SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Tipos de sujeito.
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Termos Integrantes da Oração
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Português Professora: Pollyanna Mattos Professora Pollyanna Mattos 1.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Gramática da Sapatilha
SINTAXE DA ORAÇÃO O QUE É SINTAXE?
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Sintaxe.
OITAVO IV.
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª Monize Diniz Silva
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Frase-Oração-Período
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
Representação do sujeito:
Profª Adriana Paula Chaves
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Tipos de predicado.
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
LÍNGUA PORTUGUESA IV: SINTAXE: TERMOS DA ORAÇÃO
REVISÃO: 1ª AULA Período Simples.
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
SINTAXE DA ORAÇÃO E DO PERÍODO
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Ele admitiu que foi derrotado .
Resumo Assuntos estudados
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Tipos de predicado Ex. Aquele menino brincava com uma pipa.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Sintaxe do período simples Prof. Marcel Lúcio. Termos essenciais da oração Sujeito + Predicado Eu estudei para o concurso.
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

SINTAXE DA ORAÇÃO O QUE É SINTAXE? PERÍODO SIMPLES O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE DEVEMOS APRENDER? Identificar e reconhecer os constituintes sintáticos de uma oração (sujeito, predicado, objeto direto...) e interpretar o sentido desses constituintes.

Ex.: O aluno tocou a campainha nervoso. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A análise sintática deve se realizar em conjunto com a análise semântica. Ex.: O aluno tocou a campainha nervoso. O aluno nervoso tocou a campainha.

Essenciais Integrantes Acessórios Vocativo SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A gramática tradicional convencionou que os termos da oração são classificados em: Sujeito e Predicado Essenciais Complementos verbais, Comp. Nominal e Agente da Passiva Integrantes Adj. Adnominal, Adj. Adverbial e Aposto Acessórios Vocativo Termo isolado

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS FRASE – É todo enunciado linguístico (palavra ou conjunto de palavras) que possui sentido completo. Independe de extensão e deve terminar com pausa bem definida expressa pelos sinais de pontuação . ; ! ? ... Ex.: Final de ano, início de tormento. Fogo! Frase ≠ Oração

DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS ORAÇÃO – É todo enunciado que se organiza ao redor de um verbo ou locução verbal. Ex.: Tudo começa com o pagamento da dívida. OBSERVAÇÃO: O verbo pode estar elíptico (não aparece) Ex.: O filme fez tanto sucesso quanto (fez) a novela.

1 verbo = 1 oração = 1 período simples (oração absoluta) 2 ou + verbos = 2 ou + orações = 1 período composto coordenação subordinação misto

DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS PERÍODO – É a frase organizada em uma, duas ou mais orações. Ex.: Os morcegos possuem hábitos noturnos.

SUJEITO Exemplos: Jéssica estudou muito. Vanessa foi maltratada. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES SUJEITO É o termo que pratica uma ação; É o termo que sofre uma ação; É o termo sobre o qual declaramos ou dizemos algo. Exemplos: Jéssica estudou muito. Vanessa foi maltratada. Geize é uma ótima aluna.

NÚCLEO DO SUJEITO Ex.: Os jovens adoraram a iniciativa. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO Quando o sujeito é formado por mais de uma palavra, há sempre uma de maior importância semântica, designando o ser sobre o qual de declara algo. A essa palavra damos o nome de núcleo do sujeito. Ex.: Os jovens adoraram a iniciativa.

Ex.: Romeu e Julieta morreram do mal de amor. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Determinados Simples: Possui apenas um núcleo Ex.: A menina sorriu. Composto: Dois ou mais núcleos. Ex.: Romeu e Julieta morreram do mal de amor.

Ex.: Telefonaram para você. Ex.: Precisa-se de digitadores. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Indeterminado Conceito: Quando não se pode ou não se quer identificar. 1ª ocorrência: Verbo na 3ª do plural sem haver sujeito expresso no contexto. Ex.: Telefonaram para você. 2ª ocorrência: Verbo na 3ª do plural + índice de indeterminação do sujeito “se”. Ex.: Precisa-se de digitadores.

QUANDO A PARTÍCULA “SE” É APASSIVADORA SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES QUANDO A PARTÍCULA “SE” É APASSIVADORA Basta verificar as duas condições: Verbo transitivo direto flexionado na terceira pessoa do singular ou plural; Possibilidade de transformação para a voz passiva analítica. Ex.: Quebrou-se a vidraça. Venderam-se carros.

