A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Autor não identificado)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Autor não identificado)"— Transcrição da apresentação:

1 (Autor não identificado)
GRUPO MAÇONARIA UNIDA 25 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES A Iniciação (Autor não identificado)

2 No dia 14 de Julho de 1997, uma segunda-feira, o meu proponente comunica-me (às 14 horas) que seria nessa noite. Ironia do destino, a data significava ela própria a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, e as minhas provas iriam reafirmá-lo precisamente 208 anos depois.

3 Ao entrar fui para uma primeira sala onde uma hora pareceu uma eternidade. Daí para a Câmara das Reflexões segui vendado. O procedimento parecia-me natural, o espaço e a decoração pareceram-me o que imaginara do que tinha lido. Mas a experiência é inalcançável para quem não a tenha vivido.

4 Era um dia complicado, com reuniões e apresentações
Era um dia complicado, com reuniões e apresentações. Não iria ter tempo para jantar. O tempo também não ajudava (uma das maiores trovoadas de que me recordo de ver em Lisboa). No entanto, apesar de tanto stress, eu estava sereno. E quanto mais me aproximava do Palácio Maçónico mais serenava.

5 O tempo e o espaço sofreram a partir daquele momento uma distorção tal que nem fome, nem necessidades fisiológicas, nem a desorientação por falta de referências espaciais afastavam a minha mente da vivência do momento em si. Na Câmara das Reflexões o tempo e o espaço ficaram para trás e o stress desapareceu.

6 Depois de responder a um pequeno questionário fui então levado, vendado, para o templo. Depois de entrar, as únicas sensações a que tinha acesso eram o cheiro a parafina e o som das vozes que me interrogavam.

7 Não me lembro das questões porque não reflecti as respostas, respondi o que pensava naquele preciso momento. As três viagens foram feitas, intercaladas por interrogatórios. Em cada uma fui amadurecendo a própria experiência que estava a viver. Penso que voltei a ter consciência do tempo após a terceira viagem, como se tivesse voltado a aprender essa dimensão.

8 Uma espera quase interminável.
Depois de ter sido retirado do Templo, fiquei à espera... sim, agora uma espera uma vez que o tempo já existia. Uma espera quase interminável. Depois levaram-me de novo ao templo, e nele entrei pela última vez como profano.

9 A Luz... A Luz... A Luz...

10 É um momento que fica impresso na memória aliado a uma enorme emoção
É um momento que fica impresso na memória aliado a uma enorme emoção. É o despertar, é o Big-Bang, é o nascimento, é a saída de uma caverna para a luz do dia, é tudo isto simultaneamente e mais ainda. É sem dúvida muito difícil exprimir o que se sente nesse momento, e já perdi a conta a quantas vezes escrevi e apaguei esta parte do texto. Mal ainda consigo ver e reparo na visão impressionante dos Irmãos todos de espadas apontadas a mim.

11 A pouco e pouco os olhos habituam-se à iluminação, o corpo habitua-se ao Templo e o espírito habitua-se à Loja. O juramento e a entrega dos paramentos de Aprendiz formalizam a integração na Loja. Pela primeira vez senti-me Maçon. Mas o tríplice abraço fraternal dado primeiro pelo Venerável e depois pela totalidade dos Irmãos traz uma nova percepção.

12 O espaço e o tempo são finalmente unidos a uma nova dimensão: a Fraternidade. E esta nova dimensão apenas é compreensível para um Maçon. Não é a fraternidade que se diz de ânimo leve. É uma Fraternidade mais profunda, forte, intensa e ao mesmo tempo terna.

13 Sim, já tinha lido textos acerca da Iniciação, várias vezes até
Sim, já tinha lido textos acerca da Iniciação, várias vezes até... mas como comparar tal leitura com a experiência? Por muitas vezes que se relate esta experiência, apenas ao Iniciado é dado a compreender o que é vivê-la. E mesmo assim cada Irmão vive esse momento de uma forma muito própria.

14 A minha iniciação será recordada até ao final dos meus dias com uma intensidade crescente. Mas penso que por muito que a relate nunca conseguirei transmitir o que de facto senti naquele momento e ainda sinto ao recordá-lo.

15 GRUPO MAÇONARIA UNIDA TEXTO: Sem identificação do autor (Mas parece ser de um Aprendiz Maçom) Fotos: do arquivo do Jura em Prosa e Verso Música: Música de Índios Peruanos (Autoria não identificada) Formatação: Jura em Prosa e Verso


Carregar ppt "(Autor não identificado)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google