INTRODUÇÃO À LITURGIA DA MISSA S. Martinho de Bougado - Trofa Formação de Acólitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
A MISSA PARTE POR PARTE Ir. M. Helena Teixeira
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
encontro pessoal e comunitário com Jesus
MISSA.
Vem e SEGUE-ME!!!.
ENCONTRO DAS EQUIPES DE CELEBRAÇÃO
Missa... O que não entendemos não nos diz nada....fica sem sentido...
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Semana Santa.
A eucaristia Começar.
36º ENPL – Iniciação Cristã
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS CÂNTICOS LITÚRGICOS
MISSA Mariana, Nathália e Priscila ARS
QUARESMA.
EUCARISTIA OS JOVENS NA MISSA transição manual.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
A Música Litúrgica na Igreja hoje
EUCARISTIA Jesus Cristo e o Projeto do Reino Consumado na Eucaristia.
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL Este é nosso Diretório Pastoral Litúrgico- Sacramental, aprovado pelo CODIPA no dia 06 de dezembro de 2008 e.
I Formação Ministerial
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
DOMINGO V DA QUARESMA «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra»
OfícioDivino Da Juventude - II. Os momentos do Ofício “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles”(Mt 18,21)
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
FunçãoMinisterial Da Música e do Canto. Canto processional de Entrada ou Abertura: Finalidade:constituir a assembléia, introduzindo-a no mistério a ser.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Ensino 05 Módulo 03 Grupo de Oração Marcelo Bernini
“Para a celebração da Eucaristia, o povo de Deus reúne- se normalmente na igreja ou, quando esta falha é suficiente, num lugar decente e que seja digno.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Baptismo do Senhor. Cântico de Entrada Ao Senhor do Universo, toda a honra e louvor! Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito de amor! Glória.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
DISPOSIÇÃO E ADORNO DAS IGREJAS PARA A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA
A Missa– Parte por Parte
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Curso de Formação Litúrgica
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
Partes da Eucaristia.
III Domingo do Tempo Comum A
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À LITURGIA DA MISSA S. Martinho de Bougado - Trofa Formação de Acólitos

DESVENDANDO A SANTA MISSA As várias partes da Santa Missa -Ritos Iniciais -Liturgia da Palavra -Liturgia Eucarística -Ritos Finais

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Cântico e procissão de Entrada -Saudação do Altar e da Assembléia -Ato Penitencial -Kyrie, eleison -Gloria in excelsis -Oração da Coleta

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Entrada (Cântico de Entrada) a)Dar início à celebração b)Favorecer a união dos fiéis reunidos c)Introduzir os fiéis no mistério do tempo litúrgico ou da festa

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Entrada (Procissão de Entrada) a) O turiferário com o turíbulo fumegante, se usar­se o incenso; b) Os ceroferários com velas acesas, e entre eles um acólito ou outro ministro com a cruz; c) Os acólitos e outros ministros; d) O leitor, que pode levar o Evangeliário um pouco elevado, não, porém, o Lecionário; e) O sacerdote que vai celebrar a Missa.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Entrada (Procissão de Entrada) a)Representa o Salvador vindo a este mundo, manifestando a vontade de se oferecer e começando o ser sacrifício desde a Encarnação. b)As velas simbolizam a luz que ilumina todo homem. c)A Cruz mostra o sacrifício que marcou a vida de um Deus feito homem. d)O incenso indica o perfume da doutrina e das virtudes que Ele veio ensinar ao mundo.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Saudação do altar e da Assembléia a)do altar Inclinação profunda. Beijo. b) assembléia Fazer sentir à Assembléia reunida a presença de Nosso Senhor.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Acto Penitencial a) Reconhecimento das faltas e reconciliação com Deus. b) Carece da eficácia do sacramento da penitência. (pode-se fazer a bênção e aspersão da água em memória do batismo)

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais - Kyrie, eleison Depois do Acto Penitencial, diz sempre o “Senhor, tende piedade de nós (Kírie, Eleison)”, a não ser que tenha sido incluído no acto penitencial.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Gloria in excelsis O Glória é um antiquíssimo e venerável hino com que a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus e ao Cordeiro. Não é permitido substituir o texto deste hino por outro.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Oração da Coleta a)Recolhimento em silêncio, a fim de, tomar consciência da presença de Deus. b)Exprime a índole da celebração. c)Preces individuais. d)Se dirige a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Silêncio -Leituras Bíblicas -Salmo Responsorial -Aclamação antes da leitura do Evangelho -Homilia -Profissão de fé -Oração universal

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Silêncio “A Liturgia da Palavra deve ser celebrada de modo a favorecer a meditação” “Haja nela também breves momentos de silêncio”, “nos quais com ajuda do Espírito Santo, a Palavra de Deus possa ser interiorizada.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Leituras Bíblicas “Na celebração da Missa com o povo, as leituras proclamam­se sempre do ambão.” “Através das leituras, Deus fala a seu povo.” Normalmente, são tiradas do Antigo e Novo Testamento.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Salmo Responsorial “Favorece a meditação da Palavra de Deus.” “O salmo responsorial corresponde a cada leitura e habitualmente toma-se do Leccionário.”

