1.Evolução Histórica da Questão Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Ciência e tecnologia.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
O espaço geográfico e as atividades humanas
Reciclagem e reutilização
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
FONTES DE ENERGIA.
Crise Ambiental.
Introdução e Conceitos Fundamentais
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Os regimes demográficos
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Correção da Prova 4° Bimestre.
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Espaço urbano e suas paisagens
DOENÇAS PROVOCADAS PELO MAU AMBIENTE
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
Mudanças climáticas e evolução do Homem
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
Histórico e Hierarquias urbanas
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Escola: Coopen Série: 5°ano Aluno: Daniel
Urbanização Brasileira
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Responsabilidade Social e Ambiental
Quantidade de água disponível
Escola: COOPEN Aluna: Ana Laura Série: 5°ano matutino
Agroecologia.
A questão ambiental no Brasil
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Escola: COOPEN Aluna: Carolina Série: 5°ano - matutino
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
CRISE AMBIENTAL? E/OU CRISE DE CIVILIZAÇÃO?
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
O Espaço Geográfico Rural
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Parte III Gestão Ambiental.
Natureza e Tecnologia.
MEIO AMBIENTE.
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
Atividades econômicas
Acadêmicos : Aline Gomes Souza Éder Martins Pereira Laryssa Marques
Urbanização.
Limites do Crescimento Um pouco de história No ano de 1962 um grupo formado por 30 pessoas reuniram-se para discutir os dilemas da sociedade e o futuro.
TECNOLOGIAS & MÍDIAS PROFESSOR CASÉ AULA 1.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
População mundial: cidades e consumo
Poluição dos Recursos Hídricos
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

1.Evolução Histórica da Questão Ambiental 1.1 O homem e a natureza na pré-história 1.2 A criação do ambiente cultural: o processo de urbanização 1.3 Industrialização e meio ambiente 1.4 A contaminação industrial

1.1 O homem e a natureza na pré-história A construção pelos seres humanos de um espaço próprio de vivência, diferente do natural, se deu à revelia e com a modificação do ambiente natural. Assim, o ser humano, para sua sobrevivência, de um modo ou de outro, sempre modificou o ambiente natural. O homem passou a fazer o que todos os outros animais faziam, só que melhor. A capacidade de intervenção humana sobre o meio ambiente ao longo dos anos foi sendo multiplicada de uma forma jamais imaginada pelo próprio homem, superando todos os seus limites. #Pag. 02 Laraia, 1997, p. 39

1.1 O homem e a natureza na pré-história Diferentemente dos animais, os Homem concebe sua ação previamente no seu cérebro, na forma de planejamento, e a cada ação incorporam-se novas informações que resultarão em diferentes soluções para os mesmos problemas que se apresentam Atividade de transformação da natureza – TRABALHO Modificar a natureza e adaptá-la para a satisfação das suas necessidades.

1.1 O homem e a natureza na pré-história Durante milhares de anos o processo de intensificação da capacidade de intervenção humana foi se desenvolvendo de forma gradativa e cumulativa. Essa multiplicação da capacidade humana de intervir no meio ambiente não afetou de maneira significativa a natureza na Pré-história... Porém estas modificações não foram significativas comparadas aos dias atuais...

1.1 O homem e a natureza na pré-história Durante muito tempo as sociedades humanas viviam em constante movimento - nômades. Com a domesticação dos animais e o domínio da técnica de plantio provocaram uma revolução na história da humanidade (REVOLUÇÃO AGRÍCOLA), o que permitia a fixação das pessoas e surgimento das primeiras vilas e cidades. Atendimento das necessidades, melhoria da qualidade de vida.

1.2 A criação do ambiente cultural: o processo de urbanização Quanto maiores as aglomerações humanas, mais destrutivas eram do ponto de vista ambiental. Inicio de extinções de espécies animais. Concentrações urbanas = Destruição do ambiente natural. Jardins Babilônia, Civilização Maia, etc... Grandes epidemias trazidas por animais que passaram a viver no ambiente humano.

1.3. Industrialização e meio ambiente Revolução Industrial = grande transformação na capacidade produtiva humana (séc XVIII) Dominou o cenário durante os séculos XIX e XX, provocando profundas alterações no meio ambiente natural. Promoveu o crescimento econômico desordenado acompanhado de um processo em que se utilizavam grandes quantidades de energia e de recursos naturais, que acabaram por configurar um quadro de degradação contínua do meio ambiente. Problemas ambientais oriundos da industrialização: Consumo excessivo de recursos naturais (renováveis e não renováveis) Contaminação do ar, do solo, das águas Desflorestamento, Etc.

1.3. Industrialização e meio ambiente URBANIZAÇÃO um dos mais importantes subprodutos da Revolução Industrial. “Por volta de 1850, havia mais cidadãos britânicos morando em cidades do que no campo, e quase um terço da população total vivia em cidades com mais de 50.000 habitantes. Essas cidades eram cobertas de fumaça e impregnadas de imundície, e os serviços públicos básicos – abastecimento de água, esgotos sanitários, espaços abertos, etc. – não acompanhavam a migração maciça de pessoas, produzindo assim, sobretudo depois de 1830, epidemias de cólera, febre tifóide e o pagamento assustador de tributo constante aos dois grandes grupos de assassinos urbanos do século XIX – a poluição do ar e das águas, ou doenças respiratórias e intestinais.” DIAS, 2011, p. 6 Uma em cada duas crianças nascidas nas cidades morriam antes de completar dois anos...

1.3. Industrialização e meio ambiente Inglês Thomas Robert Malthus publicou o Ensaio sobre a população: como afeta o futuro progresso da humanidade (1978) Sistematizava um conjunto de preocupações sobre os problemas decorrentes do aumento populacional e para a possibilidade de esgotamento dos recursos naturais e seus reflexos no crescimento econômico. Destaque: crescimento populacional. “ o poder da população é infinitamente maior que o da Terra para produzir a subsistência do homem.”

1.3. Industrialização e meio ambiente Sem dúvida, os novos mecanismos e formas de produção, acrescidos da exploração intensiva trazidos pela Revolução Industrial, generalizaram-se e se espalharam de forma DESCONTROLADA, sem prever as CONSEQUENCIAS para o MEIO AMBIENTE. A exploração industrial do meio ambiente manteve-se sem contestação durante todo o séc XIX e maior parte do séc XX. A visão equivocada de que os recursos naturais eram ilimitados e estavam a disposição do Homem somente passou a ser questionada e refletida na década dos anos 70.

1.3. Industrialização e meio ambiente Embora o início do desenvolvimento industrial tenha quase três séculos, é somente nas duas últimas décadas do século XX que o volume físico da produção industrial no mundo cresceu espetacularmente, considerando-se que na segunda metade do século XX foram empregados mais recursos naturais na produção de bens que em toda a história anterior da humanidade.

1.4 A contaminação industrial Um dos problemas mais visíveis causados pela industrialização é a destinação dos resíduos de qualquer tipo (sólido, líquido ou gasoso) que sobram do processo produtivo, e afetam o ambiente natural e a saúde humana. Ao longo do séc. XX, foram grandes os acidentes industriais e a contaminação gerada que acabaram chamando a atenção da opinião pública para a gravidade do problema.

Principais acidentes ambientais no século XX No ano de 2010, dois acidentes ambientais de grandes proporções atraíram a atenção da mídia internacional: o vazamento de petróleo na plataforma da Britsh Petroleum nos EUA e a Lama tóxica na Hungria.