OS ÁRABES E O ISLAMISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
ISLAMISMO.
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A Civilização Árabe.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
630 – Retorno a Meca com exército de populações convertidas.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O Império Árabe Localização
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO
Professor Edley
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
Os impérios “esquecidos” pelo ocidente europeu.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
9 Nascimento e expansão do Islã Capítulo
MUÇULMANOS.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
EXTENSÃO MÁXIMA DO IMPÉRIO BIZANTINO (JUSTINIANO)
Alta Idade Média Cap. 1.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Professor Edley
Império Bizantino Império Carolíngeo.
X Expansão Islâmica Reação Católica Muçulmanos Tomam Terra Santa
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Os muçulmanos na Península Ibérica
Aula 10 Civilização Islâmica
Império Árabe.
Os árabes e o.
Os árabes.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
Os Muçulmanos na Península Ibérica
Conteúdo de História – 7º ano Nascimento e expansão do islã (p. 34 a 51) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar o modo de vida na Península Arábica.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
Civilização Árabe Medieval.
Transcrição da apresentação:

OS ÁRABES E O ISLAMISMO

ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA; Situada no sudoeste da Ásia, de Clima quente e seco, com 80% de sua área coberta por desertos. Árabes do Litoral; sedentários, moravam em cidades da costa como Meca e Yatrib e praticavam o comércio Árabes do deserto; Seminômades, chamados de Beduínos que viviam da criação de camelos, cabras, carneiros e saques a cidades

MECA era o principal centro político da Arábia, onde se localizava a CAABA, local das imagens das centenas de divindades árabes e que recebiam milhares de peregrinos anualmente, enriquecendo o comércio com o turismo religioso.

Construção do Estado Árabe se relaciona com a fundação do Islamismo Muhammad Maomé (570-632), Fundador e Profeta do Islã, inicia suas pregações aos 40 anos de idade na cidade de Meca 622 d.c, Fuga de Maomé para Yatrib, hoje chamada de Medina (cidade do profeta). Essa fuga é chamada de HÉGIRA, e marca o início do calendário muçulmano

630, Conquista de MECA e início da expansão Islâmica pela Arábia. 632, Morte de MAOMÉ, e início de uma nova organização política e social conhecida como ESTADO ISLÂMICO de governo teocrático. Esse estado passa a ser governado pelos CALIFAS, que concentravam os poderes religioso, político e militar.

Princípios básicos do Islamismo * Crer em Alá, o Deus único e em Maomé, seu profeta * Fazer cinco orações diárias com o rosto voltado para Meca * Ser generoso com os pobres e dar esmolas * Cumprir o jejum religioso durante o ramadã (mês sagrado) * Peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida

Alcorão, o livro sagrado SUNITAS e XIITAS Os Sunitas são mais conservadores, e defendem que como condição para ocupar o cargo de chefe de estado, o muçulmano (califa) deve possuir virtudes sólidas, como moral, honra e respeito pelas leis, não sendo necessário ser parente de Maomé. Seguem o além do Alcorão, a Suna, um conjunto de pregações do profeta, narrativas curtas. São 85% dos muçulmanos do mundo.

Os Xiitas postulam que a chefia do Estado Islâmico só deve ser exercida por um legítimo descendente de Maomé ou com ele aparentado. São mais radicais correspondem a mais ou menos 15% dos muçulmanos do mundo distribuidos principalmente no Irã, Iraque e Iêmem.

Expansão Árabe: Primeira Etapa 632-661; Período dos Califas eleitos após a morte de Maomé. Conquistaram Pérsia, Palestina, Síria e Egito Segunda Etapa 661-750: Período da dinastia Omíadas. Transferência da capital para Damasco. Conquistas do noroeste da China, norte da África e Península Ibérica. Batalha de Poitiers no reino Franco em 732, onde Carlos Martel barrou o avanço Islâmico.

Terceira Etapa 750-1258 Período da dinastia dos Califas Abássidas, marcado pela ascensão dos persas rumo ao mundo Islâmico. Capital transferida para Bagdá. Conquista da parte sul da Europa na península Itálica. Diversificação econômica nas regiões conquistadas, com a prática da agricultura na produção de trigo, algodão, arroz, linho, cana-de-açúcar, café, oliveira, laranja e outros, além do comércio de diversos produtos pelo Mediterrâneo, Oceano Índico, mar Vermelho e Golfo Pérsico.

Declínio do Império; A partir do século XVII, o poder central é minado com crises internas provocadas em sua maior parte por disputas de poder entre os Califas. No plano externo, os árabes enfrentaram a reação dos povos conquistados, como a Guerra de Reconquista empreendida pelos cristãos contra os muçulmanos.