de estruturas de contingência quase que obrigatórias na Computação em Nuvem pode melhorar a confiabilidade das aplicações.

38 Benefícios Escalabilidade sob demanda: A organização não precisa projetar a infraestrutura pelo pico. A Computação em nuvem permite alocar recursos sob demanda, tornando a escalabilidade uma realidade.

39 Desafios Existem ainda diversas desafios para a adoção da Computação em Nuvem, os principais seriam:

40 Desafios Falta de conexão: A falta de conectividade na organização ou no provedor do serviço acarretará na paralisação de todos os serviços disponibilizados.

41 Desafios Compatibilidade entre aplicativos Aplicações construídas para a Computação em Nuvem são muitas vezes incompatíveis com outras aplicações já existente.

42 Desafios Dificuldades em obedecer a normas regulatórias A regulação pode limitar o uso da Computação em Nuvem para alguns ambientes.

43 Desafios Segurança inadequada Em muitas situações a segurança é o grande gargalo da Computação em Nuvem. Esta arquitetura, mesmo sendo interessante para diversas aplicações, pode trazer problemas com a segurança.

44

45 Dúvidas


Carregar ppt "Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google