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Aclamação ao Evangelho “Depois da leitura, que precede imediatamente o Evangelho, canta­se o Aleluia ou outro cântico, indicado pelas rubricas, conforme o tempo litúrgico.” “A assembléia dos fiéis acolhe e saúda o Senhor, que vai lhe falar no Evangelho.”

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Homilia “É um elemento necessário para alimentar a vida cristã.” “É a explicação das Palavras do Senhor.” “Deve ser a explanação de algum aspecto das leituras da Sagrada Escritura ou de outro texto do Ordinário ou Próprio da Missa do dia, tendo sempre o mistério celebrado, bem como as necessidades peculiares dos ouvintes.”

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Profissão de Fé “Tem como finalidade permitir que todo o povo reunido, responda à Palavra de Deus anunciada nas leituras das Sagradas Escrituras e exposta na homilia.” “Recordar e professar os grandes mistérios da fé, antes de começarem a ser celebrados na Eucaristia.”

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Profissão de Fé Existem dois símbolos próprios para serem utilizados nas missas: a)Símbolo apostólico. b)Símbolo Niceno-Constantinopolitano.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Oração universal (ou Preces dos Fiéis) “É a súplica comunitária pelas necessidades da Igreja universal, do mundo e Igreja local” Normalmente a ordem das intenções é a seguinte: a)Pelas necessidades da Igreja. b)Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo. c)Pelos que sofrem qualquer necessidade. d)Pela comunidade local. “É bom que se faça preces curtas e objetivas.”

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Preparação dos dons (ou das ofertas) -Oração sobre as oblatas -Oração eucarística -Rito da comunhão -Rito da paz -Fracção do pão -Comunhão

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Preparação dos dons (ou das ofertas) “Na Preparação sobre as oferendas, levam-se ao altar o pão e o vinho com água, isto é, aqueles elementos que Cristo tomou em suas mãos.” “Em primeiro lugar prepara-se o altar ou mesa do Senhor, que é o centro de toda a liturgia eucarística, colocando-se nele o corporal, o purificatório, o Missal Romano e o cálice,...” “É de louvar que o pão e o vinho sejam apresentados pelos fiéis.”

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Preparação dos dons (ou das ofertas) “O sacerdote pode incensar os dons colocados sobre o altar, depois a cruz e o próprio altar.” “Depois o sacerdote e o povo.” “A seguir o sacerdote lava as mãos, exprimindo por esse rito um desejo de purificação interior”

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Oração sobre as ofertas Após a preparação das oferendas para o sacrifício, o sacerdote profere a oração sobre as oferendas (própria de cada celebração). A assembleia responde:”Amém”.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Oração eucarística Momento central e culminante de toda a celebração. “Por ela os fiéis se unem a Cristo para proclamar as maravilhas de Deus e oferecer o verdadeiro sacrifício: oferecem o Cristo, pelo sacerdote; e unidos a Cristo, oferecem a si mesmos ao Pai”. Visa preparar os fiéis para receberem o corpo e o sangue do Senhor como alimento espiritual.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Oração eucarística Elementos principais da Oração eucarística: a)Ação de graças (no Prefácio); b)Aclamação (Sanctus); c)Epíclese (invocações especiais); d)Narração da instituição e consagração; e)Anamnese (celebramos a memória do Cristo, recordando a sua paixão, gloriosa ressurreição e ascensão aos Céus); f)Oblação; g)Intercessões (comunhão com toda Igreja, tanto do céu como da terra); h)Doxologia final (exprime a glorificação de Deus).

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Rito da Comunhão “Visa preparar os fiéis para receberem o corpo e o sangue do Senhor como alimento espiritual.” Na oração do Pai-Nosso nos sentimos filhos do mesmo Pai que está nos céus, pedimos o pão de cada dia e a vinda do reino de Deus.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Rito da Comunhão Após a oração do Pai-Nosso, o sacerdote diz sozinho o embolismo (que é o desenvolvimento da última petição da oração do Pai-Nosso). O povo conclui com uma doxologia.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Rito da paz “A Igreja implora pela paz e a unidade para si própria e para toda a família humana.” Todos se saúdam fraternalmente. “É conveniente que cada um dê a paz com sobriedade e apenas aos que estão perto de si”.

DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Fracção do Pão O sacerdote parte o pão eucarístico. O gesto da fracção, praticado por Cristo na última Ceia, e que serviu para designar, nos tempos apostólicos, toda acção eucarística, significa que os fiéis, apesar de muitos, se tornam um só Corpo, pela Comunhão do mesmo pão da vida que é Cristo, morto e ressuscitado pela salvação do mundo (1 Cor 10, 17)

DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Finais -Avisos -Saudação e bênção do sacerdote -Despedida da assembléia -Beijo no altar por parte do sacerdote e depois inclinação profunda.