UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Ministério da compaixão
Advertisements

Prontos para falar I Pedro estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós..
Joani Alves Ferreira Júnior
Encaminhamento para o AGIR
Formação de Pregadores
Em busca da ovelha perdida. Jo
Formação de Mensageiro(a)
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
TEMA: O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Tríduo em louvor á São João Batista
O Chamado.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
TEMA: O QUERIGMA HOJE 2ª PARTE O MÉTODO
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Espiritualidade do Catequista
Bíblia, Palavra que transforma.
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Fundamentos da Pregação Bíblica Pentecostal
IGREJABATISTABRASILERIA
EVANGELISMO PÚBLICO.
Consagração da Vida Ministerial
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
A Voz de Deus.
Fala com Autoridade.
O Coração de um Líder.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
O Profeta.
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
A verdadeira conversão
A Paz do Senhor! Estamos na 6ª lição da revista VIDA CRISTÃ VITORIOSA, 1º Trimestre de 2013, comentada pelo Pastor Silvano Doblinski. O tema da semana.
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
LIÇÃO 1 - E DEU DONS AOS HOMENS
LIÇÃO 5 - DONS DE ELOCUÇÃO
IGREJA CRISTÃ MARANATA
“Provem, e vejam como o Senhor é bom.” Salmo 34.8a NTLH
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Mateus Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei.
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Reunião de Ministros 08/10/2011.
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado.
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO SERGIPE 2015
As Quatro Áreas do Treinamento Ministerial
Testemunhas.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a Palavra de Deus: ela é, verdadeiramente, o centro.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
O Chamado.
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
Formação Rhema e Tema.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
A Mística do Ciclo Pascal. Cristo Ressuscitou, Aleluia!!! A Vida tem a última palavra!!! Somos chamados a viver nesta mística, somos chamados a anunciar.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Transcrição da apresentação:

UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA

Quando a pregação é inspirada pelo Espírito Santo, ou seja, quando o pregador buscou na intimidade com Deus o direcionamento, as moções proféticas para a pregação, fica evidente, a efusão do Espírito Santo através de seus dons. Assim, quando falamos de pregador no Grupo de Oração da RCC, referimo-nos certamente a um arauto, um mensageiro que se abre aos dons carismáticos para acolher a revelação da mensagem a ser proclamada. I Cor 12,1-11

Considerando os carismas manifestados na RCC, tornam-se evidentes o carisma da Profecia e os de revelação, Ciência e Sabedoria. Esses dons farão parte de todo o processo de escuta, roteirização e proclamação(verbalização) da pregação. Outros também estão presentes e são importantes, de modo especial, no decorrer da proclamação, são eles os dons de poder: Fé, milagres e cura.

Carisma da Profecia na pregação querigmática I Cor 14,3 ´´Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los.´´ O carisma da profecia se destaca de um modo muito especial no pregador, a ponto deste, poder ser identificado como profeta. Certamente, de todos os carismas este deve ser o mais evidente e importante para a assembleia. O pregador, na condição de profeta e portador de uma profecia, fala em nome de Deus àquela comunidade, pois o Senhor tocou os seus lábios para com a pregação.

O carisma da profecia também pode ser considerado um dom de revelação, pois dá a conhecer aos homens o que ele não poderia descobrir por suas próprias forças. São Paulo em I Cor 14,1, refere-se a profecia como o melhor carisma e desta forma convida a comunidade de Coríntios a aspirar o dom, pois os profetas falavam em nome do Senhor.

Se o pregador é aberto a esse dom do Espírito, sua pregação como um todo será profética. Quando está preparando a mensagem, o pregador acolhe a profecia, pois Deus deseja revelar-lhe o que anseia comunicar aos seus filhos. Esta profecia norteará a pregação, por meio dela, o Senhor irá comunicar algo especial a comunidade. Para que a proclamação da Palavra de Deus seja eficaz, é necessário que ela se faça com força impactante da profecia!