Obs1.: Para a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) não existem as denominações oculto, elíptico ou desinencial – no lugar delas, diz-se apenas que o sujeito é simples. Obs2.: Inexistente não é um tipo de sujeito; nesse caso, o mais coerente é dizer que a oração não tem sujeito. Obs3.: Sujeito indeterminado – pode ser acidental ou proposital. Os meninos estavam alegres. Chegaram tarde da festa. (Sujeito simples: os meninos) Falou-se muito sobre o filme. Enviou-se o e-mail ontem. (Sujeito simples: o e-mail)

Ex.: Choveu torrencialmente em Mato Grosso. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO Temos oração sem sujeito quando a informação veiculada pelo predicado centra-se num verbo impessoal. Portanto, não há relação sujeito/verbo. VERBOS QUE EXPRIMEM FENÔMENOS DA NATUREZA (chover, ventar, anoitecer, amanhecer, relampejar, trovejar, nevar, etc.) Ex.: Choveu torrencialmente em Mato Grosso.

Ex.: Choveram reclamações contra aquela empresa. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO EXCEÇÃO: Se o verbo que exprime fenômeno natural for empregado no sentido figurado, então haverá sujeito. Ex.: Choveram reclamações contra aquela empresa.

Ex.: Faz dois anos que ele saiu. É uma hora. Está frio. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 2. VERBOS FAZER, SER, ESTAR, NA INDICAÇÃO DE TEMPO CRONOLÓGICO OU CLIMA: Ex.: Faz dois anos que ele saiu. É uma hora. Está frio.

Ex.: Há muitos alunos na sala. Há dois meses que não vejo Maria. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 3. O VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR OU INDICANDO TEMPO TRANSCORRIDO. Ex.: Há muitos alunos na sala. Há dois meses que não vejo Maria.

Ex.: Existiam quatro pessoas interessadas na vaga. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO ATENÇÃO ! O verbo existir não é impessoal. Sendo assim, ele possuirá sujeito expresso na oração. Ex.: Existiam quatro pessoas interessadas na vaga.

eXERCÍCIOS Texto I As Rosas não falam Bate outra vez com esperança o meu coração Pois já vai terminando o verão, enfim Volto ao jardim na certeza que devo chorar Pois bem sei que não queres voltar para mim Queixo-me às rosas mas que bobagem as rosas não falam Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti, ai Devias vir para ver os meus olhos tristonhos E quem sabe sonhar os meus sonhos, por fim Cartola

Considerando o primeiro verso, qual o sujeito do verbo “bater”? Questão 01 Considerando o primeiro verso, qual o sujeito do verbo “bater”? a) “o meu coração” b) Sujeito oculto (ele) c) Oração sem sujeito d) Sujeito indeterminado e) “esperança”

GABARITO: A

Texto ii As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

Questão 02 Segundo a NGB, no 3º quadrinho da tira encontramos sujeito: a) Oculto b) Simples c) Desinencial d) Elíptico e) Subentendido

GABARITO: B

Texto iii As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

Questão 03 Lendo novamente o que está expresso no primeiro quadrinho, percebe-se: a) O sujeito é “Nosso novo técnico” b) É um caso clássico de oração sem sujeito c) Trata-se de um sujeito oculto d) O sujeito só pode ser determinado ao lermos os outros quadrinhos e) O sujeito está indeterminado

GABARITO: A

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES PREDICAÇÃO VERBAL Trata do modo pelo qual os verbos formam o predicado, isto é, se exigem ou não complementos. Quanto a predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos e de ligação.

VERBOS NOCIONAIS (AÇÃO) E NÃO-NOCIONAIS (DE LIGAÇÃO) SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES VERBOS NOCIONAIS (AÇÃO) E NÃO-NOCIONAIS (DE LIGAÇÃO) NOCIONAIS – Verbos que indicam ação. Ex.: Maísa apresentou o programa. NÃO-NOCIONAIS – Verbos que exprimem estado ou mudança de estado. Ex.: Érica é magra.

Predicação Verbal Intransitivo Transitivo direto Transitivo indireto Transitivo direto e indireto Verbo de ligação

Intransitivo O menino chorou. Hoje o tempo voa, amor Intransitivo O menino chorou. Hoje o tempo voa, amor. Transitivo Direto O menino agrediu o padrasto. Ele estudava, com grande interesse, a nossa proposta. Transitivo Indireto Ninguém mais se preocupa com a leitura dos clássicos. O menino nunca desistiria do brinquedo novo. Verbo Transitivo Direto e Indireto Ele lê contos de fadas para os filhos. A escola ofereceu novas vagas aos alunos.

