Investigação de Acidentes 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que foi apenas um susto poderia ser fatal Até quando??? Em 14 Nov 04, por volta de 17h40min, o operador Sidney fazia sua rotina de inspeções e acompanhamentos.
Advertisements

Acidentes com lixadeira COBAFI Cia. Bahiana de Fibras
Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e.
Mãos: Por que é tão importante termos cuidados com elas?
Cicloturismo.
João, 20 anos, natural de Volta Redonda, tentava passar no vestibular para medicina pela terceira vez. Estudava muito, mas começou a se sentir muito cansado.
ÁRVORES DE CAUSAS Buscam-se causas, não responsáveis.
Procedimentos de Segurança
Tente ler sem chorar!!!.
PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS
MÃOS & DEDOS.
Viva melhor no trânsito
SALVAMENTO EM ALTURA.
SMS PETROBRAS.
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
A Moça das Maçãs.
A BONECA.
PARTO RECONHECIMENTO:
A menina mal comportada!
DEUS EXISTE E ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
Podemos fazer a diferença...
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
CATÉC CONSULTORIA E ATENDIMENTO TÉCNICO CATECSP.COM
Um Custo Desnecessário para a Atividade Aérea
a primeira árvore disse:
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
Cuidado com as mãos.
Bem Vindo ao Manual Web Próximo.
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
TEMA TRATADO : USO DO CINTO DE SEGURANÇA.
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro,
QSH (Benomy, 2011) Questionário de suscetibilidade hipnótica Instruções Você vai receber 10 exercícios através dos quais vai poder obter resultados sobre.
Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de.
Abril
O MILAGRE DO CUSTO BAIXO Produção de Velas de Ignição.
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Centro do Rio de Janeiro Terça-feira – 26/02/2008.
Investigação de acidente
Basquetebol.
Gerónimo Stilton- O Fantasma do Metro
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Pressione ENTER para iniciar.
Profª. Maria Helena Carvalho
C ASO 03 Caroline nº18 Felipe nº Germano nº. Radiologia EFHS, 32 ANOS, SOLTEIRO, NATURAL E PROCEDENTE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, CAMINHONEIRO, CATÓLICO,
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
FURADEIRA USO OBRIGATÓRIO DE TODOS OS EPI’S INCLUINDO AVENTAL DE RASPA; USAR SEMPRE BROCAS AFIADAS; USAR A MÁQUINA COM ROTAÇÃO CONTÍNUA SOMENTE QUANDO.
ACIDENTES DE TRAJETO DEFINIÇÃO: É aquele que se verifica “no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela”, ainda que fora do local.
Acidente Radiológico YANANGO, Peru Fevereiro
BATE ESTACA.
Treinamento de uso e conservação de epis
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
NADO CRAWL.
Pá carregadeira / Tratores
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Ligue o som A Vitória Requer Espera Caso só esteja aparecendo este slide, pressione a tecla F5 do seu teclado e aguarde!
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Guia de Uso da Impressora 3D Metamáquina 1.
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
HISTÓRIAS DA VIDA “ Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado.”
Missões – 28/novembro Zimbábue Papias. A professora sorria, enquanto as crianças entravam na classe, na pequena escola de Ensino Fundamental, no campus.
REUNIÃO MENSAL DE SEGURANÇA
Lançamentos e Arremessos
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Escola Municipal Monteiro Lobato
Transcrição da apresentação:

Investigação de Acidentes 2010 OBRAS ENGENHARIA E SONDAGEM Divulgar em DSS Data: 19/05/2010

INFORMAÇÕES GERAIS Com o objetivo de redução dos acidente a Progeo adotou a seguinte conduta: Divulgar todos os acidentes ocorridos nas obras da civil e de sondagem em DSS para todos os colaboradores, evidenciando através de lista de presença de DSS que deverá ser enviada evidência da divulgação para o SESMT Centralizado.

OBRA BRPIÃO 2 Descrição do acidente: No dia 20 de maio o funcionário Thiago Pacheco estava trabalhando projetando concreto com o auxilio do mangote, ao perceber que o mangote havia entupido ele solicitou ao funcionário Zaquel Alves que estava operando a bomba de projetado para desligar o ar. O funcionário Thiago notou que não ia dar tempo e que o mangote iria romper próximo ao canhão. Ele largou o mangote e tentou se afastar, não conseguindo já que estava preso ao cinto de segurança no momento em que estava soltando o talabarte o mangote rompeu próximo ao canhão que atingiu no ombro esquerdo. OBS: NÃO TEM RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Luxação da articulação do ombro esquerdo.

