A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compras Colaborativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compras Colaborativas"— Transcrição da apresentação:

1 Compras Colaborativas
Dormindo com o Inimigo ?

2 Conceito Projeto de compras cooperadas que resulte em economia de escala, gerando melhorias expressivas nas negociações de preços, prazos e logística para todos os participantes.

3 Cenário da Industria Cenário único: Os planos “espremem” os hospitais
Empresas contratam planos Planos estabelecem preços dos serviços prestados Estabilidade econômica revelou incompetências operacionais Regulamentação gerou novos benefícios sem novas receitas Redução de custos das operadoras via redução de preços pagos,glosas, pacotes, etc Tecnologia médico-assistencial cada dia mais cara e receitas dos prestadores decrescentes Aumento de venda de serviços além de difícil é imprevisível e exige investimentos Redução de custos só depende do prestador e os resultados são previsíveis e quantificáveis Os planos “espremem” os hospitais Os hospitais “esperneiam”

4 Acréscimo de resultado de 2,5 Acréscimo de resultado de 2,5
Luta pela sobrevivência Aumento de Vendas Dificuldade em aumentar venda Ações de difícil previsão Necessidade de investimento Afeta toda a estrutura da empresa Acréscimo de resultado de 2,5 Atual Uma redução de $2,5 no Custo de Medicamentos tem o mesmo efeito no resultado que aumentar as vendas em $7,0 Redução de Custo Só depende do gestor Só afeta Compras Acréscimo de resultado de 2,5

5 Necessidades da Área de Compras
Reduzir custos associados à área de compras. Aumentar a velocidade e a agilidade do processo de compras. Dar maior controle às negociações das concorrências e aprovações das compras. Liberar tempo para o desenvolvimento de fornecedores e de negociações estratégicas (strategic sourcing). Garantir que os produtos e serviços sejam entregues na quantidade, qualidade, tempo e preço corretos. Reduzir o preço total de aquisição de produtos e serviços.

6 Benefícios para os participantes
Garantir uma escala de compras superior a qualquer concorrente direto atingindo o menor custo unitário da indústria através de: Aumento do poder de negociação junto aos fornecedores Troca de melhores práticas de negociação/contratação Aumento da base de fornecedores Redução do poder de barganha dos competidores junto aos fornecedores estratégicos Busca de valor além do preço do produto Identificação de oportunidade de melhorias nos processos de forma a reduzir o custo de operação dos fornecedores

7 Compras Colaborativas
Agregação de demanda Participação nos eventos Fornecedor 1 Empresa A Empresa Prestadora de Serviço de Compra Conjunta Fornecedor 2 Empresa B Fornecedor 3 Estruturação / organização do processo de compra conjunta Ambiente eletrônico para negociações Serviços de suporte à operação de todos os eventos Parametrização Abordagem aos fornecedores Treinamento Call center Acompanhamento online etc Empresa C Fornecedor N

8 Compras Colaborativas
Metodologia para condução de um Evento Colaborativo Kick-off: Mapeamento do Universo de compras Tratamento de dados Equalização de Variáveis RFI (Request for Information) Estratégia do Evento Treinamento Operação do Evento Acompanhamento Pós-Evento

9 Compras Colaborativas
Metodologia para condução de um Evento Colaborativo Kick-off: Definição de atividades e respectivos responsáveis Definição de cronograma Mapeamento do Universo de compras Coleta de informações dos itens com o cliente Objetivo do evento Informações sobre contrato atual Valores e quantidades da última compra Processo operacional de compras Critério para escolha do vencedor Indicações dos fornecedores Tratamento de dados Cruzamento com BD da empresa prestadora de serviços Identificação das categorias e prioridades Levantamento de similaridades Consolidação do BD Equalização das variáveis Cruzamento de dados + expertise da empresa: condições comerciais, fornecedores e outros

10 Compras Colaborativas
Metodologia para condução de um Evento Colaborativo RFI (Request for Information) Confirmação de interesse e capacidade dos fornecedores Análise da RFI Determinação dos fornecedores capacitados Estratégia do Evento Escolha da plataforma Definição do tipo de Evento Definição dos fornecedores homologados Regras (data, baseline, decremento, prorrogações, anexos) Treinamento Fornecedores: Simulações em planilhas, plataforma e medidas de contingência Contratantes: Plataforma Operação do Evento Acompanhamento junto aos fornecedores e contratantes durante o evento Acompanhamento Pós-Evento Individualização da proposta vencedora Relatório com histórico de lances por fornecedor Visita ao fornecedor vencedor Apoio jurídico no descumprimento de regras

11 Pontos Adicionais Não estamos constituindo uma empresa e sim utilizando uma empresa neutra para organizar os processos de negociação colaborativos Cada categoria de produtos terá um grupo de empresas participantes diferente A iniciativa busca não só reduzir preços através do aumento de escala mas também atacar custos da cadeia favorecendo fornecedores e compradores

12 Mas isso é Power Point ! E na vida real ?

13 Vida Real Medo de compartilhar info
Pouco entendimento da arena onde se dá efetivamente a concorrência Super valorização da “Minha Padronização” Dependência do médico em temas “não médicos” Vaidade Heterodoxia em compras

14 O que fazer ? Nada e reclamar muito Experimentar: Decisão do topo
Itens não críticos


Carregar ppt "Compras Colaborativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google