Verbo de Ligação É todo verbo cuja única função é ligar o sujeito a um estado, característica ou modo de ser (predicativo). Antigamente as ruas eram mais limpas. Meu amigo parecia triste. Normalmente são verbos de ligação: estar, parecer, permanecer, ficar, virar, continuar, andar, viver, etc..

Observação: note que a classificação de um verbo depende do contexto no qual ele está inserido. Desse modo, afirmar que verbos como parecer, ficar, andar, etc. são sempre de ligação constitui erro. A torcida permanecia inquieta. A torcida permanecia no estádio. A canoa virou. Os alunos viraram a página. O sapo virou príncipe.

eXERCÍCIOS QUESTÃo 04 Classifique, quanto à predicação, os verbos das orações abaixo: A) Luísa anda nervosa. B) Luísa anda devagar. C) Todos discutiram o acordo. D) O prisioneiro escrevia cartas aos amigos. E) O prisioneiro escrevia rapidamente. F) O professor continuou a leitura. G) O professor continuou na sala. h) Ele não se referiu, na reunião, a minhas atitudes. I) Ficou em casa o dia todo. j) Cuspi no chão, com nojo daquele lugar.

Gabarito Questão 04 A) Luísa anda nervosa. - VL B) Luísa anda devagar Gabarito Questão 04 A) Luísa anda nervosa. - VL B) Luísa anda devagar. - VI C) Todos discutiram o acordo. - VTD D) O prisioneiro escrevia cartas aos amigos. - VTDI E) O prisioneiro escrevia rapidamente. - VI F) O professor continuou a leitura. - VTD G) O professor continuou na sala. - VI h) Ele não se referiu, na reunião, a minhas atitudes. - VTI i) Ficou em casa o dia todo. - VI j) Cuspi no chão, com nojo daquele lugar. - VI

Faz parte do predicado; Funciona como núcleo de um predicado nominal; SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O PREDICATIVO Faz parte do predicado; Funciona como núcleo de um predicado nominal; Sua função é atribuir uma característica ao sujeito ou ao objeto. PREDICATIVO DO SUJEITO: A informação ou característica atribuída é sobre o sujeito. Ex.: A terra é redonda. O aluno caminha distraído.

Ex.: O juiz julgou o réu culpado. (mais comuns) SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O PREDICATIVO PREDICATIVO DO OBJETO: A informação ou característica atribuída é sobre o objeto (direto ou indireto). Ex.: O juiz julgou o réu culpado. (mais comuns) Gosto dela alegre. (raros casos)

VERBAL – O núcleo é um verbo (transitivo ou intransitivo) SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O PREDICADO – TIPOS O predicado é tudo aquilo que se informa a respeito do sujeito. Dependendo do núcleo temos: VERBAL – O núcleo é um verbo (transitivo ou intransitivo) Ex.: O menino chegou ao colégio. O viajante caminhava pela estrada.

Ex.: O simulado está difícil. O jogador estava machucado. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O PREDICADO – TIPOS NOMINAL – O núcleo é um nome (predicativo do sujeito) e o verbo é de ligação. Ex.: O simulado está difícil. O jogador estava machucado.

Ex.: O menino chegou machucado ao colégio. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O PREDICADO – TIPOS VERBO-NOMINAL – Um dos núcleos é um nome (predicativo do sujeito ou do objeto) e o outro é um verbo (transitivo ou intransitivo). Ex.: O menino chegou machucado ao colégio. Os compradores consideram a proposta razoável.

Questão 05 Classifique os predicados das orações a seguir: A) A multidão caminha pela estrada. B) O porteiro, contrariado, foi reclamar ao gerente. C) Naquele dia eu a encontrei mais feliz. D) O pai encontrou a filha magoada. E) Ela cantava baixo. F) O teto era baixo. G) As pessoas o consideraram capaz. eXERCÍCIOS

Gabarito Questão 05 Classifique os predicados das orações a seguir: A) A multidão caminha pela estrada. - PV B) O porteiro, contrariado, foi reclamar ao gerente. -PVN C) Naquele dia eu a encontrei mais feliz. - PVN D) O pai encontrou a filha magoada. - PVN E) Ela cantava baixo. - PV F) O teto era baixo. - PN G) As pessoas o consideraram capaz. - PVN

Sem eles, as informações podem se apresentar incompletas ou vagas. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos termos, que é a de integrar significados e, com tal ligação, dar sentido às informações. Sem eles, as informações podem se apresentar incompletas ou vagas.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS INTEGRANTES Segundo a gramática, são termos integrantes da oração: complementos verbais - objeto direto e objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva.

