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Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM

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Apresentação em tema: "Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM"— Transcrição da apresentação:

1 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
GEDFT / GAELT – Desenvolvimento e Serviços Técnicos Eletroeletrônica

2 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Cenário – Programas de Expansão de Capacidade Novas frentes de mineração Capacitação do Porto de Tubarão Repotenciamento dos 4 (quatro) viradores de vagões Construção do 5° virador Ampliação das linhas do Pátio de Tubarão 3ª Linha em Ipatinga, Drummond e Entrada de Tubarão Uso intensivo de tração distribuída Aumento do lote de 80 para 84 vagões

3 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Motivação para o Projeto Sistema em uso a mais de 30 anos, temia-se pela vida útil de seus componentes A obsoleta tecnologia empregada dificultaria a expansão para as novas vias O modelo de licenciamento poderia afetar a capacidade de transporte projetada Tendência de aumento do número de falhas do Sistema de Sinalização Longo período de projeto e implantação, caso se identificasse necessidade de substituição

4 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Histórico de Ações Contratação de Consultoria Internacional ART – Advanced Railway Technologies UK Prazo: 11 meses Início Atividades: Junho/2006 RFI – Request for Information – Abril/2007 Aprovações Internas e Especificações – Setembro/2007 Início da Execução do Projeto – Março / 2008 Previsão de Término – Outubro / 2010

5 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Objetivo Busca do melhor modelo de investimento para substituição ou modernização do sistema de sinalização da EFVM que: Cause o menor impacto possível nas operações da ferrovia Esteja em consonância com as tendências tecnológicas atuais Utilize tecnologia consolidada no mercado metro-ferroviário

6 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Escopo Estudo de Vida Útil do Sistema de Sinalização Estudo da Dinâmica de Tráfego e do Modelo de Licenciamento na EFVM Análise dos Sistemas de Bordo Avaliação da Infra-estrutura de Energia e Telecomunicações Avaliação do Centro de Controle Operacional

7 Sub-Sistema / Componente
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Diagnóstico Sub-Sistema / Componente Vida Útil Estimada (em anos) Ações Circuitos de Via 10-20 Limpeza contatos e sobressalentes Intertravamento Limpeza, Inspeção e Refrigeração Retificadores 2-5 Manter / Substituir Cabeamento Interno 20 Refrigeração / Cuidar expansões Cabeamento Externo < 5 Substituição Bastidores CASES 5-7 sem reforma c/ reforma Reformar Máquinas de Chave 5-7 sem reforma c/ reforma Sobressalentes e reformar

8 Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Estudo de Capacidade Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco Opção 1 – Situação Atual - SB com dois circuitos de via SB1 SB2 SB3 Trem 1 Trem 2 Códigos de Velocidade Headway = 4 X tamanho do circuito de via + comprimento do trem Headway = 4 X 1,8Km + 2,46Km = 9,66Km ~ 10Km Trens / hora = 66Km/h / 10Km = 6,6 trens / hora Trens / dia = 159 trens em cada sentido

9 Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Estudo de Capacidade Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco Opção 2 – TCB (Track Circuit Block) – Um circuito de via por SB SB1 SB4 SB3 Trem 1 Trem 2 SB2 SB5 SB6 Códigos de Velocidade Headway = 3 X tamanho do circuito de via + comprimento do trem Headway = 3 X 1,8Km + 2,46Km = 7,86Km ~ 8 Km Trens / hora = 66Km/h / 8Km ~ 8,2 trens / hora Trens / dia = 196 trens em cada sentido

10 Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Estudo de Capacidade Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco Opção 3 – Redução do Circuito de via (bloco) para 1,5km SB1 SB4 SB3 Trem 1 Trem 2 SB2 SB5 SB6 Códigos de Velocidade Headway = 3 X tamanho do circuito de via + comprimento do trem Headway = 3 X 1,5Km + 2,46Km ~ 7Km Trens / hora = 66Km/h / 7Km ~ 9,5 trens / hora Trens / dia = 228 trens em cada sentido

