Gramática em Acção Maria José Peixoto Isabel Castiajo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

As palavras QUE e SE Funções e emprego
Orações Subordinadas Substantivas.
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Profa. Eugenia Fernandes
Português Professora Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
Orações Subordinadas Adverbiais
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações subordinadas adverbiais
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Ela faltou porque estava doente.
Orações Subordinadas Adverbiais
Classificações das conjunções
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
SINTAXE: Funções sintácticas internas ao grupo verbal
Orações Subordinadas Adverbiais
FUNÇÕES SINTÁTICAS.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS.
Coordenação e subordinação
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
DISCIPLINA: Português
CONJUNÇÃO.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Sintaxe I – constituintes da frase e funções sintáticas
Ponto 3 Sintaxe e Semântica (Sintaxe)
Conjunção.
Classes abertas de palavras
Representação do sujeito:
Termos Linguísticos Frases Subordinadas
Funções sintáticas Porto Editora.
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Orações Reduzidas.
Dicionário Terminológico
Dicionário Terminológico
Classificação das orações
Sintaxe.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Elementos da oração Funções sintácticas
Português 8º ano Versão Actualizada
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
Orações Subordinadas Adverbiais
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Orações subordinadas adverbiais
Coordenação e subordinação
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
Período Composto por Subordinação
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Conto Contigo 8 Conceição M. Neto, Laura Guimarães, Olga Brochado, R. M. Amaral, Susana Nunes.
Funções sintáticas.
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Funções sintáticas.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.
Transcrição da apresentação:

Gramática em Acção Maria José Peixoto Isabel Castiajo

Constituintes da frase GN (núcleo do grupo nominal – nome) GV (núcleo do grupo verbal – verbo) GAdj (núcleo do grupo adjectival – adjectivo) GAdv (núcleo do grupo adverbial – advérbio) GPrep (núcleo do grupo preposicional – preposição) GFr (núcleo do grupo frásico – frase)

1.1. Grupo nominal Choveu ontem. O João está em casa. / Ele está em casa. Isso está muito mal explicado. O Mário e a Maria estavam muito mal dispostos na cerimónia. 1. Estrutura da Frase O João adormeceu. O João comeu lampreia em Gondomar. O João deu um presente à Maria no Dia dos Namorados. O discurso do Presidente agradou à Maria. O João disse que o discurso foi uma seca Grupo verbal

A tomada de posse foi muito concorrida. As senhoras presentes vestiam fatos muito elegantes.. 1. Estrutura da Frase A Maria come bem / perto do emprego Grupo adjectival 1.4. Grupo adverbial

O João foi a Londres. Duvido de pessoas demasiado simpáticas. 1. Estrutura da Frase O fato que vi na montra é muito caro. O Presidente, que não se mostra muito emotivo, comove-se com os netos. É muito provável que nós tenhamos de apertar mais o cinto Grupo preposicional 1.6. Grupo frásico

a) Nucleares / essenciais 1. Estrutura da Frase b) Não central. Sujeito. Predicado. Predicativo do Sujeito. Predicativo do C. Directo. Complementos- directo - indirecto - oblíquo - agente da passiva. Vocativo

c) Acessórias / opcionais 1. Estrutura da Frase d) Internas (ao GN, GAdj, GPrep, GAdv). Modificadores. Complemento. Modificador

2. Funções sintácticas Com Textos, 279

2. Funções sintácticas Com Textos, 279

2. Funções sintácticas Com Textos, 279

2. Funções sintácticas Com Textos, 280 O modificador é uma função sintáctica acessória / facultativa uma vez que é exercida por um elemento que não é considerado essencial ou nuclear, isto é, que não é requerido pelo núcleo do grupo de palavras de que faz parte. Trata-se de um constituinte facultativo, acessório desse grupo. A sua classificação decorre da forma como é constituído, podendo comparecer em diferentes grupos. MODIFICADOR

2. Funções sintácticas Com Textos, 280 (1) Modificadores associados a operações semânticas de quantificação (daí o recurso aos advérbios de quantificação sublinhados)

