PERFIL DOS JOVENS E SUA EVANGELIZAÇÃO COM A PROPOSTA ATUAL: QUESTIONÁRIO E CAMINHOS E PROJETOS DE VIDA COM EDUCAÇÃO E VALORES. ENCONTRO DA PASTORAL REGIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Antes que tu nascesses Te conhecia e te consagrei ...
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
LEARNING ORGANIZATION
PRÉ-CURSILHO.
Coragem para ser Diferente
VISÃO DO DISCIPULADO: Um preço a ser pago Pra. Eliene Canté.
filho, segundo Dom Bosco.
Para refletir... e mudar!!!.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
DICAS ÚTEIS PARA SUA VIDA...
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
UM DESAFIO DE DEUS PARA VOCÊ!!!
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Pastoral do batismo Formação para agentes
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Maria a Bem-Aventurada
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
O ingresso na Universidade
Metatron Insights A Insatisfação constante... ‏Amados Seres!
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Amor e Sexualidade.
Trabalhando com Grupos
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Maria: Modelo original dos homens
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
DISCIPULADO – ESTILO DE VIDA Lucas
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
EFS – Encontro de Facilitadores e Supervisores da ABS 25/05/2014
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Receita para o eu Letícia Thompson.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Considerações Culturais:
Santidade X Legalismo.
. Ser Padre.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
UM DESAFIO DE DEUS PARA VOCÊ!!! Não é curioso como 1 euro parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos às compras?!
Fraternidade e Juventude
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Introdução à Didática Aula 3
LEMA NOSSO ALVO “PROSSIGO PARA O ALVO, PELO PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS.” FILIPENSES 3:14.
Os anos das grandes oportunidades
REDESENHAMENTO DAS PRESENÇAS Missão no Continente Americano Oração do dia 20 maio 2010.
Invadem Ambientes Familiares
Para que você nasceu ?   .
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Formação Catequética Catequista.
DE ONDE ELE VAI NOS LEVAR
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
FAZENDO MEMÓRIA Luzes do Jubileu de Ouro:  Tema: “Do Jubileu para um novo Pentecostes” ssembleias Regionais e Diocesanas: A ssembleias Regionais e Diocesanas:
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

PERFIL DOS JOVENS E SUA EVANGELIZAÇÃO COM A PROPOSTA ATUAL: QUESTIONÁRIO E CAMINHOS E PROJETOS DE VIDA COM EDUCAÇÃO E VALORES. ENCONTRO DA PASTORAL REGIONAL DO ENSINO RELIGIOSO

O documento CNBB n. 93, n.10 diz: -“Conhecer os jovens é condição prévia para evangelizá-los. Não se pode amar nem evangelizar a quem não se conhece. -É necessário ter em conta a variedade de comportamentos e situações da juventude hoje e a dificuldade de delinear um único perfil da mesma no mundo e no Brasil. -Além do mais, trata-se de uma situação exposta à oscilação constante, marcada ainda com maior impacto pela velocidade social das mudanças culturais e históricas, com as vulnerabilidades e potencialidades dos jovens, tudo isso confrontado com uma experiência significativa da Igreja quanto à Evangelização da Juventude.”

-Os jovens são tão carentes de Deus como qualquer outra pessoa. -A maioria dos jovens se intimida de falar de Deus na frente de seus amigos ou conhecidos. Por esta razão, é preciso preparar o momento com tranquilidade. -Não podemos causar nenhum constrangimento para o jovem devemos ser o mais cativante possível nas palavras, a fim de que a evangelização não se torne um tédio para eles.

-É preciso interagir com o jovem. Convidá-lo a participar de alguma atividade, se possível na Igreja e criar atividades direcionadas especificamente para o público jovem. A juventude gosta de atitude, envolvimento, participar de algo e fazer a diferença. -O jovem detesta imposição, portanto nada de ir fazendo proibições. -A juventude segue muito o lema de que “tudo que é proibido é mais gostoso”. Por isso evite falar sobre coisas ou atitudes que ele não poderá ter. Deixe que Deus faça a obra dele na vida do evangelizado a seu tempo. -O jovem precisa ser abordado na maneira dele. -Não podemos ir chegando impondo padrões de comportamento achando que isso irá atrair mais a atenção por parte deles. Engana-se quem pensa assim. Jovens gostam de se aproximar de pessoas do mesmo estilo de vida. Portanto, se o jovem que você pretende evangelizar tem, por exemplo, preferências ao mundo do rock, faça uso de uma vestimenta mais descontraída. Assim ele não ficará intimidado ao estar ao seu lado.

-Apresente o evangelho como algo atrativo. -Jovens são um público muito exigente. Não é qualquer coisa que chama a atenção deles, uma vez que possuem um senso crítico muito aguçado. Por isso mostre que servir a Deus á algo que não vai torná-los inferiores às demais pessoas de seu grupo. Fale das vantagens que é viver a juventude com a alegria de ter Deus do seu lado. É ser duplamente feliz. -Encare cada evangelização com um desafio. -Aproxime-se de Deus e peça a ele a orientação necessária para que você realize seu objetivo com sucesso. O Senhor irá se alegrar e as bênçãos dele correrão até a sua vida e muitos jovens você trará para a sua presença.

-No nº 58 o documento diz: “O jovem é o evangelizador privilegiado de outros jovens”. - Para evangelizar, exige-se a experiência de ser evangelizado, isto é, de ter descoberto que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. -No nº 95 diz: A evangelização da nova geração de jovens não pode permanecer somente no nível das idéias e da formação teórica. -Não se constrói a comunidade cristã somente com idéias. Há necessidade de descer ao nível da afetividade, de viver relações de fraternidade voltadas para o discipulado. -“Nosso esforço será criar condições para que as pessoas possam viver relações de solidariedade e de fraternidade que permitam sua maior realização, no contexto atual”. Comunidade pressupõe amizade, calor humano, a aproximação afetiva e um projeto de vida em comum.

-No nº 99 diz: As perguntas de fundo que o jovem se faz são: -Qual é a minha relação com Deus? De onde vim? Para onde vou? Qual o sentido da minha vida? Qual o sentido da morte? Qual o sentido do sofrimento? -No nº 134 diz: A Igreja enfrenta o desafio de evangelizar uma geração com características diferentes das gerações anteriores. -Trata-se de uma geração formada pela imagem, tecnologia, acostumada com estímulos constantes para manter sua atenção, para quem o “sentir” é mais importante do que o “pensar”, que, às vezes, tem um “eu” muito fragilizado, com aversão a compromissos de longo prazo, aberta à dimensão espiritual da vida, mas freqüentemente rejeita a religião institucionalizada.

-Nº 223. A juventude é o momento das grandes decisões na vida do ser humano no estudo, na carreira, nos valores a serem seguidos, no projeto de vida, na vocação. -Trata-se da fase da vida humana em que a personalidade pode ser moldada com mais facilidade para o bem ou para o mal. O futuro de qualquer instituição depende de sua capacidade de atrair e envolver os jovens para dar continuidade aos seus objetivos. O desafio de encontrar uma pedagogia para evangelizar os jovens é decisivo para o futuro da Igreja e o crescimento dos próprios jovens. -N º 224- O evangelizador do jovem é um semeador que procura conhecer e preparar o terreno, aprende os melhores métodos e a melhor hora para jogar a boa semente. -Sabe que, a partir do momento em que as sementes começarem a brotar, ele precisará irrigar, adubar e acompanhar a nova vida que nasce. Esta é a missão que recebemos do Senhor e que queremos partilhar com os jovens e seus agentes de pastoral e com toda a comunidade eclesial.