A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESTRE DE HARMONIA GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESTRE DE HARMONIA GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL"— Transcrição da apresentação:

1 MESTRE DE HARMONIA GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
PP-1-089 GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de setembro de 2015 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES MESTRE DE HARMONIA

2 O Mestre de Harmonia é um oficial que ocupa o lugar atrás da Coluna “J” , encostado na parede, onde possui instrumentos musicais.

3 A música, hoje em dia, provém de aparelho eletrônico com discos laser; no século passado, o Mestre de Harmonia tocava um instrumento musical, quase sempre um órgão simples.

4 Eram admitidos músicos sob o comando do Mestre de Harmonia, que se apresentavam em quarteto, tocando música de câmara; obviamente, esses músicos eram maçons.

5 A Joia do Mestre de Harmonia é uma Lira.
Não possui no desenvolvimento do Ritual, nenhum encargo senão o de produzir, nos momentos adequados, os sons.

6 Durante a procissão de entrada, o fundo musical constará de uma “Marcha” que cessará no momento em que o Venerável Mestre sobe ao seu Trono.

7 Durante os giros das bolsas de propostas, informações e beneficência, que devem ser executados em silêncio, o fundo musical deverá ser ameno, com melodias que conduzam à meditação.

8 Na abertura do Livro Sagrado a música deve ser vivaz e no momento de ser fechado, o som será suave.
Ainda no fechamento da Loja, quando o Venerável Mestre comanda a saudação final, haverá um fundo musical vibrante com os últimos acordes fortes.

9 No momento da transmissão da Palavra Sagrada, haverá um fundo musical vibrante; e assim na transmissão final.

10 Nas sessões iniciáticas, o fundo musical assume relevo, em especial durante as quatro provas; o Mestre de Harmonia deve selecionar melodias adequadas que auxiliem a imaginação do Candidato e tornem as provas e viagens de certo modo, realistas.

11 Finalmente, ao término dos trabalhos, na saída do Templo, a música deve ser lenta, suave e em surdina, dando a impressão de estar se “apagando”.

12 Toda música de câmara e clássica é adequada; algumas melodias populares, bem selecionadas, que propiciem meditação, podem ser usadas.

13 Vários são os autores maçons antigos e contemporâneos, como Sibelius, que podem ser usados, visto que há dificuldade para a obtenção. O que deve predominar, porém, é a música de Mozart.

14 Entre as seiscentas e tantas partituras, algumas foram dedicadas à Maçonaria como “Abendempfindung” (Sensação de fim-de-dia); “Die ihr des unermemesslichen Weltalls” (Cantata para solo de tenor e acompanhamento de piano); “Dier Zauberflöte” ( A Flauta Mágica); “Eine Kleine Freimaurerkantate” ( Pequena Cantata Maçônica); e “Lasst uns mit verschlungnem Händen” (Entrelacemos nossas mãos).

15 A Flauta Mágica, que é uma ópera, por si só, supriria toda a programação de uma sessão econômica.

16 O Mestre de Harmonia deve ser um irmão que tenha gosto para a música e percepção sensitiva.

17 GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
TEXTO: Autoria desconhecida BIBLIOGRAFIA: CAMINO Rizzardo da. - Ritualística Maçônica. Editora Madras Ltda. São Paulo. SP. FOTOS: Do arquivo do Jura em Prosa e Verso FORMATAÇÃO: Jura em Prosa e Verso MÚSICA: ALFIE – VANESSA WILLIANS


Carregar ppt "MESTRE DE HARMONIA GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google