11 Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Estudo de Capacidade Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco Opção 4 – Redução do Circuito de via (bloco) para 1km SB1 SB4 SB3 Trem 1 Trem 2 SB2 SB5 SB6 Códigos de Velocidade Headway = 3 X tamanho do circuito de via + comprimento do trem Headway = 3 X 1,0Km + 2,46Km ~ 5,5Km Trens / hora = 66Km/h / 7Km = 12,1 trens / hora Trens / dia = 290 trens em cada sentido

12 Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Estudo de Capacidade Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco Opção 5 – Blocos Móveis Trem 1 Trem 2 2,8Km Headway = comprimento da curva do ATC + comprimento do trem Headway = 2,8Km + 2,46Km ~ 5,26Km Trens / hora = 66Km/h / 5,26Km = 12,54 trens / hora Trens / dia = 301 trens em cada sentido

13 Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Estudo de Capacidade Capacidade Teórica X Tamanho do Bloco

14 Diagrama Capacidade X Custo
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Estudo de Capacidade Diagrama Capacidade X Custo Capacidade Opção 5 Blocos Móveis Alto Opção 2 TCB 1,8Km Opção 3 TCB 1,5Km Médio Opção 1 Atual Baixo Baixo Médio Alto Custo

15 Blocos Lógicos – GPS + Balizas
Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM Definição de Tecnologia Circuitos de Via Blocos Lógicos – GPS + Balizas Vantagens Detecção não vital de trilho quebrado Dispensa uso de juntas isolantes e galochas Garantem integridade do trem Permite variar o tamanho do bloco Sobreposição de código de velocidade Independe das condições de lastro Desvantagens Dependem do lastro, galochas, e juntas isolantes Não há detecção de trilho quebrado Manutenção mais intensiva da via Exige dispositivo EOT Dependente de telecomunicações Tecnologia em processo de maturação

16 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
RFI – Request for Information Elaboração de Especificação Técnica Convite aos principais fornecedores Apresentação de “propostas” técnicas e comerciais Objetivos: - Conhecer mercado, tecnologias e aplicações - Depurar orçamento e estudo de viabilidade

17 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
A Opção da EFVM Blocos fixos com circuitos de via DC codificados Comunicação pelos trilhos com adjacentes Uso do modelo TCB (Track Circuit Block) Blocos com um único circuito de via Adoção de intertravamento vital distribuído e micro processado Manutenção do ATC de bordo; Manutenção da infra-estrutura de energia e telecomunicações; Manutenção do CCO, com adequações; Preservação, onde possível, dos abrigos de equipamentos à margem da via; Preservação das máquinas de chave, com plano de reforma das unidades.

18 Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Ganhos Adicionais Oportunidade de redução do “headway” (modelo TCB) Imunidade a redes elétricas AC 60Hz Adoção de “no-breaks” Padronização da tecnologia nas expansões de vias em Drummond, Câmara e Tubarão Implementação de código de velocidade adicional para parada de emergência – 50ppm Supervisão de velocidade restrita em saídas de pátios com AMV 1:10 na posição reversa

19 ES MG Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Distribuição dos Sistemas de Sinalização da EFVM Governador Valadares João Paulo Conceição Km540 Colatina Laboreau Intendente Câmara Belo Horizonte Desembargador Drummond MG Brucutu ´Pátio 02 Costa Lacerda Sta Maria ES Tubarão Fábrica Linha Tripla – GE Porto Velho Vitória Linha Dupla - KYOSAN Linha Singela – GE Linha Singela - KYOSAN Linha Singela - BOMBARDIER Linha Dupla – UNION SWITCH Linha Dupla - BOMBARDIER Linha Singela – UNION SWITCH Linha Singela – Operada pela FCA

20 ES MG Renovação do Sistema de Sinalização da EFVM
Abrangência do Projeto Governador Valadares Colatina Laboreau Intendente Câmara Desembargador Drummond MG H83 Sta Maria ES Tubarão Porto Velho Vitória


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