Complementos Verbais SINTAXE DA ORAÇÃO TERMOS INTEGRANTES PERÍODO SIMPLES TERMOS INTEGRANTES Complementos Verbais Objeto Direto: Complemento que se liga a um verbo sem preposição obrigatória. Ex.: “Solto a voz nas estradas”. Objeto Indireto: Complemento que se liga a um verbo por meio de uma preposição obrigatória. Ex.: “O país necessita de investimentos na educação”.

Ex.: Oferecemos uma medalha ao primeiro colocado. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS INTEGRANTES VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS E COMPLEMENTOS VERBAIS Com verbos bitransitivos, ocorre, na mesma construção, objeto direto e objeto indireto, ambos completando o sentido do verbo. Ex.: Oferecemos uma medalha ao primeiro colocado.

OBJETO CONSTITUÍDO POR PRONOME OBLÍQUO. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS INTEGRANTES OBJETO CONSTITUÍDO POR PRONOME OBLÍQUO. o, a, os, as são utilizados como complemento de verbos transitivos diretos, exercendo, portanto, função de objeto direto. Os pronomes lhe, lhes devem ser utilizados como complemento de verbos transitivos indiretos, exercendo, portanto, a função de objeto indireto. Os pronomes me, te, se, nos e vos podem assumir função sintática de objeto direto ou objeto indireto.

Me, te, se, nos, vos Podem funcionar como objeto direto ou indireto; para solucionar o problema, basta substituir o pronome por um substantivo masculino qualquer (menino, lápis, etc.). Se o substantivo não vier precedido de preposição obrigatória, o pronome é objeto direto; se vier precedido de preposição obrigatória, será objeto indireto.

Os amigos certamente o criticarão Os amigos certamente o criticarão. Sujeito OD VTD Eu lhe entreguei o relógio. OI VTDI OD O guarda não me conhece. (me: objeto direto ou indireto?) O guarda não conhece o carro. VTD OD Portanto, na oração acima, me é objeto direto. A proposta me interessava. A proposta interessava ao menino. VTI OI Portanto, na oração dada, me é objeto indireto.

exercícios Questão 06 Classifique os complementos verbais das orações abaixo: A) Desejo-te boa sorte. B) Aos companheiros, dou-lhes ajuda. C) Deus confiou-me esse talento. D) Comerciante reclama do convênio. E) Brasil e EUA estão sempre travando uma batalha comercial. F) Professores reagem a demissões. G) Os discursos do prefeito, não consigo entendê-los de maneira alguma.

gabarito Questão 06 A) Desejo-te boa sorte. OI OD B) Aos companheiros, dou-lhes ajuda. OI OI PLEON. / OD C) Deus confiou-me esse talento. OI OD D) Comerciante reclama do convênio. OI

E) Brasil e EUA estão sempre travando uma batalha comercial E) Brasil e EUA estão sempre travando uma batalha comercial. OD F) Professores reagem a demissões. OI G) Os discursos do prefeito, não consigo entendê-los de maneira alguma. OD / OD PLEONÁSTICO

Termo que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio; SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS INTEGRANTES - COMPLEMENTO NOMINAL Termo que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio; Sempre vem introduzido por preposição. SUBSTANTIVO Ex.: O povo tinha necessidade de alimentos.

Ex.: Falou favoravelmente ao réu. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS INTEGRANTES - COMPLEMENTO NOMINAL ADJETIVO Ex.: Este remédio é prejudicial ao organismo. O remédio lhe era prejudicial. ADVÉRBIO Ex.: Falou favoravelmente ao réu.

Termo que se refere a um verbo na voz passiva; SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES AGENTE DA PASSIVA Termo que se refere a um verbo na voz passiva; Sempre vem introduzido por preposição; Indica o elemento que executa a ação. Ex.: A cidade estava cercada de inimigos. O bandido foi preso pelo policial.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS

Ex.: Aqueles dois meninos estudiosos saíram. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS São termos que vão trazer pormenores, detalhes e particularizar os nomes. ADJUNTO ADNOMINAL – Refere-se a um substantivo com função de caracterizá-lo. As palavras que funcionam como Ajunto Adnominal sempre concordam em gênero e número com o sujeito a que se referem. Ex.: Aqueles dois meninos estudiosos saíram.