2. Funções sintácticas Com Textos, 280

2. Funções sintácticas Com Textos, 280 (2) Ao contrário dos modificadores que afectam toda a frase, os modificadores do grupo verbal (que integram o predicado) admitem o teste da interrogação e o da negação (ex.: É sábado que vou ultimar os preparativos para a viagem? / Não sábado, mas domingo, vou ultimar os preparativos para a viagem). Daí os modificadores do grupo verbal serem encarados como adjuntos, contrariamente aos primeiros, tomados como disjuntos (3) Não obstante a forma de nome, assume valor similar a grupo preposicional (No sábado, vou ultimar…) (4) Não obstante a forma de adjectivo, assume valor de advérbio (partir triste > partir tristemente)

2. Funções sintácticas Com Textos, 280

2. Funções sintácticas Com Textos, 280

2. Funções sintácticas Com Textos, 280

Os quadros de Júlio Resende são peças admiráveis. A invasão da Polónia pelos nazis iniciou formalmente a Segunda Grande Guerra. A invasão nazi da Polónia… Preferes esta mesa oval ou aquela mesa redonda? O presidente português reside em Belém. O presidente português da UE tem sido muito contestado. Complemento do NomeModificador do Nome 2. Funções sintácticas

Com Textos, 280

Aspectos estruturantes Distinção constituinte sintáctico / função sintáctica Distinção complemento / modificador Distinção entre aposição / restrição Contemplação dos argumentos requeridos pelo núcleo (cf. comprar – quem compra, compra alguma coisa a alguém…)

Sujeito Funcões sintácticas_Actividades a) Em “Traga-me dois cafés”, o sujeito é nulo subentendido b) O sujeito da frase “O Xavier e o Bruno estão felizes” é composto c) Na frase “As professores falam demais” temos um sujeito composto d) Na afirmação “Fala-se muito do aumento dos preços”, o sujeito é nulo expletivo e) Em “Ontem choveu torrencialmente”, surge um sujeito nulo indeterminado f) Em “Quem espera sempre alcança” ocorre um sujeito simples g) Na frase “Fomos atendidos tardiamente”, o sujeito é nulo subentendido h) A frase “Quem luta e quem trabalha sempre alcança” apresenta um sujeito composto 1 - Assinale as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F). 2 - Corrija as afirmações falsas.

Predicado Funções sintácticas_Actividades 1 - Sublinhe o predicado nas frases que se seguem: 2 - Distinga os complementos obrigatórios e os modificadores. a) Aquela jovem indicou, felizmente, o caminho correcto ao turista. b) Os alunos colocaram os livros na estante.. c) Comprámos a nova edição de Os Maias na Bertrand. d) Falei com todos os colegas novos. e) O António acha a situação irreversível. f) Os veraneantes regressaram de férias. g) As actividades do livro ficaram prontas. h) Fomos puxados pelo vento. i) Ficamos entusiasmados. j) Os ministros responderam às questões dos deputados. k) As estruturas sindicais consideram a ministra intolerante. 3 - Classifique o tipo de complementos utilizados nas frases anteriores.

Complementos internos ao grupo nominal Funções sintácticas_Actividades 1 - Distinga, nas frases que se seguem, os complementos do nome e os modificadores, assinalando CN e MN, respectivamente. a) A reconstrução do prédio azul foi adiada. b) A foto do meu filho está guardada. c) Vieram metade dos concorrentes. d) O desejo de viver tornou-se constante. e) A procura de uma resposta norteou a sua conduta. f) Fechámos os armários da sala que estavam abertos. g) O rapaz loiro é porteiro do hotel. h) Aquela criatura, magra e esquálida, não respondeu à questão do juiz. i) A jovem, que chegou atrasada, fez metade do teste.

