RUMO AO ENEM 2012 Disciplina – Biologia Prof. Fátima Vieira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DENGUE.
Advertisements

O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Cartilha de Dengue.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Claudio Paris – Magrão 22/09/2009 ENEM PESSOA 2009 Claudio Paris – Magrão 1.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Trabalho: “O mundo invisível dos microrganismos”
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
Dengue.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA clorófita tripanossomo giárdia plasmódio paramecium diatomáceas plasmódio.
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. A classificação dos seres vivos Por que classificar os seres vivos? A biodiversidade do planeta é muito grande→ a classificação.
Vírus: Dengue Zica Chicungunya. Aedes aegypti Dengue Zica FEBRE CHIKUNGUNYA Febre Amarela.
Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika
Formador S.H.T.1. 2 Introdução à Segurança Segurança do Trabalho : A Segurança do trabalho integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de.
WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE 2009 Colégio Dante Alighieri Deptos. de Ciências da Natureza e Tecnologia Educacional.
Estamos tão cercados de tecnologia barata e simples, que estão quase obrigando as pessoas a serem felizes. Mostram a todo momento, que temos tanto para.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1)‏ HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
VÍRUS.
Nº 279 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 16/11 a 21/11/15)
Filo Nematelmintos o Características gerais a) Corpo cilíndrico, não-segmentado, revestido p/ cutícula; b) Simetria bilateral; c) Triblásticos; d) Pseudocelomados;
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
By Nathalie Garçon and Michel Goldman Ana Mafalda Valente – Ana Rita Oliveira – Carolina Ruivo – Rafaela Silva – Vasco Peixoto.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
1 Gripe Suína. 2 O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente.
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
ENCEFALOMIELITE EQUINA
TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Protozoários e protozooses
Unicelulares Eucariontes Heterotróficos – parasitas intracelulares Unicelulares Eucariontes Heterotróficos – parasitas intracelulares Classificação Taxionômica.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Filo Platelmintos BALA 2012.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
Nematelmintos ou Asquelmintos
ASPECTOS RENAIS DO IDOSO
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
REINO PROTISTA: ALGAS E PROTOZOÁRIOS
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
classificação dos seres vivos
Microrganismos.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Willian Lopes.
Metabolismo do Ferro Ferro é um metal de transição mais importante para os seres vivos. Participa na síntese da hemoglobina e elaboração das hemácias.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Higiene do Leite.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Diversidade nas plantas
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
2012. O contexto: instituições de saúde e o processo saúde/doença. Objeto e objetivo.
Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.
Clostridium perfringens
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Biossegurança em Ambientes Coletivos Autor: Prof. Ismar Araújo de Moraes Coordenador: Prof. Fabio Otero Ascoli Kesia Hadassa – BOLSISTA Mariana Salles.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

RUMO AO ENEM 2012 Disciplina – Biologia Prof. Fátima Vieira

Enem QUESTÃO 64 O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América. A) restrita desse continente. B ) peste, ja que ocorre nas regioes mais quentes do continente. C) epidemia, ja que ocorre na maior parte do continente. D) surto, pois apresenta ocorrência em áreas pequenas. E) pandemia, pois ocorre em todo o continente.

Enem QUESTÃO 69 Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas por que: A) possui anticorpos contra o agente causador da doença. B) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença. C) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. D) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença. E) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

Enem QUESTÃO 78 Os Bichinhos e O Homem Arca de Noé Toquinho & Vinicius de Moraes Nossa irmã, a mosca É feia e tosca Enquanto que o mosquito É mais bonito Nosso irmão besouro Que é feito de couro Mal sabe voar Nossa irmã, a barata Bichinha mais chata É prima da borboleta Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo Só pra chatear MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, A)O filo B)O reino C)A classe D)A família E)A espécie

Enem QUESTÃO 89 Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito? A) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução. B) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro. C) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio. D) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato. E) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas.

Disciplina – Química Prof. Cecília Bandeira

Disciplina – Física Prof. Naiana Rodrigues