ELEMENTOS DA ORAÇÃO As Funções Sintáticas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Tipos de sujeito.
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Termos Integrantes da Oração
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Frase: tipos e Polaridade
Português Professora: Pollyanna Mattos Professora Pollyanna Mattos 1.
Frase: constituintes da frase e funções sintáticas
Olá, Boa tarde! Eu sou o Funções Sintácticas, mais conhecido por FS. Hoje, vou explicar- -vos como se faz a análise sintáctica de uma frase. Espero que.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Orações Subordinadas Substantivas
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Gramática da Sapatilha
Avaliação de Gramática
Análise Sintática.
PREDICAÇÃO VERBAL.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
SINTAXE: Funções sintácticas internas ao grupo verbal
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
FUNÇÕES SINTÁTICAS.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS.
Sintaxe.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PREDICAÇÃO VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Análise Sintática Parte 2.
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
João andava de bicicleta.
Transitividade Verbal
Classes abertas de palavras
Representação do sujeito:
Funções sintáticas Porto Editora.
Profª Adriana Paula Chaves
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Dicionário Terminológico
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Elementos da oração Funções sintácticas
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
EXERCÍCIOS Funções Sintáticas.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Elementos da oração As Funções Sintácticas que andam de boca em boca.
Resumo Assuntos estudados
Funções sintáticas.
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Funções sintáticas.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

ELEMENTOS DA ORAÇÃO As Funções Sintáticas

sujeito predicado Fundamentais Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente sujeito predicado Fundamentais Verbal Nominal

Complementos do verbo Complemento Oblíquo Complementares Complementos Complemento Direto Predicativo do complemento direto Complemento Indireto Agente da passiva Complementos do verbo de tempo de lugar de modo de causa de fim Etc. Complementos circunstanciais Complemento Oblíquo Complementares Aposto Complemento Determinativo Atributo Vocativo Predicativo do Sujeito Complementos do nome

Tipos de sujeito Simples: Aquele homem lia o jornal. Sujeito designa o ser ou o objecto sobre o qual se afirma ou nega alguma coisa. Tipos de sujeito Simples: Aquele homem lia o jornal. Eles liam o jornal. Composto: As plantas tal como as pessoas necessitam de carinho. Os rapazes e as raparigas fazem parte da mesma equipa. Subentendido: Gritaram. (subentende-se que eles gritaram) Indeterminado: Notou-se uma grande diferença desde que o diretor lhe falou. (não se sabe quem) Inexistente: Assim aconteceu Havia muitos com receio. Ontem choveu.

É constituído por um verbo de significação definida, isto é, que só por si pode constituir predicado. O predicado é composto pelo verbo e pelos seus complementos: direto, indireto, predicativo do complemento direto e agente da passiva (se houver).

Tipos de predicado Predicado Verbal Exemplos: Maria adormeceu. Maria deixou descair a mão sobre o colo. O treinador deu uma ordem à sua equipa naquele instante. A ordem foi dada pelo treinador aos seus jogadores.

Complemento direto O quê? É a palavra ou palavras que designam o objeto sobre o qual recai diretamente a ação significada pelo verbo. O quê? A avó tecia uma manta. A equipa adversária atacou o Castrense naquele momento. Adoravam aquele ídolo.

Predicativo do complemento direto Alguns verbos pedem, além do complemento direto, uma palavra ou expressão equivalente que, completando a sua significação, qualifica aquele complemento. Joana encontrou o irmão pensativo. Considerava tudo em volta uma diversão. A saber: Verbos que podem pedir predicativo do complemento direto: achar; declarar; chamar; denominar; considerar; tornar… nomear;

Exemplos: A quem? Complemento indireto É a palavra ou expressão que designa a pessoa ou coisa sobre a qual indirectamente recai a acção expressa pelo verbo. Exemplos: A quem? Todos os jogadores obedeciam ao treinador. Disse aos seus homens para manterem a calma. Não lhe permitiu jogar.

Predicado Nominal A saber: É constituído por um verbo copulativo ou de significação indefinida, isto é, que necessita de ser acompanhado de um nome, um pronome ,um adjetivo, um advérbio, que referindo-se ao sujeito, completa a sua significação. . João era o ajudante. . Os automobilistas pareciam irritados. . Mário estava receoso. A saber: Verbos Copulativos: ser; lembrar; estar; ficar; parecer; permanecer continuar; aparecer, etc

Predicativo do sujeito É a função sintática desempenhada pela palavra ou expressão que se junta aos verbos copulativos ou de significação indefinida. Exemplos: Aquele monumento era magnífico. Os rapazes ficaram, naquele momento, espantados e assustados.

Complemento Oblíquo (designa uma circunstância ocasional da acção do verbo) de modo : O PSP comunicou imediatamente a ocorrência. de lugar: Uma multidão estava assustada na avenida. de fim: O comissário deu ordens para os deter. de tempo: Passados alguns minutos chegou à meta. de companhia: O assaltante com a sua quadrilha escondeu-se na pastelaria. de meio: As tropas chegaram de blindado. de causa: Fugiram de medo.

Atributo É o adjetivo que se junta imediatamente ao nome para o qualificar. Exemplos: Já os briosos homens da polícia corriam a bom correr. Estabeleceu um cordial contato com gente muçulmana, agitando um lenço branco.

Aposto É o nome (ou expressão equivalente) que se junta a outro nome para lhe acrescentar alguma informação. Exemplo: Francisco, o comandante, viu o fogo desaparecer diante dos seus olhos e decidiu voltar com os seus homens, os corajosos bombeiros.

Exemplos: Agente da passiva É o complemento que indica o responsável pela prática da acção na forma passiva das frases. O nome que designa o agente vem, geralmente, regido da preposição por. Exemplos: O primeiro ataque foi lançado pelo camionista. Os automóveis eram conduzidos pelos homens do século XX.

Complemento determinativo É o complemento introduzido pela preposição de, que acrescenta alguma indicação ao nome que o precede. Exemplo: Os homens do capitão acompanharam-no na aproximação de reconhecimento

Vocativo É o complemento que designa o nome da pessoa, animal ou coisa personificada, a quem nos dirigimos. Exemplos: – Ó André, gostaste desta história? - Gostei, Mariana.