OBRA BRPIÃO 2 – SÃO JOÃO DO PARAISO Descrição do acidente: No dia 6 de maio o injetador Adesio foi desmontar o misturador que no dia anterior apresentou problemas mecânicos com o objetivo de desintupi-lo. O colaborador Ângelo o avisou que entraria dentro do misturador para retirar o excesso de cimento. O Sr. Adesio foi ligar uma das cubas para verificar se o misturador estava funcionando, equivocou-se ligando a chave do disjuntor da cuba onde estava o funcionário. Quando o misturador foi acionado ouviu o grito do funcionário, desligando o misturador imediatamente. OBS: NÃO TEM RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição da lesão: Traumatismo em perna esquerda

OBRA ALEGRIA 4 Descrição do acidente: No dia 29 de abril o sondador Daniel Assis, estava fazendo a perfuração, ao atingir 50 cm, paralisou a operação,para que fosse feito o aperto e desperto do mandril, para continuar a atividade, quando o ajudante Edinael da Costa Almeida, após fazer esta operação,resolveu verificar se o aperto dos parafusos do mandril se estava correto, quando foi reiniciado a perfuração, fazendo com que a chave fosse projetado contra o mesmo, atingindo a sua coxa direita e atingindo sua bolsa escrotal.

Simulação do acidente

DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição da lesão: Trauma em Bolsa Escrotal.

OBRA ALEGRIA 4 – MINA DE APOLO Descrição do acidente: No dia 13 de maio o ajudante de sondagem Edinael da Costa Almeida estava carregando o equipamento (perna do tripé de percussão de 15 KG da praça de sonda para o caminhão FORD- F4000 Placa HEJ 9931BH cor branca, que estava a uma distancia aproximada de 50 metros, quando escorregou na descida , e ao apoiar a mão esquerda no chão fraturou o 3º dedo e prensando o rosto com equipamento no buraco do solo atingindo o lado esquerdo do rosto.

Simulação do acidente Acesso descida da praça trabalho Momento em que o funcionário escorregou devido piso escorregadio

Simulação do acidente Queda funcionário onde o mesmo apoiou a mão fraturando o 3º dedo mão esquerda Queda funcionário sendo prensado com equipamento com o rosto entre o buraco.

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Fratura Falange distal do 3º quirodáctilo

OBRA ALEGRIA 4 Descrição do acidente: No dia 13 de maio o sondador Herculano Mendes pegou a manivela que liga a bomba sucção de água retirou a luva que estava na sua mão esquerda e foi limpar a manivela que estava suja de graxa esqueceu de colocar a luva na mão e neste momento foi acionar a bomba encaixando a manivela no motor da bomba a mesma escapuliu e sua mão bateu na beirada da bandeja de contenção dando corte no 3º dedo da sua mão esquerda.

DESCRIÇÃO DOS DANOS Funcionário retirou a luva e deixou no chão para limpar a manivela da bomba água Segurando a manivela para fazer a limpeza na manivela

DESCRIÇÃO DOS DANOS Momento em que o funcionário estava encaixando a manivela no motor Quando a manivela escapuliu do motor da bomba o funcionário bateu com sua mão esquerda na bandeja de contenção corte no 3º dedo

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Ferimento corto contusa do 3º quirodáctilo

OBRA ALEGRIA 4 Descrição do acidente:

OFICINA MECÂNICA – SEDE Descrição do acidente: No dia 7 de abril o funcionário Jonas executava a manutenção em um equipamento,com o mesmo em funcionamento, ao tentar pegar um parafuso que escorregou indo de encontro às engrenagens o que danificaria seriamente o equipamento, teve a unha do 2º dedo da mão direita arrancada.

Relatório Fotográfico Momento em que o funcionário foi pegar o parafuso

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Perda da unha do 2º quirodáctilo da mão direita

OBRA PROLOBO 4 – PROJETO SALOBO - PARÁ Descrição do acidente: No dia 27 de maio as 10: horas, o sondador Oscar Sá, fazia o arraste da sonda que estava apoiada sobre pranchões que eram usados para nivelar a sonda, como o pé do colaborador estava próximo do prachão ao movimentar a sonda a mesma deslizou sobre o prachão vindo atingir o pé esquerdo do colaborador.

Relatório Fotográfico

Relatório Fotográfico

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Esmagamento de pé esquerdo com fratura de metatarso. Afastamento de 70 dias.

