DO APARECIMENTO DA AGRICULTURA AO CONTACTO COM OS POVOS MEDITERRÂNICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As primeiras sociedades produtoras
Advertisements

Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Formação de Portugal . Os primeiros povos.
Comunidades agro - pastoris
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
ARQUEOLOGIA.
O Neolítico A idade da pedra polida
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano
“Semear para os frutos colher…”
Os primeiros povos a habitar a Península Ibérica
Os romanos e o seu império
Povos que habitaram na Península Ibérica
Os romanos e o seu império
As comunidades agro-pastoris
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
As Primeiras Comunidades Recolectoras
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Ano lectivo de O I Milénio a. C. no território português – Idade do ferro e presença romana.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal.
A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA. Entre a. C. e 8000 a. C., ocorreram modificações climáticas que alteraram o modo de vida do ser humano. O novo clima, quente.
Fenícios /Hebreus / Persas
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
Lugar, paisagem e espaço geográfico
A PRÉ-HISTÓRIA Custom animation effects: horizontal scrolling text
Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan.
DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Primeira Idade da Música Paleolítico e Neolítico.
Na Segunda Metade do Século XIX
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Com a economia produtora, o Homem deixa de ser nómada, para passar a ser sedentário (passa a viver num lugar fixo). Razões Razões:  Como produz os seus.
RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
A Civilização Romana – parte 1
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS
A RECONQUISTA CRISTÃ.
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Declínio do modelo feudal
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
A distribuição da população a nível mundial
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
Paleolítico. Modo de vida- África Os primeiros homens: viviam em pequenos grupos que habitavam cavernas ou grutas. Isso garantia proteção contra animais.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
BENS PÚBLICOS E BENS PRIVADOS
Transcrição da apresentação:

DO APARECIMENTO DA AGRICULTURA AO CONTACTO COM OS POVOS MEDITERRÂNICOS

METAS CURRICULARES 2. Conhecer e compreender as características das primeiras comunidades agropastoris da Península Ibérica 2.1. Localizar o surgimento das primeiras comunidades agropastoris num tempo posterior ao das comunidades recoletoras, identificando vestígios dessas comunidades no atual território português. 2.2. Relacionar as alterações climáticas ocorridas no fim da Idade do Gelo com a prática da agricultura e da pastorícia. 2.3. Relacionar a prática da agricultura e da domesticação de animais com o sedentarismo e o surgimento dos primeiros aldeamentos. 2.4. Comparar o modo de vida das primeiras comunidades recoletoras com o das comunidades agropastoris, salientando a importância das novas técnicas e dos novos instrumentos no progresso da humanidade. 2.5. Caracterizar as manifestações religiosas e as construções megalíticas das comunidades agropastoris, exemplificando com vestígios existentes no território nacional.

METAS CURRICULARES 3. Conhecer os primeiros povos mediterrânicos que contactaram com as populações da Península Ibérica 3.1. Localizar a origem dos povos do mediterrâneo (Fenícios, Gregos e Cartagineses) que contactaram com os povos da Península Ibérica entre o ano 1000 a. C. e 500 a. C. 3.2. Estabelecer uma relação entre os recursos naturais da Península Ibérica e a fundação de feitorias e colónias por esses povos do Mediterrâneo Oriental. 3.3. Reconhecer marcas deixadas por Fenícios, Gregos e Cartagineses na Península Ibérica, salientando os principais contributos (técnicos e culturais) destas civilizações para o enriquecimento das culturas peninsulares. 3.4. Destacar o papel da Arqueologia e dos vestígios deixados pelos homens para o conhecimento histórico.

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS Há cerca de 10 mil anos verificaram-se alterações climáticas que modificaram a vida das comunidades humanas.

Um aquecimento global: - fez reduzir a área coberta por gelo; - permitiu o aparecimento de novas plantas; - provocou a extinção de algumas espécies animais… Cultivo de cevada.

AS COMUNIDADES PRODUTORAS Observando o ciclo de vida das plantas, as comunidades aprenderam a reproduzi-las, dando origem à agricultura. Aos poucos, os nossos antepassados passaram de recoletores a produtores… Membros de uma comunidade agropastoril a desempenhar tarefas agrícolas.

CICLO DE VIDA DAS PLANTAS 1 2 3 4 5 A semente cai em solo húmido. Da semente nasce uma pequena planta… A planta cresce e dá flores… As flores transformam-se em frutos. Dos frutos, surgem as sementes. A reprodução das plantas.

DOMESTICAÇÃO E CRIAÇÃO DE ANIMAIS A partir da agricultura foi possível começar a domesticar e criar animais, como a cabra ou o porco. Deste modo, a alimentação tornou-se mais rica e variada. Domesticação e criação de animais.

SEDENTARISMO À medida que a produção ia aumentando, os nossos antepassados puderam permanecer mais tempo no mesmo local e passaram a ser sedentários. Reconstituição de uma comunidade agropastoril.

MODO DE VIDA SEDENTÁRIO É o modo de vida dos povos que controlam a produção dos seus alimentos, não precisando de procurar locais onde estes abundem. ATENÇÃO! A sedentarização tratou-se de um processo lento, pois enquanto não conseguiram o suficiente para armazenar, os grupos humanos tiveram que continuar a caçar e a recolher frutos, aguardando pelo desenvolvimento do que cultivavam. Provavelmente, os membros dos grupos dividiam tarefas, ficando uns a guardar as sementeiras, enquanto outros caçavam ou recolhiam alimentos.

