FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Professor Eduardo Pereira Machado
Professora Lúcia Brasil
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Gramática Funções da linguagem Eduardo Batista.
Funções intrínsecas do texto
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Funções da linguagem.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Função emotiva ou expressiva
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª. Irlane Araújo.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
Conceitos, Funções e Estilística
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
Aula Virtual de Gramática
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
Processo de Comunicação
A Comunicação Escrita.
Linguística e Comunicação Roman Jakobson
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Linguagem e Comunicação Empresarial
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Conceitos gerais de comunicação Modelos da comunicação Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof.: Romão Júnior.
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Funções da Linguagem.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Linguagem e Comunicação Empresarial
Conceitos Introdutórios
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Funções da Linguagem.
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
Variação Linguística Funções da Linguagem.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Funções da Linguagem.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de l​i​n​g​u​a​g​e​m​:​​v​i​s​u​a​l​,​​a​u​d​i​t​i​v​a​,​​​t​á​t​i​l​, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos.

Elementos da comunicação Emissor - emite, codifica a mensagem; Receptor - recebe, decodifica a mensagem; Mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor; Código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; Referente - contexto relacionado a emissor e receptor; Canal - meio pelo qual circula a mensagem.

Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada. O modelo a seguir foi proposto por Roman Jakobson no livro LingUística e Comunicação (1970).

Modelo de Roman Jakobson 1 - Função emotiva ou expressiva 2 - Função referencial ou denotativa 3 - Função apelativa ou conativa 4 - Função fática 5 - Função poética ou estética 6 - Função metalingüística

1 - Função emotiva ou expressiva A mensagem é centrada nas opiniões e emoções do emissor. Geralmente usa-se a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. O texto é pessoal, subjetivo. Exemplos: autobiografias, memórias, poesia lírica e cartas de amor.

Não sei quem sou, que alma tenho. Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)... Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo. Fernando Pessoa

2- Função referencial ou denotativa A mensagem é centrada no referente (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações. Geralmente usa-se a 3ª pessoa do singular. Exemplos: textos jornalísticos, científicos, etc.

3 - Função apelativa ou conativa A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo. Geralmente usa-se a 2ª e 3ª pessoa, vocativos e imperativo. Exemplos: discursos, sermões, textos de publicidade e propaganda.

4 - Função fática O canal é posto em destaque. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal. Exemplos típicos da função fática são: "alô", "pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde", "sentem-se", etc. Ou na propaganda, de forma a chamar a atenção, a tipografia, layout, etc.

5 - Função poética ou estética É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer". A mensagem é posta em destaque, chamando a atenção para o modo como foi organizada. É afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica. Valorizam-se as palavras e suas combinações. Exemplos: linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Características: Subjetividade Figuras de linguagem Brincadeiras com o código

6 - Função metalinguística O código linguístico é posto em destaque. Usa-se o código para falar dele mesmo. Exemplos: dicionários, gramáticas, textos que analisam textos, poemas que abordam o assunto da poesia.

Uns Versos Adriana Calcanhoto Sou sua noite, sou seu quarto Se você quiser dormir Eu me despeço Eu em pedaços Como um silêncio ao contrário Enquanto espero Escrevo uns versos Depois rasgo

Amar v.t. Ter amor, afeição, ternura, dedicação, devoção a; querer bem: amar os pais. / Estimar, gostar, apreciar: ama o esporte. / V.i. Estar apaixonado: feliz é quem ama.

TIPOLOGIAS TEXTUAIS