OBRA LINHA 6 – SÃO PAULO Descrição do acidente: No dia 19 de junho as 08 horas e 15 minutos, ajudante de produção Marcos Rogério, estava instalando registro e conexões nas bombas d’agua. Quando foi apertar uma das roscas escapou, fazendo com o colaborador bateu a mão na borda da bandeja de contenção causando corte no terceiro quirodáctilo da mão direita.

Relatório Fotográfico

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Ferida corto – contusa no 3º Quirodáctilo Direito. Afastamento de 7 dias.

OBRA LINHA 4 – RIO DE JANEIRO Descrição do acidente: No dia 18 de junho as 16 horas e 40 minutos, ajudante de produção Mauristonio, estava a direcionar o peso da percussão no momento das batidas, acreditando que já havia finalizado a operação, indo retirar a cabeça guia da haste, quando o peso desceu, vindo de encontro a sua mão, prensando-a contra a cabeça guia da haste, causando corte na palma da mão esquerda.

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Ferida corto – contusa na palma da mão esquerda. Afastamento de 5 dias.

OBRA FERROUS CONGONHAS Descrição do acidente: No dia 14/06 foi feita a desmobilização da barragem 8. Por volta das 15h00min o colaborador Jonathan descarregava o caminhão que continha: barraca de vivencia, caixas de ferramentas, tubos, caixas de amostra vazias e outros. Havia uma alavanca no vão de uma mesa a ser descarregada, como o colaborador que auxiliava Jonathan é mais alto que ele na hora em que puxaram a mesa a alavanca rolou do vão e caiu em cima do pé esquerdo perfurando a botina e fazendo um pequeno corte no 4º dedo.

Relatório Fotográfico Alavanca

Relatório Fotográfico Local lesionado

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Traumatismo e Ferida corto – contusa no quarto dedo do pé esquerdo. sem afastamento

OBRA: BARRAPIRAI Descrição do acidente: agressão física BO 094-00356/2010 Foi relatado pelo Técnico de Segurança Felipe Bastos que no dia 09/06/10, por volta das 09:00 horas, constatou que o colaborador Jorge Fidelis não estava usando equipamento de proteção individual. Que ao orientar Jorge a utilizar os EPI’s, o Felipe foi agredido verbalmente por ele, com xingamentos indo em sua direção. Felipe estava próximo da beirada de um talude e com receio de uma possível agressão do Jorge, ele empurrou-o para que pudesse sair e posicionar-se em local seguro. Jorge reagiu agressivamente e de posse de um pedaço de madeira, jorge atingiu o TST com 03(três) golpes; no ombro esquerdo, no rosto e na cabeça que fazia uso do EPI (capacete). Após os golpes o TST caiu e Jorge continuava agressivo e ameaçador. Por não contar com ajuda de nenhum outro colaborador que estava no local, o TST reagiu para evitar novas agressões, utilizando um martelo que estava no local golpeando Jorge na cabeça que nada sofreu por fazer uso capacete. Foi relatado por Jorge Fidelis Ajudante de Produção que não gostou da forma como Felipe chamou sua atenção pelo fato dele não estar utilizando equipamento de Segurança e que não gostou da forma que foi abordado/agredido pelo TST mediante aos colegas, pegando uma perna de três e o golpeou. Obs. Foi feito o Boletim de Ocorrência o funcionário registrou como acidente do trabalho, abrindo e registrando CAT, que chegou ao conhecimento do SESMT em 05/07/10.

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Trauma em ombro esquerdo Afastamento 30 dias Técnico de Segurança Afastamento do ajudante de produção 03 dias Total de dias perdidos 33 dias

OBRA: CHIADOR Descrição do acidente: No dia 13 de junho, por volta das 01h30min, o funcionário Renan nazáro, ajudante de produção, ao executar a atividade de desenroscar as hastes, feriu- se em membro superior direito (mão), quando o operador acionou a perfuratriz com a chave de grifo ainda encaixada na haste. Obs. O acidente foi omitido por período de 22 dias, quando foi entregue a CAT para o SESMT. O funcionário acidentado foi admitido após a data do acidente.

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Fratura de outros ossos do metacarpo direito Afastamento 60 dias

OBRA: SÃODOMINGOS Descrição do acidente: Acidente de Trânsito No dia 28 de junho, por volta das 08:40 O Téc.Mineração Fabio Ramon Tonelli de Oliveira conduzia o veículo S10 Advantage,placa NJI5537,levando quatro(4) funcionários para a Obra.Ao tentar realizar uma ultrapassagem em uma carreta em faixa contínua,o funcionário percebeu que havia um FIAT UNO vindo em sua direção em alta velocidade,para evitar a colisão com o veículo,Fabio tentou ir para o acostamento,porém o condutor do UNO já havia feito isto com o seu veículo,fazendo com que Fabio retornasse a pista.Ao retornar provocou uma colisão frontal do seu veículo com o veículo FIAT/Siena placa DHH7483.O acidente causou lesões graves ao bebê de três meses Gustavo Kanashiro Dal Medico Bighetti que foi encaminhado ao Hospital de Aguas Claras.A policia rodoviaria foi acionada para tomar as medidas cabíveis para o caso.

