Apresentação de relatórios científicos: TCC, Monografia, Dissertação e Tese.

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Transcrição da apresentação:

Apresentação de relatórios científicos: TCC, Monografia, Dissertação e Tese.

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que será obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. (ABNT NBR 14724, 2005) Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que será obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. (ABNT NBR 14724, 2005)

Estrutura Na organização de um trabalho científico deve-se levar em conta alguns elementos, distribuídos ao longo dos slides, que são divididos em: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Na organização de um trabalho científico deve-se levar em conta alguns elementos, distribuídos ao longo dos slides, que são divididos em: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Elementos pré-textuais 1. Capa 2. Folha de rosto 3. Folha de aprovação 4. Dedicatória (opcional) 5. Agradecimentos (opcional) 6. Epígrafe (opcional) 7. Resumo na linha vernácula 8. Resumo em língua estrangeira (dissertação e tese) 9. Lista de ilustrações 10. Lista de tabelas 11. Lista de abreviaturas e siglas 12. Lista de símbolos 13. Sumário

Elementos textuais 1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Conclusão

Elementos pós-textuais 1. Referências 2. Glossário (opcional) 3. Apêndice (opcional) 4. Anexos (opcional)

Elementos pré-textuais São todos os elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do documento. 1.Capa A capa deverá conter as seguintes informações:

UNIVERSIDADE DE SANTA MARIA (16) PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (14) CURSO DE.....(12) Nome do autor (14) TÍTULO DO TRABALHO (14) Santa Maria/RS (14)

2. Folha de Rosto É a folha que apresenta os elementos essenciais à identificação do trabalho. Deve conter: autor; título; subtítulo (se houver); natureza (TCC, Dissertação...) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição; área de concentração; nome do orientador; local (cidade) da instituição onde será apresentado; ano de depósito (da entrega). Exemplo

Nome do autor (14) TÍTULO DO TRABALHO (14). Trabalho de Conclusão de Curso a Trabalho de Conclusão de Curso a apresentado como exigência parcial apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de para obtenção do Diploma de Tecnólogo em , da Tecnólogo em , da Universidade de Santa Maria. Universidade de Santa Maria. Orientador: Nome do orientador com titulação. (12) Orientador: Nome do orientador com titulação. (12) Santa Maria/RS (14) Ano

3. Folha de Aprovação Os trabalhos depois de aprovados e corrigidos, devem trazer a folha de aprovação logo após a folha de rosto. Deve ser constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que são filiados. Os trabalhos depois de aprovados e corrigidos, devem trazer a folha de aprovação logo após a folha de rosto. Deve ser constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que são filiados.

Nome do autor (14) TÍTULO DO TRABALHO (14) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Tecnólogo em , da Universidade de Santa Maria. (12) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Tecnólogo em , da Universidade de Santa Maria. (12) Aprovado em : BANCA EXAMINADORA: BANCA EXAMINADORA: Ass.:___________________________ Ass.:___________________________ Pres.;Titulação, Nome, Instituição Pres.;Titulação, Nome, Instituição Ass.:___________________________ Ass.:___________________________ 1º Exam.: Titulação, Nome, Instituição 1º Exam.: Titulação, Nome, Instituição Ass.:____________________________ Ass.:____________________________ 2º Exam.: Titulação, Nome, Instituição 2º Exam.: Titulação, Nome, Instituição

4. Dedicatória A dedicatória é composta, geralmente, por um pequeno texto, onde o autor dedica seu trabalho e/ ou homenageia sua pessoas queridas. Dedico este trabalho aos meus pais. Dedico este trabalho aos meus pais.

5.Agradecimentos O agradecimento é dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Agradeço ao meu esposo e aos meus filhos, pelo amor, paciência e apoio. Agradeço ao meu esposo e aos meus filhos, pelo amor, paciência e apoio.

