NAVTEC SISTEMAS AERONÁUTICOS LTDA Contrato FINEP 03.11.0389.00 INPI=BR 10 2012 009085 6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de computadores Meios de transmissão.
Advertisements

Infra-Estrutura de Redes Professor: Fábio Alencar Mendonça 2º semestre Curso: Redes de Computadores.
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E NAVEGAÇÃO
Wi-Fi – IEEE Curso de Rede de Computadores WI-FI Prof. Rafael Sales.
Coordenadas geográficas
ENCODER UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Redes de computadores I
Comunicações Móveis Elementos básicos: Células de transmissão. Aula 03
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
Introdução à Detecção Remota
Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Slides(aulas) Ref: Digital Communications Bernard Sklar 1a edição
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
PLC POWER LINE COMMUNICATION
SISTEMA SUPERVISÓRIO DMAE
GPS Conceitos Básicos Universidade Federal de Viçosa
Mapeamento de produtividade com colhedoras
Banda passante do meio físico
Apresentação PowerPoint
Modulação AM-DSB-SC e AM- SSB
NAVSTAR-GPS Segmento de Controle
Medição de Temperatura Remota Utilizando Microcontroladores
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Prof.ª Letícia P. Finamore
Movimentos na Terra e no Espaço
Fundamentos de Telecomunicações
Redes de Banda Larga sem Fios
Soluções em tecnologia aeronáutica.
Fundamentos de Tecnologias Wireless – Parte 3
Soluções de automação eficientes.
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
As ligações para celular pesam na sua conta telefônica?
Detalhes Técnicos WiMax vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade mundial para acesso de microondas) O nome é a "máscara"
Ponte Wireless Objetivo: Definir alguns conceitos relacionados à tecnologia Wireless e apresentar fatores que são fundamentais para sua implantação.
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
Desdobramento Dos Meios de Guerra Eletrônica Tática
VoIP: O Futuro da Telefonia.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Princípios de eletroacústica
(Global Positioning System) (Sistema de Posicionamento Global)
Termômetro de infravermelho digital
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
GPS Sistema de Posicionamento Global
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Sistemas Telefônicos: Estações Terrenas
Rede sem fio.  Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi, é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades,
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
GPS - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global)
REDE DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS INTEGRADOS E FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO Objetivo O objetivo principal deste trabalho constitui-se na apresentação do estudo,
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
Redes Wireless Prof. Deivson de Freitas Objetivos Apresentar características e funcionalidades de redes wireless e pontos de acesso (Access Point)
GPS (Global Positioning System)
SISTEMA WIRELESS PARA MONITORAMENTO REMOTO.
Prof. Dr. Cláudio Baptista
Multi-function System on Chip (SoC) Solutions.
CCNA Exploration Camada Física OSI
Capítulo 3 Antenas.
Refletores de antenas A utilização de elementos refletores em antenas, tem como objetivo modificar as características do diagrama de irradiação. O uso.
Manutenção e Suporte em Hardware - II
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
RADIO DIGITAL DIAGRAMA GERAL
MIMO “Multiple Input Multiple Output” Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas João Luiz Reis Ferreira 6º período Engenharia de Computação e Informação.
GPS (Global Positioning System)
Antenas Log-Periódica
NAVSTAR-GPS Disciplina de Levantamentos Topográficos e Geodésicos
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
GLONASS.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Evolução Tecnológica das Máquinas Agrícolas
Transcrição da apresentação:

NAVTEC SISTEMAS AERONÁUTICOS LTDA Contrato FINEP INPI=BR

Introdução: Com advento de novos sistemas de telefonia celular, transmissão de dados, recepção de satélites, dentre outros. A tecnologia de microondas foi popularizada, tornando as disponíveis e de fácil aquisição.

Introdução: Aproveitando estas vantagens, viabiliza em um sistema de orientação para pouso que, operando em frequências mais elevadas, resulta em um produto menor, leve, de fácil transporte, instalação e com custo accessível.

