A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009

2 Alguns Elementos Necessidade de formação docente Níveis de formação propostos Seleção diferenciada Caracterização da formação Quantificação da formação Estratégia de oferta para a graduação Estratégia de oferta para a formação continuada Acompanhamento da execução do Plano

3 Funções docentes exercidas sem qualificação adequada

4 Número de Docentes sem graduação adequada URE Professores sem Formação Superior Professores com Licenciatura mas não na disciplina em que atua Professores com Nível Superior mas sem Licenciatura Total39.10120.4303.313

5 Níveis de formação propostos Inicial: Graduação Continuada: Especialização, Mestrado e Doutorado

6 Seleção diferenciada Para a Graduação Para a Graduação: Redação e múltipla escolha da disciplina em que pretende se habilitar. Pré-Inscrição Pré-Inscrição Processo interinstitucional Processo interinstitucional Para todos os níveis da pós-graduação Para todos os níveis da pós-graduação: considerar a experiência docente em desenvolvimento de projetos educacionais.

7 Objetivo geral Ofertar licenciaturas em nível de graduação, considerando as peculiaridades dos sujeitos a serem formados, propiciar especializações e incentivar docentes para ingressar em programas de mestrado e doutorado em todo o estado do Pará, nas redes estadual e municipal de ensino.

8 metas Oferecer cursos de licenciatura para adequar as funções docentes de pelo menos 60% dos 62.844 docentes que atualmente desempenham suas funções sem a formação inicial adequada, seja por formação inicial, segunda licenciatura ou formação pedagógica num prazo máximo de 8 anos. Estimular as IES públicas do Pará, em conjunto ou isoladamente, a propor cursos de graduação em modalidade mista (presencial e a distância) durante o ano de 2009, para todas as áreas de atuação da Educação Básica. Oferecer pelo menos 3 turmas de especialização por URE a cada ano, durante seis anos, de acordo com as necessidades e prioridades de cada URE.

9 metas Promover cursos para orientação de 100% dos docentes que irão atuar nos cursos de graduação. Produzir materiais didáticos tais como livros, softwares temáticos, Cd ROM, fascículos, documentários e blogs educativos entre outros, de modo a subsidiar os cursos a serem realizados e oferecidos a professores da Rede de Ensino Público do Estado do Pará. Realizar pelo menos um encontro anual, a partir de 2010, para troca de experiências pedagógicas entre docentes e técnicos, congregando URE, com publicação de artigos selecionados. Realizar eventos anuais de avaliação da execução de 100% dos cursos ofertados.

10 Estratégia de oferta para a graduação Modalidade: Mista Distribuição geográfica: Polos de URE Espaços de trocas de experiências Preparação dos docentes e tutores: informações sobre o Plano de Formação e a estrutura dos cursos.

11 Estratégia de oferta para a formação continuada Especialização: Temas específicos propostos no Plano ou sugeridos posteriormente pelas secretarias ou pelos docentes nos espaços para troca de experiências. Mestrado e Doutorado: livres OBS: As Monografias e Dissertações devem, quando possível, abordar temas do contexto escolar vivenciado pelos formandos.

12 Acompanhamento da execução do Plano IES envolvidas Comitê Interinstitucional de Acompanhamento Acadêmico e Financeiro

13 Outras Estratégias Plano de cargos e salários Edital para IES públicas ofertarem formação em conformidade com as propostas do Plano Convênio com outras IES do Brasil que possuem estrutura para formação de docentes da rede oficial


Carregar ppt "Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google