Danos materiais veículos, Morte de terceiros, DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição do dano: Danos materiais veículos, Morte de terceiros,

OBRA: PINHEIRAL Descrição do acidente: No dia 28 de junho, por volta das 10:15 horas, a funcionária Elisa Aparecida Batista, estava limpando o banheiro da casa dos encarregados. Quando foi abrir a porta de vidro do box para limpar, o vidro soltou, vindo cair sobre ela. Com isto, ao segurar a porta do Box, esta se quebrou vindo atingir sua mão direita, causando-lhe ferimento na palma da mão direita.

Relatório Fotográfico

Relatório Fotográfico

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Ferida corto - contusa na palma da mão direita Total de dias perdidos 05 dias

OBRA: VILLAHART Descrição do acidente: No dia 05/07/2010 por volta das 11h30min da manhã, o funcionário Amilvam Geraldo de Aquino, que estava executando a atividade de injeção de calda de cimento, ao abrir o retorno da bomba de injeção, o mangote que transporta a calda de cimento estourou, projetando a calda de cimento sobre o funcionário atingindo os seus olhos, no momento do acidente o funcionário não fazia uso do óculos de segurança.

Relatório Fotográfico Setas indicando registros que foram abertos Foto indicando onde a mangote estourou.

Descrição da lesão: DESCRIÇÃO DOS DANOS Irritação ocular; Sem perda de tempo

OBRA: PINHEIRAL Descrição do acidente:

OBRA: PINHEIRAL Obs.: Foi passado o relatório de abalroamento/atropela-mento da MRS, onde o maquinista confirma o relato da testemunha o motorista do caminhão que diz ter gritado e até jogou pedra para chamar a atenção do operador da escavadeira. O encarregado que acompanhava os serviços não era fixado o Sr. Teleno, data da liberação do ASO admissional pela medicina 09/07/10. Encarregado: Teleno Local: KM 1135 Data: 05/07/2010 hora do Acidente: 10hs42min

Relatório Fotografico

Relatório Fotografico

Relatório Fotográfico

DESCRIÇÃO DOS DANOS Danos Materiais; Total de dias perdidos: Sem dias perdidos

OBRA: PINHEIRAL Descrição do acidente: O encarregado Pedro Paulo nos informou que estava auxiliando na montagem de armação da barraca da área de vivência, e uma das peças da parte superior da barraca estava um pouco empenada e difícil de encaixar, quando então ele resolveu pressionar a mesma para que ela se encaixasse. O funcionário se posicionava debaixo da peça quando a mesma se soltou devido a pressão, vindo então atingir seu capacete e conseqüentemente a parte superior do cílio, pois no momento do acidente, o mesmo não utilizava óculos de segurança. Encarregado: Pedro Paulo de Oliveira Moraes Local: Vargem Alegre / V.Redonda Data: 12/07/2010 hora do Acidente: 11hs15min.

Relatório Fotográfico

DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição da Lesão; Ferida corto contusa em parte supra-orbitaria (supercílios) Total de dias perdidos: aguardar definição do Dr. Rodrigo

OBRA: UNBSANTOS Descrição do acidente: O colaborador Genivaldo Ramos dos Santos após o jantar se recolheu para dormir. Depois de algumas horas de sono, teve uma crise de sonambulismo( relatado pelo acidentado que tem estas crises desde criança), ele abriu a janela de seu quarto pulou de em altura aproximada de 6 ( seis) metros, ocasionando fratura tornozelo ( pé direito), fratura no calcanhar ( pé esquerdo) e escoriações no ombro direito. Encarregado: Pio Andrade Local: Rua São Bento, 15 – Santos /SP Data: 07/07/2010 hora do Acidente: 23hs21min.

Relatório Fotográfico

Relatório Fotográfico

DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição da Lesão; Fratura no tornozelo (pé direito), fratura no calcanhar (pé esquerdo) e escoriação no braço Total de dias perdidos: 15 dias Obs. Em reunião entre os setores Segurança do Trabalho e Medicina ficou acordado não será feito abertura de CAT o funcionário será encaminhado ao INSS como B31.