OS PRIMEIROS ALDEAMENTOS Numa área relativamente pequena, apareceram várias habitações que constituiram os primeiros aldeamentos.

CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS HABITAÇÕES Eram construídas e organizadas de acordo com os materiais disponíveis e as características do local. Podiam ter planta retangular, oval ou circular. Tinham sempre um local para acender uma lareira, usada para aquecer e cozinhar. Como estas habitações eram construídas com materiais pouco resistentes, poucos vestígios chegaram até nós dos primeiros aldeamentos.

NOVAS TÉCNICAS Devido às exigências da agricultura, apareceram novos instrumentos e novas técnicas: Cestaria Tecelagem Olaria

Vamos conhecer alguns exemplos! MONUMENTOS MEGALÍTICOS As comunidades agropastoris deixaram-nos monumentos de grandes dimensões: os monumentos megalíticos. Vamos conhecer alguns exemplos!

MONUMENTOS MEGALÍTICOS ANTA (OU DÓLMEN) MENIR CROMELEQUE

MONUMENTOS MEGALÍTICOS ANTA (OU DÓLMEN) MENIR CROMELEQUE

ANTA (OU DÓLMEN) Monumentos utilizados para depositar os mortos. Levam-nos a crer que estes nossos antepassados acreditavam na vida depois da morte e organizavam cerimónias fúnebres. Anta (ou dólmen) da Lapa de Meruje, Vouzela.

MENIR Monumentos associados a cultos à Natureza, para a obtenção de boas colheitas. Possivelmente, eram também locais de reunião. Menir da Bulhôa, Reguengos de Monsaraz. Menir da Caparrosa, Tondela.

CROMELEQUE Monumentos associados a cultos à Natureza, para a obtenção de boas colheitas. Possivelmente, eram também locais de reunião. Cromeleque da Herdade dos Almendres, Évora.

OS POVOS MEDITERRÂNICOS Entre 1000 a. C. e 500 a. C., pelo Sul, através do Mar Mediterrâneo, chegaram à Península Ibérica Fenícios, Gregos e Cartagineses.

FENÍCIOS Dominaram, durante muito tempo, o comércio ao longo do Mar Mediterrâneo, onde instalaram colónias e feitorias. Criaram um sistema simplificado de escrita - a escrita alfabética - que acabou por ser adotado pelos povos com que contactaram. Eram famosos pelos seus vidros e pela técnica de tingir tecidos. Alguns historiadores atribuem-lhes a divulgação da técnica do trabalho do ferro na Península Ibérica.

Colónia: região habitada por emigrantes fenícios que mantinham relações comerciais com a Fenícia. Feitoria: instalação construída junto à costa e dirigidas por fenícios nos territórios para estabelecer contactos comerciais com os povos locais.

GREGOS Grandes comerciantes, concorrentes dos Fenícios, divulgaram o uso da moeda para simplificar as trocas comerciais. Desenvolveram o alfabeto criado pelos Fenícios.

CARTAGINESES Foram grandes adversários dos Romanos, usando mercenários da Península Ibérica nos seus exércitos. Impuseram o seu domínio no Mediterrâneo Ocidental, afastando os Gregos.

PROVA QUE SABES!

GRANDE CONCURSO PERGUNTA/RESPOSTA REGULAMENTO O Professor(a) indica quem vai responder. Tens 15 segundos para começar a responder. Se não conseguires, passa a vez a um colega que tem de responder imediatamente. Para cada pergunta apresentam-se 4 alternativas de resposta, identificadas por alíneas. Escolhe a alínea da única alternativa certa. Por cada resposta certa, ganhas 1 ponto (anota os pontos, porque vamos fazer mais concursos).

1. O que é sedentarismo? É a necessidade de deslocação, de terra em terra, à procura de alimento. É a fixação humana num determinado lugar. É a recolha do que a Natureza dispõe para a subsistência humana. É o estudo da vida do ser humano no passado. a) b) c) d)

2. Quais foram as novas técnicas desenvolvidas pelas comunidades agropastoris? Ourivesaria e metalurgia. Carpintaria e tapeçaria. Azulejaria e tapeçaria. Cestaria, olaria e tecelagem. b) c) d)

3. Escolhe a opção que refere os principais monumentos megalíticos. Anta (ou dómen), menir e cromeleque. Templos e banhos públicos. Aquedutos e pontes. Mesquitas. b) c) d)

4. Quais foram os povos mediterrânicos que entraram em contacto com a Península Ibérica entre 1000 a. C. e 500 a. C.? a) Gregos, Romanos e Cartagineses. Fenícios, Lusitanos e Muçulmanos. Fenícios, Gregos e Cartagineses. Fenícios, Gregos e Lusitanos. b) c) d)

Prepara-te para novos concursos!

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! b) É a fixação humana num determinado lugar.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! d) Cestaria, olaria e tecelagem.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! a) Anta (ou dólmen), menir e cromeleque.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! c) Fenícios, Gregos e Cartagineses.

DO APARECIMENTO DA AGRICULTURA AO CONTACTO COM OS POVOS MEDITERRÂNICOS