6. Epígrafe É a transcrição de um pensamento relacionado com a matéria tratada no corpo do trabalho. É transcrita sem aspas, sempre seguida de indicação de autoria. A fonte (autoria) é indicada abaixo da epígrafe, alinhada na margem direita. Louvadas e livres sejam as mãos Louvadas e livres sejam as mãos Benditas e santas sejam as mãos Benditas e santas sejam as mãos Mãos que têm alma nos dedos Mãos que têm alma nos dedos Mãos que desvelam segredos Mãos que desvelam segredos Mãos carregadas de afeto Mãos carregadas de afeto Mãos que estão sempre por perto Mãos que estão sempre por perto Mãos que aprenderam a falar por Mãos que aprenderam a falar por sinais. sinais. (Ivan Lins e Vitor Martins) (Ivan Lins e Vitor Martins)

7.Resumo na língua vernácula É uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Deve indicar a natureza do problema estudado, o método utilizado e os resultados mais importantes alcançados. Através dele o leitor pode apreender o sentido geral do trabalho. Redigido na terceira pessoa do singular; em parágrafo único e seguido das expressões mais representativas do conteúdo, antecedida da expressão Palavras-chave. Quanto á sua extensão os resumos dos trabalhos acadêmicos devem ter de 150 a 500 palavras.

8. Lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, e lista de símbolos. Lista de ilustrações e tabelas deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Lista de ilustrações e tabelas deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Lista de abreviaturas e siglas são apresentadas em ordem alfabética com seus respectivos significados. Lista de símbolos com o devido significado deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto.

LISTA DE FIGURAS Figura 1 Natureza da metáfora Figura 2 Lista de verificação Figura 3 Organograma Figura 4 Fluxograma Figura 5 Padrão de Direção Figura 6 Feedback negativo

9. Sumário É a enumeração das principais divisões, seções e partes do trabalho, feita na ordem em que aparecem no texto. As partes que o precedem não devem ser relacionadas. De acordo com a ABNT NBR 6027 (2003), a palavra sumário deve ser centralizada.

SUMÁRIO (14) 1 INTRODUÇÃO (seção primária) TÍTULO DA SEÇÃO (OU CAPÍTULO) (seção primária) Título da subseção (seção secundária) Título da subseção Título da seção terciária TÍTULO DA SEÇÃO CONSIDERAÇÕOES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE A- Questionário APÊNDICE B- Modelo ANEXO A- Título do anexo

Elementos textuais São os elementos obrigatórios que compõem o conteúdo do trabalho. São eles: introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais.

1. Introdução É a parte do trabalho cujo objetivo é situar o leitor quanto ao tema tratado e aos procedimentos utilizados. Dela devem constar:  delimitação do assunto;  Justificativa da escolha do tema;  referencial teórico-metodológico;  procedimentos adotados(fontes, problemas, hipóteses, técnica de coleta e análise de dados);  Forma como o texto está organizado. É escrita sem subdivisões, ao final do processo, com o verbo no pretérito.

2. Desenvolvimento Também chamado corpo do trabalho, é a parte principal que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Também chamado corpo do trabalho, é a parte principal que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. É organizado em seções e subseções, que variam de acordo com a natureza do assunto tratado e dos procedimentos adotados na coleta e análise dos dados.

3. Conclusão ou Considerações Finais Parte final do trabalho. Trata-se da recapitulação sintética dos resultados as pesquisa, ressaltando o alcance e as conseqüências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.deve ser breve e basear-se em dados comprovados. Parte final do trabalho. Trata-se da recapitulação sintética dos resultados as pesquisa, ressaltando o alcance e as conseqüências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.deve ser breve e basear-se em dados comprovados.

Elementos pós-textuais São elementos que complementam o conteúdo do trabalho e referenciam sua produção. São eles: referências, apêndice e anexo. São elementos que complementam o conteúdo do trabalho e referenciam sua produção. São eles: referências, apêndice e anexo.

1. Referências É o estudo padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Deve apresentar-se conforme as normas da ABNT. (NBR 6023,2002) É o estudo padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Deve apresentar-se conforme as normas da ABNT. (NBR 6023,2002)

2. Apêndice Elemento opcional, elaborado pelo próprio autor e destinado a complementar idéia sem prejuízo do tema central do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Quando ultrapassar as 26 letras do alfabeto utilizar letras dobradas (AA; BB; CC). APÊNDICE A - Questionário padrão APÊNDICE A - Questionário padrão APÊNDICE B - Questionário completo APÊNDICE B - Questionário completo

3. Anexo Elemento opcional. Texto ou documento não elaborado pelo autor do trabalho que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Quando ultrapassar as 26 letras do alfabeto utilizar letras dobradas (AA; BB; CC). São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Quando ultrapassar as 26 letras do alfabeto utilizar letras dobradas (AA; BB; CC). ANEXO A - Lei complementar n.95, de 26 de fevereiro de 1998 ANEXO B – Abreviaturas jurídicas ANEXO B – Abreviaturas jurídicas