Lei da Segregação Genética.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Básicos em Genética
Advertisements

Genética I MENDELISMO Prof. JOSE AMARAL/2012.
A primeira Lei de Mendel
Genética 1º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
Os Experimentos de Mendel e a Primeira Lei
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Introdução à Genética É a subdivisão da Biologia responsável pelo estudo da transmissão de características hereditárias Teve como precursor: Gregor Mendel.
Lei de Mendel (Mendelismo)
Primeira Lei de Mendel.
Lisboa, 5 de Janeiro de 2009 PATRIMÓNIO GENÉTICO Sumário Breve revisão de conceitos já abordados: monoibridismo e segregação factorial. Correcção da ficha.
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Hereditariedade 20 Período - UCB.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Genética- 1ª Lei de Mendel 1- Genética estudo da hereditariedade 2- Breve histórico a) 1ª ideias sobre hereditariedade senso comum semelhanças entre pais.
Genética 1º Lei de Mendel.
Genética 1º Lei de Mendel.
Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes. James watson.
Hereditariedade: Transmissão da informação genética
Noções básicas de hereditariedade
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Genética 1º Lei de Mendel.
Genética Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.
OS EXPERIMENTOS DE MENDEL
LEI DA SEGREGAÇÃO GENÉTICA
Genética:. Genética: Genoma:conjunto básico de genes de uma determinada espécie .
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
GENÉTICA MENDELIANA.

Aulão do ENEM PAULO VÍCTOR
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
1ª lei de Mendel Mas porque ervilhas? Fácil cultivo.
Produção e utilização de material didático tipo hipermídia no processo de ensino/aprendizagem de genética em escolas do nível médio As leis de mendel.
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Leis de Mendel (Mendelismo)
Gregor Mendel e seus Modelos de Herança
Genética: 1ª Lei de Mendel
Apresentação de biologia
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
GENÉTICA ANA KARINA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO SUPERIOR EM ENOLOGIA Professora Marielen A. C. da Silva.
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético 1 Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE II)
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
MENDEL - O PAI DA GENÉTICA
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Conceitos fundamentais em genética.
Prof. Eduardo Breviglieri. Gregor Johann Mendel ( ) Propôs em 1865 as leis básicas da herança Hugo de Vries Carl Eric Correns Eric von Tschermark.
Transcrição da apresentação:

Lei da Segregação Genética. A partir de 1900 a Genética começou a existir formalmente, com os estudos de 3 biólogos: o holandês Hugo de Vries (1848 – 1935), o alemão Carl Erich Correns (1864 – 1933) e o austríaco Erich von Tschermark-Seysenegg (1871 – 1962). *Chegaram às mesmas conclusões sobre hereditariedade. Ao pesquisar trabalhos de seus antecessores, descobriram que suas idéias não eram originais; 35 anos antes o monge agostiniano Gregor Johann Mendel (1822 – 1884) havia chegado às mesmas conclusões que eles sobre as leis que regem a herança biológica. Nasceu no vilarejo de Heinzedorf, na Áustria, filho de agricultores pobres, foi para o mosteiro de São Tomás na cidade de Brün para conseguir estudar. Em 1847 ordenou-se padre.

O trabalho de Mendel. - A ervilha como material experimental (ervilha-de-cheiro, Pisum sativum) 1. a facilidade de cultivo; 2. existência de variedades com fácil identificação, pela presença de características marcantes; 3. o ciclo de vida curto, que permite obter várias gerações em pouco tempo; 4. obtenção de descendente férteis no cruzamento de variedades diferentes; 5. a facilidade com que se pode realizar polinização artificial. * A ervilha é uma leguminosa hermafrodita, dentro da quilha, encontram-se as anteras e o estigma.

Características observadas por Mendel em ervilhas

Gerações P, F1 e F2 - P: geração parental, constituída pelas variedades puras em relação a uma característica; - F1: geração híbrida, descendência direta (imediata) do cruzamento da geração parental; - F2: segunda geração híbrida, resultante da autofecundação da primeira geração híbrida (F1). Traços dominantes e traços recessivos: Mendel observou que os indivíduos híbridos da geração F1 eram sempre iguais a um dos pais. Uma das características aparentemente sumia nessa primeira geração. Mas a autofecundação de F1 produzia uma descendência constituída por plantas com as duas características. - A proporção de 3 : 1 na geração F2

Dedução da lei da segregação dos fatores Cada característica hereditária é determinada por fatores, herdados em igual quantidade da mãe e do pai; Os fatores de cada par separam-se (Mendel usou o termo “segregam-se”) quando os indivíduos produzem gametas .

Na autofecundação do híbridos, quatro tipos de encontro dos gametas são possíveis: Óvulo com fator para semente amarela (A) e pólen com fator para semente amarela (A); Óvulo com fator para semente amarela (A) e pólen com fator para semente verde (a); Óvulo com fator para semente verde (a) e pólen com fator para semente amarela (A); Óvulo com fator para semente verde (a) e pólen com fator para semente verde (a). Na situação 1, as sementes serão amarelas puras; nos casos 2 e 3, serão amarelas híbridas; no caso 4, serão verdes. Uma vez que os quatro tipos de encontro de gametas têm a mesma chance de ocorrer, formam-se 3 plantas com sementes amarelas para cada planta de semente verde (3 : 1). Os fatores que condicionam uma característica segregam-se (separam-se) na formação dos gametas; estes, portanto, são puros com relação a cada fator.