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MISSA Mariana, Nathália e Priscila ARS - 2011.

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1 MISSA Mariana, Nathália e Priscila ARS

2 Origem do nome - A Celebração Eucarística recebeu esse nome no século XIII. - A palavra missa tem sua origem no latim: missa é o particípio passado do verbo “mittere”, que significa enviar. Portanto, em latim, equivale a “enviada”. - A palavra missa foi retirada da última frase dita pelo sacerdote ao final da celebração: “Ite, missa est” – Ide, foram enviadas. - Catecismo da Igreja Católica: “Santa missa, porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis (“missio”: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua vida cotidiana”.

3 Visão Geral - A gente não ama aquilo que não conhece.
- A missa é a mesma para todos, mas a maneira de cada um participar pode ser diferente (fé). - Deus quer amigos e não escravos. - Às vezes fazemos muitas coisas sem saber por quê. - Prestar a atenção somente nas falhas humanas do rito.

4 Por que ir a Igreja? - A Igreja foi sempre a casa de Deus e o lugar de oração. - O próprio Jesus frequentava o Templo de Jerusalém. - O Senhor condena a oração sem sinceridade. (Matheus 15, 8) - Importância da oração em comunidade. (Matheus 18, 19-20) - O próprio “Pai Nosso” é uma oração comunitária. - A palavra igreja significa Assembleia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.

5 Roteiro da Missa RITOS INICIAIS
- Monição ambiental de pé - Canto de entrada de pé - Acolhida e saudação de pé - Ato Penitencial de pé - Hino de louvor (Glória) de pé - Oração “Coleta” de pé LITURGIA DA PALAVRA - Monição Para a 1ª Leitura sentados - Proclamação da 1ª Leitura sentados - Salmo Responsorial sentados - Monição para a 2ª Leitura sentados - Proclamação da 2ª Leitura sentados - Monição para o Evangelho sentados - Proclamação do Evangelho de pé - Homilia (Pregação) sentados - Profissão de Fé (Creio) de pé - Oração dos fiéis de pé

6 LITURGIA EUCARÍSTICA PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS - Canto e Procissão das Oferendas sentados - Apresentação do pão e do vinho sentados - Presidente lava as mãos sentados - Orai, irmãos! de pé - Oração sobre as Oferendas de pé ORAÇÃO EUCARÍSTICA - Prefácio e “Santo” de pé - Invocação do Espírito Santo de pé - Narrativa da Ceia de joelhos ou de pé - Consagração do pão e do vinho de joelhos ou de pé - “Eis o mistério da fé” de joelhos ou de pé - Lembra a morte e ressurreição de Jesus..... de pé - Orações pela Igreja de pé - Louvor Final (Por Cristo...) de pé RITO DA COMUNHÃO - Pai-Nosso e Oração seguinte de pé - Saudação da Paz de pé - Fração do Pão de pé - Cordeiro de Deus de pé - Felizes os convidados de pé - Distribuição da Comunhão sentados - (Canto de ação de graças) sentados - Oração após a Comunhão de pé RITOS FINAIS - Comunicados e convites de pé - Bênção final de pé - Despedida (Ide em paz!) de pé

7 Ritos Iniciais - Monição Ambiental: o comentarista convida a Assembleia a participar da Celebração. - Canto de Entrada: procissão de entrada. - Sinal da Cruz: colocamos a nossa vida e toda a nossa ação nas mãos da Santíssima Trindade. - Saudação inicial: São Paulo terminava suas Cartas com essa saudação à comunidade.

8 Ato Penitencial - É um convite para cada um olhar dentro de si.
- Reconhecer e confessar os pecados. - O arrependimento deve ser sincero. - É um pedido de perdão que parte do coração com um sentido de mudança de vida e reconciliação com Deus e com os irmãos. - A absolvição geral que o Presidente da Celebração dá no Ato Penitencial não é um Sacramento.

9 Hino de Louvor (Glória)
- O Glória é um hino de louvor à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. - Vem logo depois do Ato Penitencial, porque o perdão de Deus nos faz felizes e agradecidos. - Se dirige ao Pai e a Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. - É cantado ou recitado nas Missas solenes. - Não é dito na Quaresma nem no Advento. - Não é dito em dias de semana para não perder o sentido de festa e solenidade.