Princípio de Funcionamento (Fig. 1): O transmissor (TX) emite, alternadamente, dois diagramas de irradiação direcionais, identificadas por códigos. O receptor (RX) mede e compara as amplitudes dos sinais #1 e #2. Quando a aeronave estiver localizado no plano de simetria, receberá os dois sinais com intensidade igual; deslocado à direita ou à esquerda do plano, o sinal de um lóbulo resultará superior ao do outro. A diferença de intensidade entre os dois sinais indicará a grandeza e o sentido do deslocamento em relação do plano de simetria.

#1 Princípio de Funcionamento (Fig. 1): #2

Estimativas e Possibilidades: Com diagramas de 10º (largura de feixe), interseccionando-se nos pontos de -3dB, estima-se que a precisão obtida é similar ao ILS convencional. Um diagrama de 10º é conseguido com uma antena parabólica com cerca de 85 cm de diâmetro, a 2.4 GHz. Esta dimensão varia inversamente com a Frequência utilizada: A 5.8 GHz, por exemplo, o diâmetro seria de 48 cm, aproximadamente.

Estimativas e Possibilidades: Com quatro alimentadores, sendo dois no plano horizontal e dois no plano vertical, obtém-se orientação em azimute (LOC) e elevação (GS) em uma só antena e um único transmissor.

Estimativas e Possibilidades: Há necessidade de ajuda de outro sistema (GPS, NDB, VOR, por exemplo) para orientação da aeronave até a área de cobertura do sistema FAAS (+/-10º em relação ao eixo da antena). O GPS (Global Positioning System) foi consagrado em toda aviação como sistema padrão de navegação, mas carece de precisão (principalmente em altura) para conduzir o avião até o pouso.

Estimativas e Possibilidades: Não há limites para a seleção do ângulo da rampa de descida, já que ele só depende do posicionamento da antena. O que tornaria o sistema particularmente útil em aproximações críticas. Com dimensões reduzidas possibilita instalação em uma plataforma estabilizada.

Sistema FAAS: A Estação Transmissora utiliza uma antena com um refletor parabólico e 4 alimentadores, dois (1 e 2) no plano vertical para Glide Slope (GS) e dois (3 e 4) no plano horizontal para Localizer (LOC). A chave de RF conecta sequencialmente o transmissor a cada um dos alimentadores. Durante cada transmissão é enviada a palavra de identificação do alimentador correspondente. Todo o processo de transmissão é controlado por um microcontrolador.

Sistema FAAS:

O receptor recebe, identifica e processa os sinais, gerando o comando aos indicadores na forma de PWM. Todo processo é controlada também por um microcontrolador.

Sistema FAAS: Antena PEK-35H

Sistema FAAS: Estação Transmissora instalada ao lado da pista de taxi do aeroporto de Bebedouro SP

Sistema FAAS: Alimentador PEK-41H Amplificador Teletronics Transmissor PEK-29 Chave RF PEK- 20E Detalhe da estação transmissora

Sistema FAAS: Indicador PEK-37 GPS Receptor PEK-36 Estação Receptora instalada no painel do Echo P92 PU-FLA, ao lado do GPS

Sistema FAAS: Antena Ajustes...

Sistema FAAS: (Fotos dos ensaios em vôo realizados na pista de Bebedouro SP em maio/2014)

PERGUNTAS E RESPOSTAS: O FAAS pode substituir o ILS? A função do FAAS é transformar uma aproximação de (GPS, NDB, VOR) em aproximação de precisão similar ao ILS. Por exemplo, a pista da Embraer em Gavião Peixoto tem um procedimento de pouso GPS aprovado para uma DA (altura de decisão) de 400 pés, com o FAAS, esta altura poderia ser reduzida a 200 pés.

PERGUNTAS E RESPOSTAS: O FAAS pode orientar em arremetidas (go-around)? SIM. Com a instalação de dois sistemas, um para cada cabeceira, vai garantir a aproximação de precisão em cada cabeceira, além de orientar na arremetida.

PERGUNTAS E RESPOSTAS: Há possibilidade de se instalar as antenas LOC e GS nas posições convencionais do ILS, ou seja, GS próxima à cabeceira de pouso e a LOC na cabeceira oposta? Sim. Desde que se usem dois transmissores, um para LOC, outro para GS.

Rua Dr. João de Azevedo, 71 - Morro Chic / Itajubá – MG Telefone: (35) Site: (Antônio Luiz BARBOSA) (Antônio Luiz BARBOSA)