Regras de Acentuação Revisão. Acentuação Na língua portuguesa, as sílabas tônicas, ou seja, aquelas pronunciadas com maior intensidade não são marcadas.

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Transcrição da apresentação:

Regras de Acentuação Revisão

Acentuação Na língua portuguesa, as sílabas tônicas, ou seja, aquelas pronunciadas com maior intensidade não são marcadas com acento gráfico em todas as palavras. Então, como saber quando há ou não acento? Leia as regras a seguir, as quais já estão em conformidade com o novo acordo ortográfico. Elas irão ajudá-lo a solucionar algumas dúvidas recorrentes.

Acentuação De acordo com a tonicidade, as palavras são classificadas como: 1. Oxítona – aquela cuja sílaba tônica é a última da palavra. 2. Paroxítona – aquela cuja sílaba tônica é a penúltima da palavra. 3. Proparoxítona – aquela cuja sílaba tônica é a antepenúltima da palavra.

Acentuação Acentuam-se as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em... *-a(s), -e(s), -o(s); *-ém, -éns; *ditongos abertos grafados em -éu(s), - éi(s), -ói(s). Exemplos: café, vatapá, maiô; refém, parabéns; troféu, anéis, herói.

Acentuação Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em... *-l, -n, -r, -x; *-ei(s) e outros ditongos; *-i(s), -u(s); *-ão(s), -ã, -on(s), -um, -uns; *-ps; Exs.: difícil, pólen, caráter, fênix; pônei; táxi, vírus; órgão, órfã, próton, álbum, fóruns; bíceps. NÃO se acentuam as palavras paroxítonas: *formadas por ditongos abertos: -ei(s), -oi(s); *formadas por -i, -u tônicos, precedidos de ditongos; *terminadas em –n no plural (-ns); *-em, -ens. Exemplos: geleia, joia; feiura; hifens; item, jovens.

Acentuação Acentuam-se TODAS as palavras proparoxítonas.

Acentuação 4. Vogais I e U Acentuam-se as vogais –I e –U... * tônicas, quando formam hiato e ficam sozinhas na sílaba (ou são seguidas de S). Exemplos: paraíso(s); ciúme(s). NÃO se acentuam as vogais –I e –U... * quando, embora fiquem sozinhas na sílaba e formem hiato, são seguidas de –nh; ou são antecedidas por ditongos. Exemplos: rainha; taoismo.

Acentuação 5. Vogal tônica dos hiatos OO, EE NÃO se acentuam... *as vogais tônicas dos hiatos OO, EE. Exemplos: enjoo, leem.

Acentuação 6. Acento diferencial É empregado nas seguintes palavras: *pôde – na forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular; pode – na forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode. * pôr – verbo; por - preposição. Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.

Acentuação 6. Acento diferencial É empregado nos verbos... *TER e VIR – na forma do presente do indicativo, na terceira pessoa do plural, para diferenciá-los do singular. Exemplos: ele tem – eles têm, ele vem – eles vêm. NÃO são diferenciadas por acentos as palavras... * para (do verbo parar) / para (preposição); * pelo (substantivo) / pelo (do verbo pelar) / pelo (preposição).

Exercício 1 Analise atentamente os grupos de palavras, buscando uma regularidade para justificar a acentuação de acordo com a norma culta da língua. Caso seja necessário, consulte as regras listadas em seu caderno para responder à questão. Grupo 1: lâmpada – câmara – tímpano – médico – ônibus. Grupo 2: lápis – júri – bílis – cútis. Grupo 3: álbuns – fórum – quórum. Grupo 4: cipó – paletó – faraó – dominó. Grupo 5: cadáver – revólver – açúcar. Grupo 6: automóvel – móvel – provável – útil. Grupo 7: saída – baú – recaída.

Exercício 2 Leia os trechos a seguir, adaptados do romance Capitães da Areia. Localize nele as palavras que deveriam ser acentuadas, acentue-as adequadamente e justifique sua resposta a partir das regras de acentuação que você aprendeu. “(...) Nhozinho França resolveu não armar o Grande Carrossel numa das praças centrais da cidade e sim em Itapagipe. Ali as familias não são tão ricas, ha muitas ruas so de operarios e as crianças pobres saberiam aprecia-lo. O pano tinha muitos buracos tambem, alem de um rasgão enorme que fazia o carrossel depender da chuva. Ja fora belo, fora mesmo o orgulho da meninada de Maceio noutros tempos.”

“E velho e desbotado o carrossel de Nhozinho França. Mas tem a sua beleza. Talvez esteja nas lampadas, ou na musica da pianola (velhas valsas de perdido tempo), ou talvez nos ginetes de pau. Entre eles tem um pato que e para sentar dentro os mais pequenos. Tem a sua beleza, sim, porque a opinião unanime dos Capitães da Areia e que ele e maravilhoso. Que importa que seja velho, roto e de cores apagadas se agrada às crianças? Foi uma surpresa quase incrivel quando naquela noite o Sem-Pernas chegou ao trapiche dizendo que ele e Volta Seca iam trabalhar uns dias num carrossel. Muitos não acreditaram, pensaram que fosse mais uma pilheria do Sem-Pernas. Então foram perguntar a Volta Seca que, como sempre, estava metido no seu canto sem falar, examinando um revolver que furtara numa casa de armas.”