Locomoção: ossos e músculos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLUNA VERTEBRAL.
Advertisements

O Corpo Humano Os Ossos.
Professor: Maurício Alunos: Caroline Camile Felipe Guilmour
TRABALHO DE CIÊNCIAS OS OSSOS.
Tecido cartilaginoso Vera Vargas 2011.
SISTEMA ESQUELÉTICO.
O Esqueleto.
Tecidos Conjuntivos Especiais
SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos.
Sitema esquelético.
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
SISTEMA ESQUELÉTICO HUMANO
O esqueleto humano.
Sistema Esquelético.
O ESQUELETO HUMANO.
O nosso esqueleto.
Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Impulso nervoso BOMBA DE Na+ e K+
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
A osteoporose é uma doença?
O Corpo Humano Os Ossos.
Sistema Locomotor.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Centro Universitário Candido Rondon
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Osteologia.
Sistema locomotor.
Capítulo 17 – Sistema Locomotor
Sistema esquelético PROF. VICTOR PESSOA.
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
SISTEMA ESQUELÉTICO M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
31 Revestimento, suporte e movimento © editora HARBRA. Direitos reservados. Reprodução proibida. VOLUME ÚNICO 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER.
OSTEOLOGIA (SISTEMA ÓSSEO) FFFCMPA autor LJA.
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR
Os ossos Ossos do corpo humano.
Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu
SISTEMA ESQUELÉTICO: OSSOS E CARTILAGENS
O corpo humano sistema musculoesquelético
SISTEMA ÓSSEO 5º ano PROFESSORAS: ALESSANDRA GUIMARÃES DANIELLE LIRA.
Sitema esquelético.
8º ano – Ciências Naturais Profª Nahya Paola Souza
Disciplina Educação Física
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR
Osteologia Professora: Erika Korinfsky. Osteologia Professora: Erika Korinfsky.
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Sistema locomotor.
Sistema Locomotor.
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
3-TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
Sistema Esquelético Anatomia Humana Prof. Camila Papini
1.
Sistema Ósseo.
Tecido conjuntivo.
Constituição dos ossos
LOCOMOÇÃO: OSSOS E MÚSCULOS
ANATOMIA.
O nosso corpo.
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
AULA RESUMO EM POWER POINT
Organização dos organismos
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Os ossos do Corpo Humano E.E.Ernesto Solon Borges Prof. Afonso Prof. Ste: José Alberto Ciências 8ºEF Aluno: Cláudio.
Sistema Esquelético.
Sistema esquelético.
Transcrição da apresentação:

Locomoção: ossos e músculos Profª: Ayesa Aseff

O esqueleto e suas funções Permitir a realização de movimentos e sustentar o corpo são duas das funções do nosso esqueleto. O esqueleto faz parte do sistema locomotor, que também é composto de músculos. Esse sistema é responsável pela locomoção. Outras funções do esqueleto: - Proteção de certos órgãos. Reservatório de sais minerais (cálcio). Produção de células sangüíneas (Medula óssea)

Ossos: órgãos vivos Ossos são constituídos de células vivas. Essas células são rodeadas de um material composto de água, fibras de colágeno (proteína) e sais minerais (cálcio, fósforo, etc) O tecido ósseo é constituído de vários tipos de células estreladas, sendo as mais comuns os osteócitos.

Camadas de um osso longo: Periósteo – membrana fina que reveste o osso. Osso compacto – camada externa de substância compacta. Osso esponjoso – parte interna de substância esponjosa. É nela que está a medula óssea vermelha. Canal medular – contem medula amarela – células de gordura. Regiões de um osso longo: Epífise – “cabeça” Diáfise – “corpo”

Ossos: Forma e função Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:  A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; funciona como alavanca.  Exemplos: fêmur, úmero. B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés e nas articulações. Exemplos: patela e carpos. C - Planos ou Chatos: ossos achatados de pequena espessura em relação ao comprimento e à largura. Servem de estrutura e proteção. Ex: parietal. D – Irregulares: incluem as vértebras, o ílio e alguns ossos da face.

OSSIFICAÇÃO: FORMAÇÃO ÓSSEA Crescimento Ósseo Há um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionária, o qual será quase totalmente substituído por um esqueleto ósseo. É o que se denomina ossificação endocondral (do grego endos, dentro, e chondros, cartilagem). Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traquéia e extremidades dos ossos que se articulam).

Articulação Os ossos de uma articulação têm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulação são mantidos em seus devidos lugares por meio de cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que estão firmemente aderidos às membranas que revestem os ossos.

Conhecendo alguns ossos do nosso corpo O esqueleto humano pode ser dividido em três partes principais: Cabeça Ossos do crânio. Ossos da face.

Coluna Vertebral É um conjunto de 33 ossos superpostos, chamados vértebras. Constitui a estrutura básica do esqueleto, pois sustenta a cabeça e o tronco, e protege a medula espinhal, importante componente do sistema nervoso. Entre as vértebras há um disco cartilaginoso, que serve de almofada, evitando o atrito e o desgaste.                                                                                                                                                                                                                   

Caixa torácica É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).                                                                                                                                                     

Os ossos dos membros Os membros superiores são compostos de ombro, braço, antebraço e mão. Os inferiores compõem-se de pélvis, coxa, perna e pé.

ALGUMAS DOENÇAS DOS OSSOS RAQUITISMO OSTEOPOROSE

RAQUITISMO É um distúrbio envolvendo o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos em crianças, causado principalmente pela falta de vitamina D e/ou falta de cálcio e fosfato.

Raquitismo Causa : Falta de vitamina D durante a infância. Osteomalacia Causa : - Falta ou deficiência de vitamina D na idade adulta

OSTEOPOROSE É uma doença que atinge os ossos. Ocorre quando a quantidade de massa óssea diminui e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens.

Osteoporose Causas : Produção excessiva de Paratormônio (Glând. Paratireóides) estimula o aumento do número de osteoclastos. Deficiência de vitamina A Carência de vitamina C prejudica a síntese de colágeno.

CURIOSIDADES O menor osso do corpo humano é o ESTRIBO, que fica dentro do ouvido médio. O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe. O esqueleto de um bebê recém-nascido possui 300 ossos (cartilagens).

Pode ficar feliz pois.... Acabou... fuiii