Ex.: Era favorável ao divórcio. Depôs favoravelmente ao réu. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENÇA ENTRE ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL Se o termo introduzido por preposição estiver ligado a adjetivo ou advérbio, será, sem dúvida, complemento nominal. Ex.: Era favorável ao divórcio. Depôs favoravelmente ao réu.

Ex.: A resposta do aluno foi satisfatória. (A. ADNOMINAL) SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENÇA ENTRE ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL 2. Quando o termo introduzido por preposição estiver ligado a um substantivo, reflita sobre o sentido ativo ou passivo desse termo. Se ativo, será adjunto adnominal. Ex.: A resposta do aluno foi satisfatória. (A. ADNOMINAL) A resposta ao aluno foi satisfatória. (C. NOMINAL)

Adjunto adnominal versus Complemento nominal Às vezes preposicionado; Sempre preposicionado; Refere-se somente a substantivos; Refere-se a substantivos, adjetivos e advérbios; Possui sentido ativo. Possui sentido passivo. O amor de Deus nos faz vencer dificuldades. SENTIDO ATIVO O amor a Deus nos faz vencer dificuldades. SENTIDO PASSIVO

Ex.: O professor ensinou bem. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS – ADJUNTO ADVERBIAL Termo da oração que se liga a um verbo, com ou sem preposição, a fim de indicar uma circunstância qualquer ou intensificar o sentido de um verbo Ex.: O professor ensinou bem. Os estudantes leram o livro na biblioteca.

Ex.: Lindalva é muito bonita. Natália fala muito bem. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS – ADJUNTO ADVERBIAL O adjunto também pode ligar-se a adjetivos ou advérbios, intensificando o sentido de ambos. Ex.: Lindalva é muito bonita. Natália fala muito bem.

Adjunto Adverbial Eles vão viajar amanhã. Eles viajam muito Adjunto Adverbial Eles vão viajar amanhã. Eles viajam muito. O iate foi vendido por cinco milhões de dólares. Observação: É quase impossível enumerar todos os tipos de adjunto adverbial. Deve-se aceitar toda classificação que demonstre compreensão clara da circunstância expressa pelo mesmo.

exercícios Questão 07 Diga que circunstância expressa os adjuntos adverbiais sublinhados abaixo: A) Quem com ferro fere, com ferro será ferido. B) Melodias jamais ouvidas voavam naquela sala C) Com o vendaval, a árvore foi ao chão. D) O braço sempre brincava fora dos contornos da janela. E) Por que elas usavam umas saias tão justas? F) Os estudantes discutiam sobre o sistema de cotas. G) Talvez ela queira falar comigo.

gabarito Questão 07 A) Quem com ferro fere, com ferro será ferido. - INSTRUMENTO B) Melodias jamais ouvidas voavam naquela sala. TEMPO/NEGAÇÃO C) Com o vendaval, a árvore foi ao chão. - CAUSA D) O braço sempre brincava fora dos contornos da janela. TEMPO LUGAR E) Por que elas usavam umas saias tão justas? - INTENSIDADE F) Os estudantes discutiam sobre o sistema de cotas. - ASSUNTO G) Talvez ela queira falar comigo. - DÚVIDA

Ex.: Nossa terra, o Brasil, carece de políticas sociais sérias. SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS – APOSTO O aposto é um termo que amplia, explica, desenvolve ou resumo o conteúdo de outro termo. Ex.: Nossa terra, o Brasil, carece de políticas sociais sérias.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS – APOSTO – CLASSIFICAÇÃO EXPLICATIVO: Ex.: A ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS – APOSTO – CLASSIFICAÇÃO ENUMERATIVO: Ex.: Minhas reivindicações são muitas: trabalho, saúde, educação e moradia.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TERMOS ACESSÓRIOS – APOSTO – CLASSIFICAÇÃO ESPECIFICATIVO Ex.: A digitadora do curso Perfect body fitness total control é muito distraída.

Termo isolado da oração; SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O VOCATIVO Termo isolado da oração; Serve para invocar, chamar, interpelar um ouvinte. Ex.: “oh, insensato destino, pra que...” Obs.: pode vir no início, meio ou no fim da frase e deve sempre ser separado por vírgulas.