10 Oração “Coleta” - Coleta vem do verbo latino “collígere” que quer dizer reunir, recolher, coletar. - A Oração “Coleta” quer reunir numa só oração todas as orações da Assembleia. - Começa com o “Oremos”: convite para que todos se coloquem em oração. - Tempo de silêncio em que cada pessoa faz mentalmente a sua oração pessoal. - O padre eleva as mãos e profere a oração, oficialmente, em nome de toda a Igreja. - No final todos respondem “Amém”.

11 Liturgia da Palavra Parte de maior importância: Deus nos fala solenemente Curiosidade: Concílio Vaticano II Como então associar essas coisas? Jesus insistia que a fé era um meio de salvação “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4, 4) “ Suas palavras são Espírito e vida.”

12 1ª Leitura Importância do Antigo Testamento
Dificuldades encontradas no Antigo Testamento Conhecê-lo para entender a história Hoje em dia percebe-se isso também

13 Salmo Responsorial O que é? Como é feita sua seleção?
O salmo auxilia as pessoas a fixarem melhor a leitura proclamada

14 2ª leitura Curiosidade: missas semanais e dominicais
A leitura pode ser retirada dos Atos, Apocalipse e outros livros Também pode ser chamada “Leitura dos Apóstolos”

15 2ª leitura Atos: mostra a experiência da vida primitiva da Igreja
Vinda do Espírito Santo Apóstolos dando testemunhos da Ressurreição Formação das primeiras comunidades cristãs Difusão da Igreja Cartas: doutrina cristã e orientações práticas para a vida das comunidades

16 2ª Leitura Apocalipse: convida os cristãos a estarem preparados para o regresso de Jesus. É uma carta de encorajamento.

17 Liturgia da Palavra Monição para o Evangelho: (sentados)
Breve comentário, convidando e motivando a Assembleia a ouvir o Evangelho.

18 Liturgia da Palavra Canto de aclamação ao Evangelho: (de pé)
É feito através do “Aleluia” ou outro canto, de acordo com o tempo litúrgico. Na Quaresma e no Advento o canto de aclamação não tem “Aleluia”. É uma espécie de “aplausos” para o Senhor que vai nos falar.

19 Liturgia da Palavra Proclamação do Evangelho: (de pé)
É o ponto alto da Liturgia da Palavra. O Evangelho, como Mensagem de Salvação, é um só. Mas foi escrito por quatro evangelistas: Mateus; Marcos; Lucas; João.

20 Liturgia da Palavra Homilia: (sentados)
O celebrante explica com suas próprias palavras os fatos narrados nos textos bíblicos. É explicação das palavras do Senhor. É uma pregação pela qual o sacerdote traduz e aplica a Palavra de Deus aos nossos dias. Quem faz a homilia fala oficialmente em nome da Igreja, movido pelo Espírito Santo. É obrigatória aos domingos e nas festas de preceito, e recomendável nos demais dias.

21 Liturgia da Palavra Profissão de fé (Credo): (de pé)
Momento de os fiéis reafirmarem sua crença nas verdades fundamentais da fé. Com essa atitude queremos dizer que cremos na Palavra de Deus que foi proclamada e estamos prontos para colocá-la em prática. Tem por objetivo levar o povo a dar seu assentimento e resposta à palavra de Deus ouvida nas leituras e na homilia, bem como recordar-lhe a regra da fé antes de iniciar a celebração da Eucaristia. Há dois textos diferentes para a Profissão de Fé: o Símbolo Apostólico e o Símbolo Niceno-Constantinopolitano.

22 Liturgia da Palavra Oração dos Fiéis/ Oração Universal: (de pé)
Oração por meio da qual os fiéis se dirigem em conjunto a Deus dizendo de seus anseios, necessidades e esperanças. É um súplica comunitária. Reza-se pelas seguintes intenções: Pelas necessidades da Igreja; Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo; Pelos que sofrem qualquer necessidade; Pela comunidade local. A Oração dos Fiéis encerra a Liturgia da Palavra.

23 Liturgia da Palavra Oração dos Fiéis/ Oração Universal: (de pé)
Oração por meio da qual os fiéis se dirigem em conjunto a Deus dizendo de seus anseios, necessidades e esperanças. É um súplica comunitária. Reza-se pelas seguintes intenções: Pelas necessidades da Igreja; Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo; Pelos que sofrem qualquer necessidade; Pela comunidade local. A Oração dos Fiéis encerra a Liturgia da Palavra.

24 Cenas dos próximos capítulos
Liturgia Eucarística Cenas dos próximos capítulos

25 Próxima Reunião Há quanto tempo a missa tem essa estrutura?
O que está errado? A estrutura ou a gente?


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