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CBTC – Programa de Projetos 2011-2015 31.Out.2011 Gerência Geral de Projetos Especiais.

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1 CBTC – Programa de Projetos 2011-2015 31.Out.2011 Gerência Geral de Projetos Especiais

2 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Pauta Desafios da MRS Logística Visão Geral CBTC Modelo Atual de Operação Modelo Futuro Fases e Camadas do Programa de Projetos

3 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Pauta Desafios da MRS Logística Visão Geral CBTC Modelo Atual de Operação Modelo Futuro Fases e Camadas do Programa de Projetos

4 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Desafios da MRS Logística Sustentabilidade do Crescimento com: Busca incessante pela Operação Segura (colaboradores, comunidades, clientes e meio ambiente) Aumento significativo de volume em TODAS as linhas

5 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Pauta Desafios da MRS Logística Visão Geral CBTC Modelo Atual de Operação Modelo Futuro Fases e Camadas do Programa de Projetos

6 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. CBTC – Visão Geral O que é Sistema de controle e monitoramento do movimento dos trens através de rede dedicada de comunicação, interligada com a solução de intertravamento no campo (solução tipo fail-safe) Objetivo Aumento expressivo da segurança operacional (maquinistas, comunidades, equipes de manutenção e meio ambiente) Maior capacidade de transporte através da redução da distância entre trens

7 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. CBTC – Visão Geral Modelo Americano Entre Set e Out de 2008, em resposta a um grave acidente entre um trem de carga e outro de passageiros na Califórnia, o Governo Americano definiu o modelo intitulado PTC (positive train control) como padrão a ser adotado pelas ferrovias Classe 1 nos EUA até 2015. O modelo adotado pela MRS, chamado de CBTC, segue a mesma base tecnológica e filosofia de funcionamento que o PTC, permitindo redução de custos e riscos tanto no desenvolvimento quanto no ciclo de vida da solução no longo prazo.

8 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Pauta Desafios da MRS Logística Visão Geral CBTC Modelo Atual de Operação Modelo Futuro Fases e Camadas do Programa de Projetos

9 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Modelo Atual de Operação CTC Controle Centralizado de Trens, onde um Despachador no CCO autoriza a movimentação de trens, aciona chaves e sinais em pontos fixos e se comunica com Maquinistas e equipes de manutenção através de sistema de voz. O cumprimento das regras operacionais (observância de sinais, velocidade, etc) é totalmente dependente da ação humana. Desta forma, recomenda-se intervalos entre trens superiores a 30 minutos, para blocos de 15 km

10 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Modelo Atual de Operação CTC Pátio A Pátio B Fluidez e capacidade de acumulação de trens limitadas Distância entre trens entre 30 e 40 minutos Comunicação Trem-CCO através de voz e sinalização lateral Cumprimento de Regras Operacionais dependente da ação humana 15km Pátio C

11 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Pauta Desafios da MRS Logística Visão Geral CBTC Modelo Atual de Operação Modelo Futuro Fases e Camadas do Programa de Projetos

12 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Modelo Futuro de Operação CBTC Modelo de operação onde um computador de bordo em cada veículo ferroviário troca continuamente informações sobre sua posição, velocidade e licenciamento e também recebe a dos trens a frente, de equipes de manutenção, de restrições de velocidade. Solução totalmente vinculada à sinalização em campo (intertravamento). Com funcionalidades que permitem a operação em modos de degradação do sistema, garante-se a continuidade do transporte mesmo que a camada CBTC não esteja ativa, podendo-se chegar a cenários de operação no modo CTC convencional ou Cerca Eletrônica.

13 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Modelo Futuro de Operação CBTC Os antigos sinais fixos se transformam em sinais móveis/dinâmicos, na tela do computador de bordo. O mesmo equipamento indica a velocidade ótima para o trecho e tipo de trem e aspectos de sinal no local. Evita excessos de velocidade e nos casos em que o maquinista não atuar, o sistema coloca o trem e sua vizinhança em condição segura, reduzindo velocidade (corte de tração) ou parando composições. Download automático de dados dos registradores de eventos, para tratamento centralizado. Telemetria em tempo real. Monitoramento ativo dos parâmetros de funcionamento do sistema.

14 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Modelo Futuro de Operação CBTC Pátio A Pátio B Maior Fluidez e Capacidade de acumulação de trens Intervalo potencial entre trens (headway): de 6 a 8 minutos (60km/h) Comunicação Trem-CCO através de rede de dados dedicada e redundante Comunicação Sinalização-CCO via rede de fibra-óptica redundante Cumprimento de Regras Operacionais garantida pelo sistema Maquinista visualiza/entende em quais condições está operando Sinalização lateral a cada 3 km como forma de operação contingencial 3km Pátio C CBTC garante a redução de velocidade ou parada dos trens devido a presença de equipe de manutenção, falhas nos trilhos ou parada de trens à frente

15 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Uma nova forma de operar Visão dos trens na região, de equipes de manutenção, de restrições de velocidade... Indicação de velocidade ótima, de limite da licença, do perfil da via... Condução mais Segura Modelo Futuro de Operação

16 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Pauta Desafios da MRS Logística Visão Geral CBTC Modelo Atual de Operação Modelo Futuro Fases e Camadas do Programa de Projetos

17 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Fases e Camadas Divisão do escopo total em fases e diversos projetos, cada um com benefícios próprios, todos interligados para o objetivo final de implantação do CBTC

18 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Fases e Camadas Fase 1 – 2011 a 2013 Nova sinalização CTC com blocos de 3km na Ferrovia do Aço, Pombal-Guaíba e região de Casa de Pedra Sistema Digital de Voz, com aumento de cobertura para aprox de 100% da malha (nível de serviço) Novo CCO para toda a Malha Equipamentos de Bordo para 600 veículos Rede de Dados completa para região da nova sinalização e parcial para restante da malha (Cerca Eletrônica) Redimensionamento do Sistema de Energia Elétrica e fibra optica

19 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Fases e Camadas Fase 2 – 2013 Nova sinalização CTC com blocos de 3km no trecho norte da Linha Centro Rede de Dados completa. Ativação CBTC Fase 3 – 2013 a 2014 Nova sinalização na Linha Centro Rede de Dados completa. Ativação CBTC Fase 4 – 2014 a 2015 Nova sinalização na Linha Rio-SP Rede de Dados completa. Ativação CBTC

20 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Fases e Camadas Obras em Andamento 8 pátios entregues, 4 em fase final, 8 iniciados Processo mecanizado: agilidade, segurança e qualidade Testes nos EUA Obras no P2-4A

21 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Fases e Camadas Obras em Andamento 80 km entregues, com blocos de 3km Preparação para P1-08 e 07, concluindo o trecho para Piloto CBTC Sinalização da Frente Norte até Abril 2012 Benefícios em cruzamentos, acumulação de trens e confiabilidade do sistema já percebidos pela MRS

22 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Primeira instalação: Linha SP implantada em Set/11 Construção do novo CCO: até 1º Tri 2012 Fases e Camadas

23 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Aumento de Cobertura Nova estação Mantiqueira : Ago/11 Estudos de Cobertura e otimização de frequências + 30 sites de voz em 2012 Fases e Camadas

24 Este material é de propriedade da MRS Logística SA, e seu uso, total ou parcial, está condicionado a aprovação formal. Obrigado! christian.reis@mrs.com.br


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