Sujeito c) Na frase “As professores falam demais” temos um sujeito simples. d) Na afirmação “Fala-se muito do aumento dos preços”, o sujeito é nulo indeterminado. e) Em “Ontem choveu torrencialmente”, surge um sujeito nulo expletivo.. a) Em “Traga-me dois cafés”, o sujeito é nulo subentendido V b) O sujeito da frase “O Xavier e o Bruno estão felizes” é composto V c) Na frase “As professores falam demais” temos um sujeito composto F d) Na afirmação “Fala-se muito do aumento dos preços”, o sujeito é nulo expletivo F e) Em “Ontem choveu torrencialmente”, surge um sujeito nulo indeterminado F f) Em “Quem espera sempre alcança” ocorre um sujeito simples V g) Na frase “Fomos atendidos tardiamente”, o sujeito é nulo subentendido V h) A frase “Quem luta e quem trabalha sempre alcança” apresenta um sujeito composto V Funções sintácticas_Correcção das Actividades

Predicado 1 - Sublinhe o predicado nas frases que se seguem: a) Aquela jovem indicou, felizmente, o caminho correcto ao turista. b) Os alunos colocaram os livros nas estantes. c) Comprámos a nova edição de Os Maias na Bertrand. d) Falei com todos os colegas novos. e) O António acha a situação irreversível. f) Os veraneantes regressaram de férias. g) As actividades do livro ficaram prontas. h) Fomos puxados pelo vento. i) Ficamos entusiasmados. j) Os ministros responderam às questões dos deputados. k) As estruturas sindicais consideram a ministra intolerante. Funções sintácticas_Correcção das Actividades

Predicado (Mod.) a)Aquela jovem indicou, felizmente, o caminho correcto ao turista. Mod. Frásico C. D C. Ind b)Os alunos colocaram os livros na estante. C. D C. Obl. (Mod.) ( C. nome) c)Comprámos a nova edição de Os Maias na Bertrand. C. D Mod. (Mod.) d)Falei com todos os colegas novos. C. Obl. 2/3 - Distinga e classifique os complementos obrigatórios e os modificadores. Funções sintácticas_Correcção das Actividades

Predicado e) O António acha a situação irreversível. C. D Pred. C. D f) Os veraneantes regressaram de férias. C. Obl g)As actividades do livro ficaram prontas. Pred. Suj. h) Fomos puxados pelo vento. C. A. Pass. i) Ficamos entusiasmados. Pred. Suj 2/3 - Distinga e classifique os complementos obrigatórios e os modificadores. Funções sintácticas_Correcção das Actividades

Predicado (C. nome) j) Os ministros responderam às questões dos deputados. C. Obl. k) As estruturas sindicais consideram a ministra intolerante. C.D Pred. C. D. 2/3 - Distinga e classifique os complementos obrigatórios e os modificadores. Funções sintácticas_Correcção das Actividades

Complementos internos ao grupo nominal 1 - Distinga, nas frases que se seguem, os complementos do nome e os modificadores, assinalando CN e MN, respectivamente. a)A reconstrução do prédio azul foi adiada. C. nome Mod. Rest. b)A foto do meu filho está guardada. C. nome c)Vieram metade dos concorrentes. C. nome d)O desejo de viver tornou-se constante. C. nome e)A procura de uma resposta norteou a sua conduta. C. nome f)Fechámos os armários da sala que estavam abertos. Mod. Rest. Mod. Rest. Funções sintácticas_Correcção das Actividades

Complementos internos ao grupo nominal 1 - Distinga, nas frases que se seguem, os complementos do nome e os modificadores, assinalando CN e MN, respectivamente. g) O rapaz loiro é porteiro do hotel. Mod. Rest. C. nome h)Aquela criatura, magra e esquálida, não respondeu à questão do juiz. Mod. Apos. C. nome i)A jovem, que chegou atrasada, fez metade do teste. Mod. Apos. C. nome Funções sintácticas_Correcção das Actividades

Frase Simples – Frase com um único verbo principal ou copulativo. Frase Complexa – Frase com mais do que um verbo principal ou copulativo, ou seja, frase com mais do que uma oração. 3. Frase Simples / Frase Complexa Outros PerCursos, Bloco Gramatical

3.1. Orações coordenadas A oração coordenada está contida numa frase complexa, não mantendo uma relação de subordinação sintáctica com a(s) frase(s) ou oração(ões) com que se combina. Assim, distingue-se, tipicamente, das orações subordinadas por não poder ser anteposta. Coordenação. Binária: O Mário foi ao Parlamento e levou a Maria. A Maria disse que o João é muito seu amigo e que lhe dá muitos presentes.. Múltipla: A Maria soube que o João tem faltado ao emprego, que o chefe está muito aborrecido e que o despedimento pode estar para breve. O João foi ao café, a Maria lavou a louça, o menino viu o Pokemon e o avô adormeceu.

3.1. Orações coordenadas Designação da oração coordenada Conjunções /marcadores discursivos SentidoExemplificação Copulativa / Aditiva e, nem, nem … nem, não só …mas também, não só … como (também), tanto… como Adição (positiva ou negativa) Acabei de ler o livro e agora vou fazer uma ficha de leitura. Adversativamas, contudo, todavia, porém, no entanto Oposição, contrasteGostei do Sermão de Santo António aos Peixes, mas prefiro Os Maias. Conclusivapois, portanto, logo, assim, por conseguinte, por consequência, por isso ConclusãoEstou atento nas aulas, logo não receio os momentos de avaliação. Disjuntivaou, ou …ou, quer …quer, seja …seja, ora …ora Alternativa, outra possibilidade Fazemos o trabalho logo à tarde ou encontramo-nos no fim-de- semana. ExplicativapoisJustificação, explicaçãoA vela continuava acesa, pois Carlos não conseguia dormir. Outros PerCursos, Bloco Gramatical

Subordinante – corresponde à palavra, constituinte ou frase de que depende a subordinada. Subordinada – Oração que desempenha uma função sintáctica na frase em que se encontra. De acordo com a função sintáctica que desempenha, ela pode ser: adverbial, substantiva e adjectiva Orações subordinadas

4.1 Frase finita 4.2 Frase não finita O Pedro passou o feriado na aldeia. Gerundiva: Tendo perdido as eleições, o Manuel dedicou-se à caça. Infinitiva: O João resolveu ir ao futebol. Participial: Corrigidos os testes, o professor descansou um pouco Orações subordinadas

Orações subordinadas adverbiais – funcionam como modificador da frase ou do grupo verbal. Designação da oração subordinada adverbial Conjunções /marcadores discursivos SentidoExemplificação Causal (pode ser finita ou não finita) porque, que, como, dado, dado que, uma vez que, visto que, pois, já que Causa, motivo, razão Como não definimos as horas, desencontrámo- nos. Desencontrámo-nos, porque não definimos as horas. Temporal (pode ser finita ou não finita) quando, enquanto, apenas, mal, logo que, depois de/que, antes de/que, até que, sempre que, todas as vezes que, agora que, cada vez que, assim que TempoAssim que terminar o trabalho de Física e Química, vou dedicar-me ao de Português. Final (pode ser finita ou não finita) para, para que, que, com a finalidade /o objectivo de, de modo a/que, de forma a que a fim de (que), de maneira a (que) Finalidade, objectivo, propósito A professora assinalou-me os erros, para, futuramente, não os cometer. Condicional (pode ser finita ou não finita) se, caso, desde que, contanto que, salvo se, a menos que, a não ser que Condição, hipótese Desde que cumpras o que prometeste, eu aceito a proposta Orações subordinadas

Orações subordinadas adverbiais – funcionam como modificador da frase ou do grupo verbal. Designação da oração subordinada adverbial Conjunções /marcadores discursivos SentidoExemplificação Concessiva (pode ser finita ou não finita) embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que/se, posto que, se bem que, por mais que, por menos que ContrasteEmbora não concorde com o teu ponto de vista, aceito a tua opinião. Consecutiva (pode ser finita ou não finita) tão / tanto … que, a ponto de, de tal modo… que Consequênci a Foste de tal modo convincente que ele acabou por aceitar a tua proposta. Comparativa (As subordinadas comparativas são frequentemente construções elípticas, isto é, construções em que algo está elidido, nomeadamente, a forma verbal ou o grupo verbal na oração subordinada.) elididogrupo verbaloração subordinada. mais/menos … do que, qual (depois de “tal”), quanto (depois de “tanto”), tanto/tão … como, bem como, como se, que nem ComparaçãoAqueles alunos têm tanta facilidade a escrever como a fazer uma exposição oral Orações subordinadas

