TELECOMUNICAÇÕES EM FERROVIAS. ESTUDO DE CASO - EFC.

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Transcrição da apresentação:

TELECOMUNICAÇÕES EM FERROVIAS. ESTUDO DE CASO - EFC

SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES SISTEMAS CORPORATIVOSSISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMA DE SINALIZAÇÃO_CARACTERÍSTICAS Extensão da EFC: 890 km Pátios de Cruzamento Implantados: 56 Pátios Terminais Implantados: 02 Distância Média entre Pátios: 12 km Trem Tipo: 3 Locos e 330 Vagões Porto (São Luís)Mina (Carajás) 110 V

Subsistema de Sinalização ( Intertravamento ) Subsistema Centro de Controle (SCC) ROF- Operação Subsistema de Energia Subsistemas Embarcados) Subsistema de Telecomunicações SISTEMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO DA EFC

SUN Ultra 10 Unix SERVIDORES CONTROLE TRÁFEGO CONTROLADOR DE TRÁFEGO Fast Ethernet (100 Mbps) PAINEL MÍMICO Sistema SGF FEC Front End de Comunicação SUBSISTEMA CENTRO DE CONTROLE Fast Ethernet (100 Mbps) Telecomunicações TERRA TREM INTERTRAVAMENTO GRÁFICO DE TRENS

SUBSISTEMA DE INTERTRAVAMENTO PÁTIO LOC 04 – KM 039 SINALIZAÇÃO VHLC CDV II CDV ICDV 01CDV 02 CDV 01 CDV 03 CDV 01 PORTO MINA Equipamentos de intertravamento em campo Equipamentos de intertravamento em campo Equipamentos de Radiocomunicação em campo Backbone de Telecomunicações Centro em São Luís

SUBSISTEMA DE ENERGIA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS SUBESTAÇÃO 1SUBESTAÇÃO 2SUBESTAÇÃO 3SUBESTAÇÃO 9... SÃO LUIS KM 091KM 213KM 890 REDE ENERGIA SUBESTAÇÃO 1SUBESTAÇÃO 2SUBESTAÇÃO 3SUBESTAÇÃO 9... CARAJAS KM 091KM 213 REDE ENERGIA TELEMETRIA Backbone de Telecomunicações TELEMETRIA SUPERVISÓRIO

SUBSISTEMAS EMBARCADOS Sistemas de rádios móveis em VHF/UHF Voz Terra Trem Dados Terra Trem End Off Trem Locotrol

CCO SANTA INÊS SEÇÃO 1 SÃO LUÍS Km 073 NOVA VIDA SEÇÃO 2 Km 073 AÇAILÂNDIA SEÇÃO 3 Km 073 SEÇÃO 4 Marabá Km 073 SEÇÃO 5 Carajás Km 073 CCO Backbone SÃO LUÍS Nova Vida Açailândia Marabá Carajás Santa Inês STM1 Via Rodovia Vale/Telemar STM1 Via Rádio Digital Vale/Embratel SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES BASEADO EM FIBRA ÓPTICA

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ATENDER A AMPLIAÇÃO DA EFC NO PROJETO 237 MTPA

- Aumento significativo de abrigos com equipamento de sinalização na via. - Sinalização com nova interface de comunicação - Ethernet. - Nível de exigência de Disponibilidade bem maior. - Sinalização distribuída e contínua. - Necessidade de canais protegidos em VC12. PREMISSAS PARA ATENDIMENTO AO PROJETO 237MTPA

Ampliação do Backbone Para STM 4 – 14 Estações Ampliação da Contingência – Rodovia / Rádio Digital Ampliação da Rede de equipamentos FOX (SLZ – CJS) Cabo Óptico Aéreo – Atendimento as Cases de Sinalização. Atualização tecnológica dos equipamentos existentes NECESSIDADES DE INVESTIMENTOS

NIVEIS DE INVESTIMENTOS EM ELETROELETRÔNICA DESCRIÇÃO CAPEX 2011 (%) SINALIZAÇÃO34 % ENERGIA25 % TELECOMUNICAÇÕES12 % INFRAESTRUTURA 14 % OUTROS 15 % TOTAL100 %

- Sistema Futuro. CCO SANTA INÊS SEÇÃO 1 SÃO LUÍS Km 073 NOVA VIDA SEÇÃO 2 Km 073 AÇAILÂNDIA SEÇÃO 3 Km 073 SEÇÃO 4 Marabá Km 073 SEÇÃO 5 Carajás Km 073 CCO Backbone SÃO LUÍS Nova Vida Açailândia Marabá Carajás Santa Inês STM1 Contingência Rede Derivada SDH 155Mbps Rede Alta SDH 622Mbps SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES BASEADO EM FIBRA ÓPTICA

A arquitetura deve permitir serviços em Layer 1, 2 e 3 −Necessidade de roteamento −Necessidade de QoS −Necessidade de segmentação do tráfego A arquitetura deve possuir escalabilidade −Necessidade de crescimento rápido −Necessidade de construção em módulos, permitindo facilidade de implementação e previsibilidade de custos A arquitetura deve convergir rapidamente −Necessidade de tempo de convergência sub-second −Protocolos padronizados Layer 2 (Rapid Spanning-tree, MRP) não garantem tempo de convergência sub-second. Será inevitável utilizar protocolos proprietários para convergência Layer 2. Elementos de rede em formato rugged −Necessidade de devices de rede para ambiente hostil (normas IEC e IEEE) Nova arquitetura para atendimento de usuários Ethernet

Master Protocolo de roteamento Layer 3 (OSPF) Protocolo Proprietário Layer 2 (fast convergence) Protocolo Proprietário Layer 2 (fast convergence) S E Ç Ã O “n” First Hop Redundancy Layer 3 (VRRP) First Hop Redundancy Layer 3 (VRRP) Módulo de Comunicação da Seção Módulo de Comunicação da Seção Nova arquitetura para atendimento de usuários Ethernet

Felipe Colares de Borba Vale - Desenvolvimento e Planejamento Logístico Gerência Geral de Desenvolvimento e Serviços Técnicos Ferroviários Serviços Técnicos Ferroviários Norte Tel: (98) Ramal: