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Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.

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1 Vahan Agopyan 09/11/2011

2 PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting – European University Association – Council for Doctoral Education, de 9 a 13 de abril, em Aarhus, Dinamarca; o Fifth Annual Strategic Leaders Global Summit do Council of Graduate Schools, de 26 a 28 de setembro, em Hong Kong; o A Pós-Graduação Construindo o Futuro, de 7, 9 a 11 de outubro, nos campi da USP

3 UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL Padrão de qualidade – excelência internacional (corpo docente, infraestrutura de pesquisa e metodologia de ensino e formação) Reconhecimento dos pares Reconhecimento da sociedade Desempenho destacado dos seus egressos

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5 Preocupação das universidades de classe mundial (Fifth Annual Strategic Leaders Global Summit, September 26-28, Hong Kong)

6 UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL: DESEMPENHO DOS EGRESSOS: Conhecimento + comunicação + capacidade de supervisão

7 ALGUMAS CONSTATAÇÕES:  China – Doutorado Profissional  EUA – Sistema Profissional predominante em algumas universidades  Alemanha – aluno de Doutorado é considerado pesquisador, às vezes contratado como funcionário (ou docente no caso da Dinamarca)  França – aluno desenvolve um Projeto Individual de Carreira  Coreia do Sul – títulos customizados pela necessidade dos setores produtivos  Canada – apoio exclusivo para a pesquisa (sem Bolsa direta)

8 ALGUNS COMENTÁRIOS:  Não há disputa entre formação acadêmica e profissional  Diversidade da formação é crucial para o sucesso  Doutor é gestor (de projeto, de equipe)  Orientadores devem ser preparados/treinados com critérios rigorosos para atuarem na Pós-Graduação  Necessário dar aos estudantes a oportunidade de ensinar, se desejam seguir carreira docente

9 ALGUNS COMENTÁRIOS (b):  Criação de espaço para diálogo com a sociedade  Globalização oferece oportunidades para os graduados competentes  Estágio profissional de Pós é oportunidade para melhorar relacionamento com a sociedade  Sistema de orientação deverá contemplar mais de um orientador por estudante  Internacionalização, interdisciplinaridade, interação

10 ALGUNS PRINCÍPIOS RECOMENDADOS (conclusões do Global Summit): Trabalho conjunto para o reconhecimento da PG como base para o desenvolvimento e atendimento de necessidades da sociedade Além da excelência da pesquisa, doutorando tem que ser reforçado com outras habilidades Doutorandos têm que estar cientes e preparados para diversidade de carreiras profissionais Estudante tem que trilhar carreira que prefira

11 ALGUNS PRINCÍPIOS RECOMENDADOS (conclusões do Global Summit): PG deve preparar alunos para diversas carreiras Orientadores treinados para a sua atividade Instituições devem preparar alunos e docentes para responder às mudanças na pesquisa global e nas carreiras profissionais Instituições e docentes devem compreender habilidades necessárias para participar e contribuir na comunidade global de pesquisa

12 CONCLUSÃO:

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14 PROPOSTA INICIAL: ATRAVÉS DE: Internacionalização Auto avaliação Apoio aos Programas

15 AÇÕES SUGERIDAS:  Criação de etapas de avaliação do aluno o Ingresso, Qualificação, Análise do texto final, Defesa  Responsabilidades das comissões julgadoras o Em todas as etapas de avaliação do aluno  Interação com os setores externos à Universidade o Mestrado profissional e convênios  Acompanhamento dos egressos

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17 A – EXAME DE INGRESSO UNIVERSAL: Exames em línguas estrangeiras, feitas à distância, Disciplinas em línguas estrangeiras

18 B – FORMAÇÃO DE LÍDERES: Disciplina(s) obrigatória(s) de comunicação e gestão, Disciplinas que incentivem o aluno a discutir e defender as suas idéias

19 C – TREINAMENTO DOCENTE: (alunos com vocação acadêmica) Aperfeiçoamento do Programa PAE Atuação como co-orientador de Ics Estágios docentes em outras IES ou no ensino médio

20 D – ESTIMULAR CO-ORIENTAÇÃO Co-orientador com formação distinta do orientador principal e até não acadêmico para os mestrados profissionais; Envolver intensamente também os Pós-Docs

21 E – TREINAMENTO DOS ORIENTADORES Credenciamento levando em conta: produção científica, capacidade de liderança e experiência em formação de pesquisadores Treinamento dos jovens doutores contratados pela Universidade

22 Simplificação dos trâmites burocráticos; Incentivo aos docentes orientadores Oportunidades para o treinamento dos alunos


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