A pregação profética é confirmada pela comunidade A pregação profética é confirmada pela comunidade. Muito comum será após escutar a Palavra de Deus e acolhê-la em sua vida, permitindo que o Espírito Santo faça germinar a semente do Evangelho, um ouvinte testemunhar: `` Esta pregação foi para mim! Deus falou comigo através dela! Ou ainda: Você falou tudo o que eu precisava ouvir do Senhor!

Carisma de ciência na pregação querigmática A respeito deste carisma as Sagradas Escrituras nos dão um exemplo que nos permite reconhecer a Palavra de ciência para o exercício do Ministério de Pregação. Atos 10,1-33 O dom de ciência corresponde a uma revelação de Deus a fim de que o pregador possa diagnosticar e conhecer a que realidade espiritual ou temporal Deus deseja revelar-se.

Este carisma se manifesta revelando ao pregador as palavras necessárias para que a mensagem evangélica penetre a realidade do ouvinte que seriam impossíveis de se adquirir humanamente.

Carisma de sabedoria na pregação querigmática O carisma de sabedoria, tal como os demais, pode ser exercido pelo pregador tanto na escuta e preparação da pregação como durante sua realização. Não basta somente acolher a profecia, ter o conhecimento a respeito do momento vivido pela assembleia, é necessária também a sabedoria para transmitir a mensagem revelada, para ensinar e explicar a fim de que os ouvintes compreendam. Sab 9,1-6

As assembleias de oração da RCC costumam ser composta por pessoas dos mais diversos níveis de escolaridade, diferentes profissões, diversas idades e diferentes classes sociais. O pregador não pode correr o risco de se preparar apenas com uma linguagem que chegue facilmente a um público específico.

O carisma da sabedoria responde ao diagnóstico revelado pelo dom de ciência, possibilitando ao pregador a palavra, frase, atitude ou ação, a fim de que as pessoas percebam a verdade que antes não conheciam e iluminando a pregação.

Carisma de poder na pregação querigmática Lucas 9, 1-2.6 Anunciar o Evangelho requer instrumentos que manifestem a glória de Deus. Assim, os carismas são graças do Espírito Santo, que, direta ou indiretamente, tem uma utilidade eclesial, pois são ordenados à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo. Os dons de Fé, Milagres e Cura colaboram com a pregação confirmando o poder da proclamação da Boa Nova de Cristo Jesus.

A fé carismática age de forma que o pregador é animado pela fé em Cristo e sua Palavra e a comunica com entusiasmo. Esta fé traz certeza dos frutos da pregação, da ação de Deus através das Escrituras na vida das pessoas. O Papa João Paulo II na Encíclica Redemptoris Missio destacou que o ``Anúncio é animado pela fé. Se o querigma suscita a fé, o dom carismático, vivenciado pelo pregador, traz a certeza de que a pregação será um forte e poderoso instrumento de conversão e salvação de vidas. Esse carisma provocará e implicará a manifestação dos demais dons de poder. A fé é a chave que abre a porta para que o Espírito Santo entre e comece a agir, um abandono total em Deus``

Os carismas de Cura e Milagres também podem e devem ser exercidos pelo pregação, na oração que se segue à pregação, pois pregação é pregação e oração por cura, por milagre é oração. O pregador deve ter consciência disso para não comprometer o anúncio da Palavra de Deus em detrimento do exercício destes carismas. Quando aberto a estes dons, o pregador corre o risco de supervalorizá-lo e menosprezar a mensagem que Deus lhe revelou e que deseja comunicar ao seu povo.

Os carismas enriquecem a mensagem, confirmam seu poder Os carismas enriquecem a mensagem, confirmam seu poder. Contudo a fé carismática garante a eficácia da pregação por si só sem comprometer seu fim último, o anúncio, quando inspirada pelo Espírito Santo. A nós, discípulos destes tempos e pregadores desta hora, pela graça da efusão do Espírito, somos enviados a pregar o Reino, curar e realizar milagres em nome de Jesus.