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PublicouJónatas Martim Carvalho Beltrão Alterado mais de 8 anos atrás
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Design Patterns Mediator Projeto de Sistemas de Software Kelly Leal
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© LES/PUC-Rio Sumário Propósito Motivação Aplicabilidade Estrutura Participantes Colaborações Conseqüências Exemplo de Código
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© LES/PUC-Rio Mediator Propósito –Definir um objeto que encapsula como um grupo de objetos interage Promove o desacoplamento Objetos não se referenciam diretamente Permite a variação de suas interações Motivação –Distribuição de comportamento entre objetos da OO –Presença de muitas interconexões dificulta o reuso e a manutenção
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© LES/PUC-Rio Mediator Aplicabilidade –Um conjunto de objetos que se comunica de uma maneira bem definida, porém complexa –Quando o reuso se torna difícil, pois cada objeto referencia muitos outros –Caixas de diálogo em uma interface gráfica Cada componente tem um comportamento específico A alteração de um componente pode modificar o estado de algum outro –O mediador guarda as informações relativas ao comportamento dos componentes da tela
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© LES/PUC-Rio Mediator Estrutura Participantes –Mediator Define a interface de comunicação entre os colegas –ConcreteMediator Implementa os comportamentos dos colegas Conhece e mantém seus colegas –Colleague classes Conhece o seu mediador e se comunica com ele
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© LES/PUC-Rio Mediator Colaborações –Os colegas enviam requisições ao mediador e as recebem destes –O mediador atua como um roteador Conseqüências –Torna mais fácil a manutenção de classes e subclasses –Diminui a dependência entre os colegas, permitindo reuso –Simplifica a comunicação (many-to-many -> one-to-many) –Abstrai como o colegas interagem no sistema, em detrimento do comportamento individual –Centraliza o controle
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© LES/PUC-Rio Mediator
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