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CEM ANOS DE GESTÃO EMPRESARIAL 1908 a 1920 – A GESTÃO CIENTÍFICA: Henry Ford Se Inspirou em Taylor, Provando Ser Possível Especializar as Tarefas, e.

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2 CEM ANOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

3 1908 a 1920 – A GESTÃO CIENTÍFICA: Henry Ford Se Inspirou em Taylor, Provando Ser Possível Especializar as Tarefas, e Decompor a Produção de Automóveis em Gestos Elementares. Dessa Forma, Os Operários Deixaram de Girar Ao Redor do Automóvel e a Cadeia de Produção, Passou a Desfilar em Frente ao Trabalhador. Em 1916, Fayol Apresentou Sua Obra “Produzir Mais é a Prioridade”, Demonstrando Que a Autoridade, a Disciplina e a Hierarquia Eram Importantes Para as Organizações.

4 1920 A 1950 – O TRIUNFO DA ORGANIZAÇÃO A G.M. Supera a Ford Com Modelos Para Cada Segmento. Começa-se a Falar em Marketing e R.H., Mas o Taylorismo Ainda Impera. Pela 1ª Vez a Direção das Organizações Passou a Fixar os Objetivos e a Coordenar as Atividades dos Outros Departamentos. A Produção, a Distribuição, os Preços e a Publicidade se Adaptaram à Nova Estratégia “Voltada Para o Cliente”, Que Deixou “Fora de Moda” o Carro Preto da Ford. Elton Mayo Percebeu Que Pelo Fato de Se Interessarem Por Eles, os Trabalhadores se Motivavam.

5 1950 a 1960 – A Chegada do “Pai” da Gestão Empresarial Os Americanos Introduziram Uma Nova Cultura de Gestão, à Base de Pesquisa, de Venda Horizontal e de Controle Gerencial. Peter Drucker Permitiu às Pessoas Aprenderem a Gerenciar, Criando uma Nova Disciplina no Aprendizado: o Gerenciamento. À Partir Daí Todos Puseram em Prática a “Gestão por Objetivos” e, as Empresas Americanas, Foram as Primeiras a Fixar Objetivos Específicos Para Seus Gerentes. Drucker Afirma Que “Só Há Uma Definição Válida Para o Objetivo de Uma Empresa: Criar um Cliente”.

6 Movimento Pelas Relações Humanas no Trabalho Elton Mayo Percebeu Que a Produção Melhorava Quando os Trabalhadores Acreditavam Que os Gestores se Preocupavam Com Seu Bem-Estar. Douglas McGregor Contribuiu Para o Estudo dos Fatores de Motivação Com a Teoria “X” e “Y”. Abraham Maslow Contribuiu Com a “Pirâmide da Hierarquia das Necessidades Humanas”. Frederick Herzberg Identificou os fatores Higiênicos (ou de Motivação) Como Necessários, Mas Não Suficientes Para Motivar Pessoas.

7 1960 a 1973 – A Obsessão Pelo Planejamento. Apareceu o 1º Hipermercado no Mundo (Carrefour). As Estratégias de Marketing se Multiplicaram e os Profissionais de Venda Se Espalharam Pelas Organizações. Os Computadores Foram Usados Pela 1ª Vez Para Traçarem Planos Financeiros, Auxiliando a Gestão Empresarial. Começou a Época do Gerenciamento do Sistema de Informações, Onde o Planejamento se Infiltrou nas Organizações. Apareceram o “Planejamento Estratégico” e a “Gestão Estratégica”.

8 DOIS REIS PARA O TRONO DO MARKETING Começaram a Aparecer as Primeiras Diferenças Entre Vendas e Marketing. Defendia Que a Preocupação Central das Empresas Deveria Ser “A Satisfação dos Clientes”. Theodore Levitt Defendia Que a Preocupação Central das Empresas Deveria Ser “A Satisfação dos Clientes”. Graças a Philip Kotler o Marketing se Tornou Uma Disciplina Com Conhecimento Próprio, Divulgando Conceitos Como “Segmentação de Mercados”, “Marketing Mix” e “Ciclo de Vida de um Produto”. Para Kotler o Marketing era a “Essência de Qualquer Negócio ”.

9 1973 a 1980 - O Japão Inova Com a “Qualidade Total” Os Japoneses Introduziram o Conceito de “KAIZEN” (Melhoria Contínua). Apareceram o “Just in Time” (Produção,`a Medida das Necessidades), o “Defeito Zero” e o “Estoque Zero”. A Toyota Introduziu o Modelo de “Produção em Fluxos Contínuos” e “Auto-Avaliação da Produção”. Conseqüentemente, o Mundo Presenciou o Aparecimento do Certificado ISO 9000 (Qualidade Total)

10 1980 a 1993 – DA EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA À REENGENHARIA. Período de Grande Instabilidade Empresarial, em Função do “Choque do Petróleo”. Os Especialistas em Estratégia Passaram por “Maus Bocados”, Sem Poderem Planejar a Gestão. Aparece Michael Porter, Difundindo as “Vantagens Competitivas” das Organizações, Que Abrangem Fornecedores, Clientes, Produtos Substitutos e Outras. Tom Peters – Outro especialista – Divulga Que “As Empresas Excelentes São as Que Conseguem Mudar e Melhorar Sempre”.

11 1993 a 1998 – DE DETROIT AO VALE DO SILÍCIO Acabou-se a Velha Estrutura Piramidal e, à Partir Daí, o Cliente Passou a Ser o Rei. As Novas Tecnologias da Informação e Das Comunicações Revolucionaram a Gestão Empresarial e, “Agregar Valor”, Tornou-se a Expressão da Moda. A Informática, Que Suplantou a Indústria Automobilística Como Fonte de Inovação, Coloca as Bases de Dados a Serviço do Cliente. Vive-se a Era do “Downzing”, do “Learning Organization”, do “Empowerment”, do “Coaching” e da Gestão do Conhecimento


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