Segunda Geração Romântica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Advertisements

Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Escola Estadual Dr Marthinho Marques.
ANÁLISE LITERÁRIA LIRA DOS VINTE ANOS TRISTÃO E ISOLDA.
Romantismo Século XIX.
Professora: Tânia Valéria
SIMBOLISMO Professor Kássio.
Literatura - Prof. Hélia
Romantismo Contexto no Brasil
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
«Quaresma em Família, a Caminho da Páscoa!»
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Conversando com Jesus Procura-se o autor.
T R O V A S Zélia Nicolodi.
A vida.
ROMANTISMO.
Intencionalidade Discursiva
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
Cecília Meireles.
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA: “A DOR DO ABANDONO”
Mensagem de Jesus Mensagem de Jesus.
Meus Oito Anos Casimiro de Abreu Isa Slides.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Cida Valadares Irismar Andrade Santiago Quando, o peso dos anos se fazia sentir.. Por quê isso? Se és tão jovial?
Poema de Casimiro de Abreu interpretado por Paulo Autran
Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida?
Pegadas na Areia Ligue o Som.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Manuel Bandeira.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
A poesia romântica brasileira
Profª. Karen Neves Olivan
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Discurso.
O AMOR QUE NUNCA FIZ.
Romantismo brasileiro
Uma carta para ti Com Som.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
Pegadas na Areia Uma noite eu tive um sonho....
EU AMEI Hermogenes Antonio.
sou felis porque amo o que gosto
PAI.
By Búzios Slides Apresenta
Romantismo (1) 2ª Geração.
Principais autores e obras.
DOM JUAN DE MARCO ANÁLISE LITERÁRIA LIRA DOS VINTE ANOS.
“OS NOSSOS TRISTES ASSUNTOS”
LITERATURA BRASILEIRA
Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida?
Oração de Um Jovem Triste
FELIZES são aqueles que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar. Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o.
Poema da Despedida.
Romantismo no Brasil: poesia
Pegadas na areia....
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
2ª geração - Casimiro de Abreu
“A DOR DO ABANDONO” By Búzios Slides Avanço automático.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Romantismo Álvares de Azevedo.
Aquela que tem vindo destruindo a vida de muitos jovens ignorantes.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. R OMANTISMO Poesia Romântica Brasileira 2a geração (Ultrarromantismo)
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Ouvindo esta música me pergunto? -O que restará de mim ao terminar este longo relato? Eu sonhei... um sonho impossível,um amor tão distante da minha.
LITERATURA ROMANTISMO: 2º GERAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Segunda Geração Romântica Ultra- Romântica Década de 1840 e 1850 Este é o período do Ultra-Romantismo.Caracteriza-se pelo exagero do subjetivismo e do Emocionalismo : o tédio , a melancolia, o devaneio, o sonho, o desejo da morte estão sempre presente.

Esse clima pessimista e o escapismo que lhe corresponde constituem o chamado “ mal do século”,cuja expressão máxima podemos encontrar nas obras do poetas inglês Lord Byron e do inglês Alfred de Musset. Lord Byron, ídolo condenado à prisão.

O culto do “eu” estava presente em todos os poetas dessa geração, notado por exagerada autopiedade, depressão e masoquismo. Byronianos, quase todos, tiveram na figura do poeta inglês Lord Byron uma espécie de ídolo: ele representava o poeta desgraçado, perseguido pela sociedade, condenado à solidão.Predominava a imagem do poeta incompreendido, desespero e revoltado pelo simples fato de estar existindo.

Características da Segunda Geração Romântica Aspecto doentio ( Mal – do – século); Individualismo; Excesso do subjetivismo e do emocionalismo românticos; Irracionalismo; Escapismo, fantasia, culto da morte; Pessimismo; Noturnismo; Morbidez;

Temas da dúvida , do tédio, da orgia, da morte, da infância, do medo de amar e do sofrimento; Influência de Byron e Musset.

Os principais autores dessa escola foram três jovens que morreram prematuramente: Luís José Junqueira Freire ( 1832 – 1855) É o autor mais angustiado do Ultra-Romantismo.Tentou, aos 18 anos, solucionar uma crise moral tornando-se monge beneditino,porém acabou abandonando o convento em 1854.Morreu do coração aos 23 anos.Suas obras: Inspiração do claustro e Contradições poéticas.