Orações subordinadas substantivas – podem desempenhar a função sintáctica de sujeito, complemento de um verbo, nome ou adjectivo. Designação da oração subordinada substantiva Elementos de ligação SentidoExemplificação Completiva (finita ou não finita) Funciona como sujeito, complemento de um verbo, nome ou adjectivo. que, se, paraCompleta o sentido de outra oração Creio que já conheço esse filme. Espero que tenhas sucesso nas provas de avaliação. Perguntei-lhe se já tinha lido o texto que vamos analisar. Relativa sem antecedente (finita ou não finita) Funciona como sujeito, complemento directo, complemento indirecto, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. Pronomes relativos: quem, onde, o que, quanto, Introduzida por um pronome relativo que não retoma um antecedente Quem luta pelos direitos humanos merece todo o respeito. Vou onde me apetece Orações subordinadas

Orações subordinadas adjectivas – desempenham a função sintáctica de modificador do nome restritivo e apositivo. Designação da oração subordinada adjectiva Elementos de ligaçãoSentidoExemplificação Relativa explicativa com antecedente Pronomes relativos: que, quem, o qual (+ variação em género e número), cujo (+ variação em género e número), quanto (+ variação em género e número), onde (Nota: estas frases vêm sempre entre vírgulas) Introduzida por um pronome relativo que retoma um referente antecedente. Fornecem informação adicional. Ricardo Araújo, que também é um humorista, escreve crónicas para a Visão. Relativa restritiva com antecedente que, quem, o qual (+ variação em género e número), cujo (+ variação em género e número), quanto (+ variação em género e número), onde Introduzida por um pronome relativo que retoma um referente antecedente Limitam, restringem a informação. Guardo todos os artigos de opinião que fazem referência à minha banda musical preferida Orações subordinadas

Subordinação 1 – Identifique e classifique as orações subordinadas. a)Quando acabaram o teste, os alunos saíram. b)Quem compareceu recebeu um prémio. c)Os alunos que realizaram a tarefa sentiram-se melhor preparados. d)O professor informou que os exames começavam no dia 16 de Junho. e)Gosto de quem trabalha. f)Perguntei se trazias o livro. g)Quem comeu daquele bolo ficou doente. h)O jovem afirmou que preferia bife. i)É importante que estudem para o exame. j)Se te atrasares, avisa. k)A professora, que é de Lisboa, foi colocada no Porto. l)Os alunos que estudam têm bons resultados. m)Vi o filme, que tu me indicaste, ontem. n)Dormi bem, apesar de os alunos terem feito muito barulho. Orações subordinadas_Actividades

Subordinação 1 – Identifique e classifique as orações subordinadas. a)Quando acabaram o teste, os alunos saíram. sub. adv. temporal b)Quem compareceu recebeu um prémio. sub. substantiva relativa c)Os alunos que realizaram a tarefa sentiram-se melhor preparados. sub. adj. relativa restritiva d)O professor informou que os exames começavam no dia 16 de Junho. sub. substantiva completiva e)Gosto de quem trabalha. sub. substantiva relativa f)Perguntei se trazias o livro. sub. substantiva completiva g) Quem comeu daquele bolo ficou doente. sub. substantiva relativa Orações subordinadas_Correcção das Actividades

Subordinação 1 – Identifique e classifique as orações subordinadas. h)O jovem afirmou que preferia bife. sub. substantiva completiva i) É importante que estudem para o exame. sub. substantiva completiva J) Se te atrasares, avisa. sub. adv. condicional k)A professora, que é de Lisboa, foi colocada no Porto. sub. adj. relativa explicativa l)Os alunos que estudam têm bons resultados. sub. adj. relativa restritiva m)Vi o filme, que tu me indicaste, ontem. sub. adj. relativa explicativa n)Dormi bem, apesar de os meninos terem feito muito barulho. sub. adv. concessiva Orações subordinadas_Correcção das Actividades

Sintaxe_Actividades Globais Outros PerCursos, 276

Sintaxe_Actividades Globais

Sintaxe_ Correcção das Actividades Globais Outros PerCursos, 276

Sintaxe_Correcção das Actividades Globais

2. Funções sintácticas Outros PerCursos, 276Com Textos, 68

Sintaxe_Actividades Globais

2. Funções sintácticas Outros PerCursos, 276Com Textos, 68

Sintaxe_Correcção das Actividades Globais

Obrigada! Contactos: Ensinar Gramática

Contactos: Ensinar Gramática