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Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso acardoso@catolica-es.edu.br

2 2 O Papel do agente de Mudança “Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio, porque o rio não é mais o mesmo.” (Heráclito (Filósofo da Grécia Antiga, cinco séculos antes de Cristo)

3 3 MUDANÇA ORGANIZACIONAL As Grandes Mudanças do Século XX, as Heranças Deixadas para o Século XXI e o Impacto no Ambiente das Organizações.

4 4 ONDAS DE TRANSFORMAÇÃO Primeira Onda – Agricultura Primeira Onda – Agricultura Segunda Onda – Industrialização Segunda Onda – Industrialização Terceira Onda – Informação Terceira Onda – Informação Quarta Onda – Produtividade Quarta Onda – Produtividade Quinta Onda – Imaginação Quinta Onda – Imaginação

5 5 As Grandes Mudanças do Século XX Década de 10 - Gestão Científica de Taylor e Ford- Linha de produção-controle e reducionismo. Década de 20 a 50 - Consolidação das Grandes Organizações Burocráticas Década de 50 - Bases da Gestão por Qualidade- Preocupação com os clientes- Peter Drucker

6 6 As Grandes Mudanças do Século XX Década de 60 - Bases do Planejamento Décadas de 70 e 80 – O boom japonês da Qualidade Total Décadas de 80 e 90 - Reengenharia - O Grande Mito.

7 7 As Grandes Mudanças do Século XX Década de 90 em diante – Era da Informação/Informática – Capital Intelectual - Diferencial Humano.

8 8 A transição do Século XX para o século XXI ProdutoMercado Comunicação Integração Era Industrial Era Pós-industrial Era da Informação Era do Conhecimento

9 9 A transição do Século XX para o século XXI 1900 1950 1990 – 2005... Comportamento influenciado pela Autoridade (Revolução Industrial) Comportamento influenciado pela Informação Comportamento influenciado pelo Competência Conhecimento e pela Competência

10 10 O atual cenário: um mar de turbulências MUDANÇAS NO CAMPO SOCIAL MUDANÇAS NO CAMPO POLÍTICO MUDANÇAS NO CAMPO ECONÔMICO MUDANÇAS NO CAMPO ORGANIZACIONAL MUDANÇAS NO CAMPO ORGANIZACIONAL VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO MUDANÇAS NO CAMPO DO CONHECIMENTO MUDANÇAS NO CAMPO DA ECOLOGIA MUDANÇAS NO CAMPO ORGANIZACIONAL MUDANÇAS DO CAMPO TECNOLÓGICO MUDANÇAS NO CAMPO GERENCIAL

11 11

12 12 O Atual Momento das Organizações Intuição e Criatividade Foco no Cliente, no Cidadão / Contribuinte Achatamento das Estruturas Organizacionais Interface entre as Áreas Profissionais Trabalhando em TIMES Liderança Educadora

13 13 Repercussão nas Organizações - Valorização do homem como pessoa criativa que gera idéias e soluções; -Que contribui com seu cérebro e não só com seus músculos – centros de soluções; -Alinhamento entre projetos individuais e Organizacionais – flexibilidade e resultados;

14 14 Repercussão nas Organizações - Relação de trabalho baseada na parceria (não chefe-subordinado); -Tecnologia substitui o trabalho pesado e repetitivo; - Mais valor à melhoria qualitativa do que quantitativa – longevidade com qualidade - Trabalho parecido com lazer (levar o prazer para o trabalho)

15 15 Conceitos de Mudança Organizacional

16 16

17 17 Desencadeadores de Mudança Organizacional

18 18 Desencadeadores de Mudança Organizacional De acordo com os autores, os desencadeadores de Mudança Organizacional possuem basicamente duas fontes: – Ambiente externo; – Características da própria Organização.

19 19 Fatores facilitadores ou dificultadores de Mudança Organizacional Existem 5 categorias que podem retardar ou propiciar as mudanças: Características do ambiente organizacional(turbulência, complexidade e competitividade); Características do desempenho organizacional (principalmente seu decréscimo); Característica da gerência organizacional (aspectos de personalidade e crenças);

20 20 Fatores facilitadores ou dificultadores de Mudança Organizacional Características da estratégia organizacional (defensiva ou prospectora); Característica da estrutura organizacional (centralização, padronização, interdependência e especialização).

21 21 Sucesso nas Mudanças Organizacionais Pesquisas realizadas em 1997 em empresas americanas revelaram 5 elementos-chaves responsáveis pelo sucesso nas mudanças organizacionais; – Comprometimento; – Participação ativa do líder; – Mudança na cultura da organização; – Envolvimento ativo dos empregados; – Comunicação efetiva na organização/alinhamento das metas e objetivos da mudança;

22 22 Reação a Mudança Organizacional

23 23 Reação a Mudança Organizacional

24 24 Reação a Mudança Organizacional Pela literatura existente, é fato, que ocorrerá resistências as mudanças organizacionais, porém em graus variados e portanto não é possível criar um receituário que seja capaz de combater todas as reações.

25 25 Reação a Mudança Organizacional O que de fato interessa é a necessidade de alertar ao gestores sobre a necessidade de conhecer os indivíduos e a cultura da organização para planejar o processo de mudanças e saber lidar com as diferentes situações que certamente ocorrerão.

26 26 Para Pereira (1995):

27 O Papel do Agente de Mudança Artigo Mudança Organizacional Vídeo Trabalho ICA I – 50 pontos 27

28 28 Referências


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