Texto selecionado Meu filho no Claustro Canção Materna Eu não sou tua mãe que te preza? Tu não vês meus cuidados maternos? E me escondes as dores que sentes? Não sei eu teus desgostos internos? Eu te disse, meu filho, eu te disse Que jamais apartasses de mim. Tu quiseste, meu filho, tu foste Tu agora padeces assim.

Que perderam seu lindo cultor. Elas sabem também que tu vives Tu deixaste meu seio materno, Tu deixaste teu pai tão doente! Vê teu pai, como, gasto de angústias, Chora e geme – perdido e demente. Tuas plantas bem sabem – coitadas Que perderam seu lindo cultor. Elas sabem também que tu vives Sepultado no abismo da dor. (...) Teu presente , meu filho, é tão triste! Que será teu futuro e teu fim? E quem pode esperar mais horrores, Quem começa com tantos assim!

Teus irmãos , mais teu pai, mais a mim, Foste ingrato – deixaste teus lares, Teus irmãos , mais teu pai, mais a mim, Tu quiseste ser monge – meu filho, Tu agora padeces assim! José Marques Casimiro de Abreu ( 1839 – 1860) É uns dos tantos poetas vitimados pela vida boêmia e pela tuberculose no século XIX. Seus temas mais frequentes são a saudade, a infância , a família , amor platônico – e o medo do amor.Sempre muito sentimental, é dominado pelo pessimismo nos dois último anos de sua vida.Sua obra lírica está reunida no volume As Primaveras, publicadas em 1859.

Manuel Antonio Álvares de Azevedo (1831- 1852) Álvares de Azevedo produziu a literatura mais consistente do Ultra-Romantismo , embora tenha tido ,como seus colegas de geração, uma vida muito curto. Toda sua obra, escrita entre 1848 e 1852 foi publicada postumamente. Sua criação poética foi reunida nos livros: Lira do vinte anos; Poema do frade; Conde de Lopo;Livro de Fra Gonticário. Os contos, em Noite na Taverna.Escreveu também uma peça de teatro, Macário.

Exercícios Propostos (Vunesp –SP) Leia atentamente os versos seguintes: Eu deixo a vida como deixa o tédio Do deserto o poento caminheiro - Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um mineiro Esses versos de Álvares de Azevedo significam a : a) revolta diante da morte. b) aceitação da vida como longo pesadelo. c) aceitação da morte como solução. d) tristeza pelas condições de vida. e) alegria pela vida longa que teve.

2) (PUC-RS) Já de morte o polar me cobre o rosto Nos lábios meus o alento desfalece. Surda agonia o coração fenece E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... Já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto! A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao: a)Idealismo amoroso. b)Saudosismo inconformado.

c) Misticismo religioso. d) Negativismo filosófico. e) Mal do século. 3) (ITA – SP) O texto a seguir é a estrofe inicial do poema Meus oito anos, Casimiro de Abreu: “[...] Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! [...]”

Sobre o poema, não se pode afirmar que: a)Se trata de um dos poemas mais populares da Literatura Brasileira. b) O poeta se vale do texto para manifestar a sua saudade da infância. c) A linguagem não é erudita, pois se aproxima da simplicidade da fala popular, o que é uma marca da poesia romântica. d) O poeta é racional e contido ao mostrar sua emoção no pema.

4) (UFAM) Assinale a opção cujo enunciado pode ser aplicado aos poetas da segunda geração romântica brasileira: a)Comprometeram-se com a busca do que julgavam ser as verdadeiras qualidades da poesia: equilíbrio, contenção de sentimentos, linguagem culta, valorização da forma. b) Assumiram posturas engajadas, de combate às injustiças, às escravidão e à opressão do povo, temas esses que foram ignorados pelos poetas da primeira geração. c) Influenciados pela poesia de Lord Byron e Alfred de Musset, cultivaram um comportamento boêmio e uma visão negativista de existência. d) Sintonizados com a riqueza e as possibilidades temáticas proporcionadas pelo avanço da ciência, pela civilização das máquinas, romperam com os temas clássicos e universais.