Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietro Cavaco Alterado mais de 9 anos atrás
1
Vahan Agopyan 09/11/2011
2
PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES: Reuniões com membros das CPGs e Diretores Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting – European University Association – Council for Doctoral Education, de 9 a 13 de abril, em Aarhus, Dinamarca; o Fifth Annual Strategic Leaders Global Summit do Council of Graduate Schools, de 26 a 28 de setembro, em Hong Kong; o A Pós-Graduação Construindo o Futuro, de 7, 9 a 11 de outubro, nos campi da USP
3
UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL Padrão de qualidade – excelência internacional (corpo docente, infraestrutura de pesquisa e metodologia de ensino e formação) Reconhecimento dos pares Reconhecimento da sociedade Desempenho destacado dos seus egressos
5
Preocupação das universidades de classe mundial (Fifth Annual Strategic Leaders Global Summit, September 26-28, Hong Kong)
6
UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL: DESEMPENHO DOS EGRESSOS: Conhecimento + comunicação + capacidade de supervisão
7
ALGUMAS CONSTATAÇÕES: China – Doutorado Profissional EUA – Sistema Profissional predominante em algumas universidades Alemanha – aluno de Doutorado é considerado pesquisador, às vezes contratado como funcionário (ou docente no caso da Dinamarca) França – aluno desenvolve um Projeto Individual de Carreira Coreia do Sul – títulos customizados pela necessidade dos setores produtivos Canada – apoio exclusivo para a pesquisa (sem Bolsa direta)
8
ALGUNS COMENTÁRIOS: Não há disputa entre formação acadêmica e profissional Diversidade da formação é crucial para o sucesso Doutor é gestor (de projeto, de equipe) Orientadores devem ser preparados/treinados com critérios rigorosos para atuarem na Pós-Graduação Necessário dar aos estudantes a oportunidade de ensinar, se desejam seguir carreira docente
9
ALGUNS COMENTÁRIOS (b): Criação de espaço para diálogo com a sociedade Globalização oferece oportunidades para os graduados competentes Estágio profissional de Pós é oportunidade para melhorar relacionamento com a sociedade Sistema de orientação deverá contemplar mais de um orientador por estudante Internacionalização, interdisciplinaridade, interação
10
ALGUNS PRINCÍPIOS RECOMENDADOS (conclusões do Global Summit): Trabalho conjunto para o reconhecimento da PG como base para o desenvolvimento e atendimento de necessidades da sociedade Além da excelência da pesquisa, doutorando tem que ser reforçado com outras habilidades Doutorandos têm que estar cientes e preparados para diversidade de carreiras profissionais Estudante tem que trilhar carreira que prefira
11
ALGUNS PRINCÍPIOS RECOMENDADOS (conclusões do Global Summit): PG deve preparar alunos para diversas carreiras Orientadores treinados para a sua atividade Instituições devem preparar alunos e docentes para responder às mudanças na pesquisa global e nas carreiras profissionais Instituições e docentes devem compreender habilidades necessárias para participar e contribuir na comunidade global de pesquisa
12
CONCLUSÃO:
14
PROPOSTA INICIAL: ATRAVÉS DE: Internacionalização Auto avaliação Apoio aos Programas
15
AÇÕES SUGERIDAS: Criação de etapas de avaliação do aluno o Ingresso, Qualificação, Análise do texto final, Defesa Responsabilidades das comissões julgadoras o Em todas as etapas de avaliação do aluno Interação com os setores externos à Universidade o Mestrado profissional e convênios Acompanhamento dos egressos
17
A – EXAME DE INGRESSO UNIVERSAL: Exames em línguas estrangeiras, feitas à distância, Disciplinas em línguas estrangeiras
18
B – FORMAÇÃO DE LÍDERES: Disciplina(s) obrigatória(s) de comunicação e gestão, Disciplinas que incentivem o aluno a discutir e defender as suas idéias
19
C – TREINAMENTO DOCENTE: (alunos com vocação acadêmica) Aperfeiçoamento do Programa PAE Atuação como co-orientador de Ics Estágios docentes em outras IES ou no ensino médio
20
D – ESTIMULAR CO-ORIENTAÇÃO Co-orientador com formação distinta do orientador principal e até não acadêmico para os mestrados profissionais; Envolver intensamente também os Pós-Docs
21
E – TREINAMENTO DOS ORIENTADORES Credenciamento levando em conta: produção científica, capacidade de liderança e experiência em formação de pesquisadores Treinamento dos jovens doutores contratados pela Universidade
22
Simplificação dos trâmites burocráticos; Incentivo aos docentes orientadores Oportunidades para o treinamento dos alunos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.