Nascimento da Cultura Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Sociedade Mineradora
Advertisements

Crise Econômica Colonial
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
HISTÓRIA Professor Balduino.
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Trabalho de Portugues.
A ocupação da América e do Brasil
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
O Quinhentismo no Brasil
MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Literatura Informativa
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
A Moda no século XX.
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Profª. Karen Neves Olivan
A origem da Cultura Brasileira.
A Mineração no Brasil Período: séc. XVII – séc. XVIII
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Os Domínios de Filipe II
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Expansão e ouro na América portuguesa
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Barroco no Brasil ( ).
BARROCO.
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Produção literária no Brasil-colônia
Há muito tempo atrás, numa terra desconhecida e distante, além do mar-oceano...
História do Brasil – Aula 06
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
História dos Portugueses no Mundo
OS JESUIÍTAS, OS BANDEIRANTES E OS ÍNDIOS
O Período pré-colonial
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
BRASIL COLONIA II/ BRASIL COLONIA III
Culinária do Brasil.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
União Ibérica e Brasil Holandês
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
BRASIL PERÍODO COLONIAL
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
Prof.: Mercedes Danza Lires Greco
História da Língua Portuguesa Vocabulário Surgimento Expansão
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
O BARROCO.
O OURO NO BRASIL.
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Transcrição da apresentação:

Nascimento da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?

Descobrimento ou “Achamento”? Os índios tinham uma cultura complexa com música, textos, mitologias, arquitetura, artesanato e roupas originais.

Destruição da cultura indígena A mitologia indígena narrava a chegada de um Deus que viria pelo mar. Ao encontrar os portugueses acharam que eles eram pessoas especiais. Após perceberem as intenções portuguesas alguns fugiram para o interior. Curiosidade: Por que a diferença do sotaque carioca, para o mineiro e do paulista?

Aonde está a cultura indígena? Na alimentação: Mandioca, milho, tapioca, pipoca, ... Na língua: Sabará, Congonhas, canjica, abacaxi, capanga ... (milhares de palavras!) Hábitos: Dormir em rede, pescar Vestuário: Penas, sapatilhas, pintar o corpo Você sabia que o português só passou a ser a língua mais falada no Brasil por um decreto? Qual foi a língua mais falada no Brasil durante a maior parte de sua história? Por que não existem mais os Incas, Maias e Astecas e os índios brasileiros sobreviveram?

Chegada dos portugueses Espírito Renascentista Descobertas tecnológicas Estado unificado Colonização e Catequização Quem vinha para o Brasil? Por que?

Colônia de exploração Por que a diferença da colonização da América do Norte? Quais as consequências do tráfico negreiro? Por que a América espanhola utilizou menos escravos negros? Quais a consequências na formação do nosso povo? Por que nosso país tem maior porcentagem de mestiços que a América do Norte?

O Negro Os índios não se adaptavam ao trabalho escravo. Os interesses dos colonos entravam em choque com o dos Jesuítas, que estavam mais preocupados em catequizar os índios. O tráfico mostrou ser uma atividade lucrativa. O negro chega com uma riquíssima cultura que se mistura com a indígena e a portuguesa.

Herança africana Alimentação: pimenta, leite de coco, angu, feijão preto, ... Música: forte presença de percussões (samba, afoxé) e maneira de cantar Vestuário: acessórios tribais, colares, brincos, cores fortes Dança: Capoeira Religiões

Fases da cultura no Brasil 1ª fase: Cultura colonial (1500 – 1750) - Duas classes sociais: donos de terra e trabalhadores (escravos) 2ª fase: Cultura de transição (1750 – 1930)-Surgimento da classe intermediária (comerciantes), mas o domínio econômico ainda na mãos dos donos de terra 3ª fase: Cultura nacional (1930 - ...) Sociedade complexa e domínio econômico dos comerciantes.

1ª Fase Cultura Colonial

1500-1600 Cultura transplantada Literatura e artes plásticas: deficiente seguindo modelos metropolitanos. Música e dança: ligadas ao trabalho Arquitetura: improvisada e frágil. Teatro: inexistente. Educação Alienada: Apenas os Jesuítas ensinavam aos filhos de donos de terra.

1600-1700 Transplantada mas se ajustando Invasões Francesa e Holandesa no Nordeste trazem inovações na arquitetura. O gosto Barroco foi trazido pelos Jesuítas. Escultura: se destaca pois não precisa de tantas técnicas quanto a pintura. Cada vez mais artistas europeus chegam às Américas trazendo novidades. Primeiros artistas brasileiros Ex: os irmãos Eusébio e Gregório de Matos. Nas Igrejas existiam todos os tipos de arte inclusive as primeiras encenações teatrais.

Eixo Econômico na Colônia 1500 até 1700 Desde o descobrimento as principais cidades estão localizadas no Nordeste: Pernambuco e Salvador. A principal fonte de renda é o açúcar. A sociedade é simples: donos de terra e trabalhadores. Não existia a necessidade da formação intelectual. Os ideais eram Portugueses (conservadores) e eram transferidos na colônia.

Descoberta do Ouro Bandeirantes paulista finalmente descobrem ouro em Sabará e Caetés (1695). Portugal começa realmente a se preocupar com a administração da colônia, cobrando autos impostos pelo ouro. A sociedade se torna mais complexa, mas ainda quem domina são os donos de terra. Tráfico negreiro se intensifica, surge um importante personagem na sociedade colonial: o Traficante de escravos. Milhares de pessoas do país inteiro e de vários países da Europa chegam em Minas em busca de riquezas.

Mudança de eixo A economia no Brasil vai se transferindo aos poucos para Minas (ouro e diamante) e Rio de Janeiro (tráfico negreiro e portos para mandar o ouro para Europa). Rio de Janeiro vira Capital do Brasil (1763) Quais as consequências destas mudanças para a Arte?

2ª fase Cultura de transição

Cultura nacional Surge em Minas Gerais o início cultura nacional. Só não é ainda nacional, pois não existe nação. Os Jesuítas são expulsos, e a educação foi reformulada e pela primeira vez passou para as mãos dos governantes. Com a estrutura social mais complexa, tem-se a necessidade de formação intelectual. Surge uma classe de pensadores que questionam a explorações colonial.(Inconfidência Mineira) Dicotomia entre ideiais europeus (revolucionários liberais) e estrutura social na colônia.

Arte em Minas Desenho e entalhe: Mestre Valentim Escultura e arquitetura: Aleijadinho Pintura: Mestre Ataíde Literatura: Tomas Antônio Gonzaga Música: José Maria Xavier A maioria dos grandes gênios do Barroco Mineiro foram mestiços. Estes artistas estavam mais inseridos na realidade social do Brasil e buscaram uma linguagem própria para se expressarem.