A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano."— Transcrição da apresentação:

1 Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano

2 Da Aldeia  à Cidade   A agricultura proporcionou aos grupos humanos se fixarem na terra;  Quando se fixavam na terra, construíam casas de pedra e madeira, formando aldeias.   Nas aldeias o trabalho era dividido de acordo com o sexo e com a idade; Mulheres: preparavam alimentos e cuidavam dos filhos; Homens: caçavam, cuidavam dos rebanhos e plantavam.  O trabalho tinha como objetivo a sobrevivência do grupo familiar  ;

3 O comércio:  Quem produzia trigo ou azeite, trocava seus produtos por um jarro de cerâmica ou uma espada... Assim nasceu o comércio.  Com o aumento da população, da oferta de alimentos e o surgimento do comércio, algumas aldeias enriqueceram e se transformaram em cidades.  Esse processo envolveu a divisão do trabalho e a centralização do poder.

4 Centralização do Poder:

5  Antes do nascimento da cidade, a família tinha um importante papel na comunidade. Todas as decisões relativas à vida da aldeia eram discutidas por um conselho formado pelos chefes das famílias;  O chefe da família mais poderosa, aquela que tinha mais membros e terras, era o líder da aldeia.

6 Centralização do Poder:  Quando havia disputas de terra, o chefe da aldeia vencedora passava a ter controle sobre a vencida, recebendo como imposto parte de sua produção agrícola.  Ainda havia alianças entre chefes de aldeias diferentes. Aquele que controlava várias aldeias passou a ser chamado de Rei;  O Rei governava de sua grande residência, o palácio, com ajuda de auxiliares.  As aldeias eram controladas pelos funcionários do rei que cobravam impostos que eram pagos em forma de produtos.

7 Estado:  Poder político centralizado que se estende sobre um determinado território, controlando seus habitantes por meio da cobrança de impostos, da administração da justiça e de uma força militar;

8 As primeiras cidades:  Mesopotâmia;  Situada entre os rios Tigre e Eufrates;  Terreno plano que facilitava ataques de povos nômades;  Construção de muralhas visando a defesa da cidade;

9 Religião e Poder :  Cada cidade cultuava um divindade especial;  O prestígio do rei baseava-se na crença de que ele era o verdadeiro representante do deus na cidade;  O rei-sacerdote tornava-se dono de enormes riquezas, pois, como representante de um deus, tinha o direito à maior parte das terras e dos bens oferecidos aos deuses ou obtidos nas guerras;  Poder-se dizer que o poder político do rei baseava-se de um lado, na força das armas e, de outro, na religião.

10 As regras, a escrita e as leis:  Com o surgimento das cidades foi preciso fixar normas para organizar o convívio entre os habitantes;  Com a invenção da escrita foram redigidas as primeiras leis;  A escrita foi inventada, provavelmente, pelos sacerdotes sumérios;  A invenção da escrita possibilitou à humanidade armazenar idéias e experiências e transmiti-las às novas gerações.

11 “Abraço Eterno” Arqueólogos na Itália descobriram um casal enterrado no período Neolítico, entre 5.000 e 6.000 anos atrás. Arqueólogos na Itália descobriram um casal enterrado no período Neolítico, entre 5.000 e 6.000 anos atrás. O casal foi encontrado abraçado em 2007 – Itália. O casal foi encontrado abraçado em 2007 – Itália.

12 A Cidade de Ur Reconstituição da cidade suméria de Ur, antiga Mesopotâmia, onde viviam mais de 30 mil pessoas. Observe as plantações entre os canais e as valas de irrigação.

13 Stonehenge Monumento do período Neolítico, localizado na Inglaterra. Monumento do período Neolítico, localizado na Inglaterra. Os monumentos do período Neolítico eram feitos com grandes blocos de pedra e cumpriam uma função religiosa e funerária. Os monumentos do período Neolítico eram feitos com grandes blocos de pedra e cumpriam uma função religiosa e funerária. os monumentos constituídos de uma única pedra cravada verticalmente no solo recebem o nome de menir (pedra longa). os monumentos constituídos de uma única pedra cravada verticalmente no solo recebem o nome de menir (pedra longa).

14 Stonehenge - Círculo Uma série de menires agrupados em círculos, semicírculos, retângulos ou sem nenhuma ordem aparente recebe o nome de cromeleque. Uma série de menires agrupados em círculos, semicírculos, retângulos ou sem nenhuma ordem aparente recebe o nome de cromeleque. O mais famoso é o de Stonehenge, na Inglaterra, provavelmente construído para realizar cerimônias de culto ao Sol e à Lua. O mais famoso é o de Stonehenge, na Inglaterra, provavelmente construído para realizar cerimônias de culto ao Sol e à Lua. Atualmente muito se discute se Stonehenge foi um templo ou calendário Atualmente muito se discute se Stonehenge foi um templo ou calendário

15 Placa em Cuneiforme Placa em Cuneiforme, a mais antiga forma de escrita, encontrada no Palácio do Rei Dario I, na região do atual Irã. Placa em Cuneiforme, a mais antiga forma de escrita, encontrada no Palácio do Rei Dario I, na região do atual Irã. O desenvolvimento da agricultura, do comércio e da centralização política tornou a escrita uma necessidade. O desenvolvimento da agricultura, do comércio e da centralização política tornou a escrita uma necessidade. A escrita foi um dos principais resultados do surgimento das cidades, surgiu por volta de 4.000 a.C. Isso se deveu a vários fatores: A escrita foi um dos principais resultados do surgimento das cidades, surgiu por volta de 4.000 a.C. Isso se deveu a vários fatores: * A necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados pelos servidores do rei; * O levantamento da estrutura das obras, que exigiu a criação de um sistema de sinais numéricos para realizar cálculos geométricos.

16 Tradução da Escrita Cuneiforme

17 Estandarte de Ur Mosaico feito em mármore com arenito vermelho, lápis-lazúli e conchas. Mosaico feito em mármore com arenito vermelho, lápis-lazúli e conchas. Peça do terceiro milênio a.C. Peça do terceiro milênio a.C. O mosaico mostra guerreiros mesopotâmicos levando para o Rei produtos pilhados e inimigos capturados em combate. O mosaico mostra guerreiros mesopotâmicos levando para o Rei produtos pilhados e inimigos capturados em combate.

18 Çatal Huyuk Uma cidade Neolítica; Uma cidade Neolítica; Descoberta em 1950, na Turquia; Descoberta em 1950, na Turquia; Sociedade urbana surgida antes do Estado centralizado; Sociedade urbana surgida antes do Estado centralizado; Construções de Çatal feitas de tijolos de barro; Construções de Çatal feitas de tijolos de barro; Praticamente não havia ruas e as casas eram construídas umas nas outras; Praticamente não havia ruas e as casas eram construídas umas nas outras; As portas e as janelas das casas ficavam no teto, e era por ali que as pessoas transitavam; As portas e as janelas das casas ficavam no teto, e era por ali que as pessoas transitavam; Para passar de um teto a outro e para entrar nas casas, os moradores usavam escadas de madeira; Para passar de um teto a outro e para entrar nas casas, os moradores usavam escadas de madeira; Não havia palácios na cidade e não foi encontrado nenhum vestígio que indicasse existirem grupos privilegiados no local. Não havia palácios na cidade e não foi encontrado nenhum vestígio que indicasse existirem grupos privilegiados no local.


Carregar ppt "Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google