Atividades de História

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Transcrição da apresentação:

Atividades de História Paula Graciele Carneiro

1. É correto afirmar que o declínio do Império Romano foi causado unicamente pelas invasões germânicas? Justifique - Não, o declínio do Império Romano resultou da soma de vários acontecimentos. As guerras de conquista diminuíram, havendo uma redução na mão de obra escrava. Com menos trabalhadores, a produção agrícola reduziu e os preços subiram. O governo precisou arcar com os custos da proteção das fronteiras contra invasores A elevação dos impostos, o aumento dos preços e a falta de alimentos produziram revolta popular.

2. Sobre as tribos germânicas, responda às questões. A) Quais eram as principais características das tribos germânicas que se estabeleceram nas terras do Império Romano? As tribos germânicas não se organizavam em torno de um Estado centralizado, tinham crenças pagãs e não possuíam linguagem escrita. As terras eram consideradas propriedade da tribo, sendo divididas entre as famílias para o cultivo de alimentos.

B) Que territórios foram ocupados pelos germânicos? Os povos germânicos ocuparam as regiões que hoje correspondem a Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália. C) Qual era a importância das guerras para as tribos germânicas? As guerras tinham papel fundamental na vida dessas tribos. Por meio delas, os chefes guerreiros aumentavam sua riqueza e seu poder, e os laços entre os membros da tribo ficavam mais fortes.

4. O organograma a seguir resume a visão da Igreja a respeito da sociedade feudal. Clero: O clero dividia-se em alto clero e baixo clero. Função: O clero era responsável por difundir a fé cristã. O alto clero administrava a Igreja e suas propriedades. O baixo clero, por sua vez, era composto por párocos e monges, que exerciam funções mais simples, como batizar, casar e aconselhar os fiéis. Nobres: A nobreza era composta por reis, marqueses, condes, duques e cavaleiros. Funções: A principal função dos nobres era defender o reino contra ameaças internas e externas. Também administravam as atividades agrícolas e o trabalho dos servos, além de participarem das caças e dos torneios. Trabalhadores: No campo, os trabalhadores eram os servos, os vilões e os escravos. Funções: Os servos trabalhavam para garantir o próprio sustento e o de toda a sociedade. Além disso, eles deviam pagar uma série de tributos ao senhor. Os vilões eram pequenos proprietários de terras que, aos poucos, foram criando relações de dependência com o senhor. Os escravos eram propriedades do senhor.

5. Defina em seu caderno os termos a seguir. Corveia. Tributo pago pelos servos em forma de trabalho nas terras do senhor. Talha. Tributo devido pelos servos que consistia em entregar para o senhor uma parte do que produziam no manso servil. Banalidades. Os servos pagavam uma taxa ao senhor pelo uso dos moinhos, fornos, celeiros e outras instalações do senhorio. Geralmente, o pagamento era feito em produtos. Reserva senhorial. Terras do senhorio que pertenciam exclusivamente ao senhor. Manso servil. Terras do senhorio destinadas aos servos, nas quais eles produziam para garantir sua própria sobrevivência. Terras comunais. Bosques, pastos e terrenos baldios usados tanto pelo senhor quanto pelos servos.

6. Elabore um texto sobre o sistema feudal utilizando as palavras do quadro. O feudalismo foi um sistema político, social e econômico que se formou na Europa ocidental a partir do século IX e que tinha como base as relações de vassalagem estabelecidas entre dois nobres. O nobre que doava um bem (feudo) era chamado suserano e o nobre que o recebia chamava-se vassalo. O acordo de vassalagem, firmado entre o suserano e o vassalo, era selado em uma cerimônia denominada homenagem. Nessa cerimônia, eles faziam um juramento de fidelidade por meio do qual se comprometiam a prestar ajuda mútua.