Maria Helena Nazaré Presidente EUA, Reitora 2002-2010, Universidade de Aveiro Portugal.

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Transcrição da apresentação:

Maria Helena Nazaré Presidente EUA, Reitora , Universidade de Aveiro Portugal

 EUA  Como nos vemos: O que se esquece!  Como nos vêm: Organização Pan Europeia  Género; Alguns dados.

 Organização não governamental. ◦ 34 Conferências de Reitores ◦ 850 universidades em 47 países ◦ 17 Milhões de estudantes

I.forum para debate e aprendizagem mútua (conferencias e seminários, projectos e serviços especificos) II.Produção de evidência empírica sobre a universidade, destinada a informar o desenho de políticas públicas

 Educacão de cidadãos, formação de investigadores / profissionais / inovadores / empreendedores, ie Capital Humano altamente qualificado de que a Europa necessita para reforçar a sua competitividade.  Capacidade para promover a necessária interdisciplinaridade. Requesito essencial para abordar através da investigação os grandes desafios do século XXI.

 Existimos fisicamente (ainda!) em cidades e regiões assim deve assumir-se a obrigação de fazer a diferença no desenvolvimento social e económico da região. Ser-se ponto focal para o diálogo e troca de saberes com a sociedade.  Uma abordagem de partenariado (Industria, Universidades nacional e internacional) é a chave do sucesso na investigação. Não existe  Contribuir para o entendimento público da ciência. Não existe igualdade de género na universidade portuguesa

 Compromisso para a promoção dos objectivos da ERA junto dos membros e relatar os progressos.  Memorando de Entendimento assinado 17 July EARTO, EUA, LERU, NORDFORSK – e ainda uma Declaração conjunta (incluindo também Science Europe)

1. Educação doutoral, carreiras de investigação e mobilidade e gender strategies 2. Colaboração universidade industria e transferência de conhecimento 3. Estratégias de investigaação e inovação para a especialização inteligente e cooperação trans fronteiriça. 4. Open access para publicação e dados 5. MoU extendido em 2014/2015

 Council for Doctoral Education (CDE) Iniciado em 2008, tem >150 universidades  Constitui um forum para o desenvolvimento de programas doctorais e escolas (cf. Council of Graduate Schools, USA)  Promove troca de experiências e mobilidade  Promove a formação de clusters de colaboração através de escolas doutorais europeias.

OA transition must not increase costs – integration into grants University self-archiving The issue of data EUA monitoring national developments and in dialogue publisher groups

Emergence of complex research issues requiring use of large “personal” datasets Data Regulation must preserve access for scientific research

 EUA – 834 members, 713 individual universities  EUA members and contacts are stored in a central database ◦ 7921 individual entries for university staff ◦ total entries – including (ideally) everyone that EUA is and has been in contact with ◦ Updated on a regular basis  The following data is based on the 4254 individual entries ◦ ’executive head’ (VC, Rector, President), ◦ ’vice rector/vice president’ ◦ ’head of communications/international office/research/quality assurance’ – head of administration

 Universities are very male dominated institutions, however...  Compared to the small pool of eligible persons (grade A researchers) ◦ Female rectors are slightly underrepresented, considering that they are taken from the more senior Grade A researchers, where there are even fewer women ◦ The number of female vice rectors correspond to the number of eligible female staff ◦ When the management position does not require the status of Grade A researcher, there is gender equality

 Universities are very male dominated institutions, however...  The bottleneck for female leaders seem to be getting the full professorship, rather than the management position

 Informação adicional  Contribuições: Lidia Borrel- Damien, Thomas Jorgenson.