Local:Oficina mecânica escritório Parauapebas /PA

Relatório Fotográfico

Relatório Fotográfico

DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição da Lesão; Fratura do polegar direito em mão direita. Total de dias perdidos: 15 dias

OBRA: PINHEIRAL Descrição do acidente: O funcionário Alberto de Lacerda Custódio, executava a atividade de corte e limpeza de bambu para marcação de Off Set com o auxílio de um facão, quando a lâmina do mesmo se deslizou atingindo seu dedo indicador esquerdo (conforme foto em anexo). O mesmo não fazia uso de luva de segurança a qual lhe foi entregue. Encarregado: Isac de Paula Araújo Local: Vargem Alegre / V.Redonda Data: 22/07/2010 Hora do Acidente: 13:50 horas

Relatório Fotográfico

DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição da Lesão; Corte no indicador da mão esquerda. Total de dias perdidos: 1 dia

OBRA: EB 2 Descrição do acidente: O condutor responsável pelo veículo e qualificado transitava na rodovia AMG 900 (1715) próximo ao km 15 sentido Santo Antonio do Grama/Ponte Nova ao efetuar uma curva, perdeu o controle do veículo se chocando com três arvores (eucalipto) frontalmente ocorrendo o tombamento do veículo em sentido contrario, o mesmo foi arremessado para fora do veículo através da porta dianteira do passageiro sendo empresado entre o veículo e o solo na altura da cintura ocorrendo assim o óbito. Encarregado: Jose Geraldo Local: Santo Antonio do Grama Data: 18/07/2010 Hora do Acidente: 14:00 horas

OBRA: EB 2 Causas do acidente: O colaborador, Zemilton Correia de Queiroz, motorista, neste dia 18/07/2010 (domingo), estava em sua folga, como de costume todos procuram suas atividades particulares, no entanto, segundo testemunhas o Sr. Zemilton se encontrava totalmente alterado por motivo de embriagues, ainda na parte da manhã o mesmo estava lavando o veículo e já estava alcoolizado. No horário do almoço entrou para almoçar e todos perceberam que realmente estava alterado, implicando com alguns companheiros, ofendendo verbalmente, todos procuravam se afastar dele evitando maiores confusão. Num momento em que ele estava mais alterado, alguns companheiros tentou acalmá-lo, o mesmo saiu da casa e foi para rua, testemunhas o viu sair com o veículo e logo nos comunicou, o encarregado, Sr. José Geraldo ligou para o 190 pedindo a apreensão do veículo devido ao estado alcoolizado que se encontrava o condutor e por não ter autorização para sair com o veículo nos dias de folga, no mesmo instante já recebemos a noticia que já havia batido o carro. O técnico de segurança Sr. Madson Siqueira Bahia foi logo para o local do acidente, quando ainda estava a caminho recebeu noticia que o condutor já havia falecido. Segundo testemunhas, o Sr. Zemilton estacionou com o veículo, momentos antes, em seu estabelecimento comercial, subindo no meio-fio quase atropelando uma bicicleta e pediu para vender-lhe uma bebida alcoólica e apresentava fortes sintomas de estar alcoolizado, devido o condutor estar muito alterado, o proprietário do estabelecimento negou a venda, o condutor disse em voz alta que iria “dar uma volta no veículo na BR para esfriar a cabeça”, logo ligaram para a policia narrando o acontecimento, ocorrendo posteriormente o sinistro.

Relatório Fotográfico Curva onde o motorista perdeu o controle da direção A Árvores onde houve a colisão do veiculo frontalmente

Relatório Fotográfico Foto do veiculo

OBRA: Sítio Grande Descrição do acidente: Os colaboradores João da Cruz Nascimento Santos e Sandro Pereira da Silva (acidentado), faziam o transporte  das hastes de perfuração API, cujo o peso é de aproximadamente 25 kilos, do depósito até o cavalete no canteiro de obra (distancia de 20 metros). Cada um segurava uma das extremidade da haste. Ao colocarem a haste no cavalete, o funcionário Sandro que já havia abaixado a extremidade, não percebeu que o João não havia abaixado a outra extremidade, criando uma desestabilização da pilha, vindo a prensar o 3º dedo da mão direita entre a haste que seria colocada no cavalete e a pilha de hastes. Encarregado: Domingos Rodrigues Local: Sitio Grande Data: 30/07/2010 Hora do Acidente: 17:50 horas

Relatório Fotográfico Simulação da ocorrência

DESCRIÇÃO DOS DANOS Descrição da Lesão; Fratura extremidade distal do 3º quirodáctilo da mão direita. Total de dias perdidos: 20 dias